Análise da concorrência: 5 formas de ser um assessor estratégico

A análise da concorrência é estratégia essencial na assessoria de imprensa. Afinal, esse processo permite que você compare as forças e as fraquezas de seu cliente com as outras empresas do nicho de mercado, além de ajudar na obtenção de insights para ações e reestruturações de marca.

A grande questão que preocupa muitos assessores é “como fazer análise da concorrência de forma estratégica, garantindo bons resultados para meu cliente?”. A resposta para isso está nas possibilidades que o meio digital traz para o serviço de assessoria de imprensa.

5 formas de fazer análise da concorrência no meio digital

Pensamos no cenário de monitoramento das ações da concorrência e selecionamos 5 dicas que vão mudar a sua forma de olhar para a assessoria de imprensa.

Muitas das nossas dicas fazem parte das estratégias de inteligência competitiva, ferramenta essencial para que empresas consigam se destacar em um mercado cheio de possibilidades como o digital.

Aliás, a gente tem um e-book sobre esse tema, sabia? O material une inteligência de mercado com o clipping, ferramenta essencial para monitorar a imagem do cliente assessorado na imprensa.

Então, una o material sobre inteligência de mercado com nossas dicas sobre análise da concorrência. Você vai ver que o negócio de seu cliente só tem a ganhar com isso.

1. Trace uma boa estratégia de clipping

O primeiro passo para fazer uma análise da concorrência estratégica é valorizar o clipping de notícias. Sim, essa ferramenta tão conhecida por assessores de imprensa pode ir além de matérias que mencionam o cliente.

O clipping de notícias é uma ferramenta poderosa para acompanhar os movimentos que a concorrência faz. Se você investe tempo para pensar em releases para seu cliente, por que o assessor da outra empresa não faria?

É importante compreender isso. Então, utilize o monitoramento de notícias para analisar as estratégias que a concorrência investe. Também como observe a maneira como a imprensa aborda as outras marcas do nicho de mercado e os porta-vozes que estão em evidência.

Mas como fazer isso no meio digital? Afinal, temos muitos conteúdos disponíveis nos mecanismos de busca.

A nossa sugestão é que você utilize um software profissional de monitoramento de notícias. O NewsStream, da Knewin, é uma ótima plataforma para otimizar e automatizar esse processo.

A partir da busca de palavras-chave estratégicas (como o nome da empresa concorrente), você consegue ter acesso a todos os conteúdos relevantes para traçar um bom planejamento para seu cliente.

A ferramenta ainda permite o uso de filtros, com a possibilidade de pesquisa por veículos de notícia. Uma ótima maneira de ver em quais canais a concorrência se destaca mais.

Além dessa opção, você ainda consegue solicitar o disparo de alertas quando conteúdos relacionados à palavra-chave são indexados, bem como consegue filtrar por data de publicação, sem interferência das estratégias de SEO.

2. Analise as mídias sociais da concorrência

A segunda dica sobre análise da concorrência que selecionamos para este post tem a ver com as redes sociais. Os canais de comunicação digital são ótimas ferramentas para aprimorar a visibilidade das marcas.

A partir da produção de conteúdo, que tem o objetivo de gerar engajamento, as marcas conquistam um espaço no dia a dia dos consumidores.

Se você faz isso para seu cliente, outro assessor de imprensa (ou algum profissional de agência de comunicação) também faz. Então, inclua a estratégia no seu planejamento para ficar de olho nas outras marcas.

Monitore os conteúdos publicados pela concorrência, o engajamento, a frequência de publicação, a linguagem utilizada pela marca no meio digital, a identidade visual, os comentários dos seguidores, assista aos stories do Instagram, veja se a marca utiliza o LinkedIn, entre outras coisas.

Para facilitar esse monitoramento de conteúdos nas redes sociais, saiba que você pode utilizar uma ferramenta que otimize esse processo.

Plataformas desenvolvidas para facilitar essa tarefa são ótimas escolhas para não comprometer outras estratégias de assessoria. Além disso, ajudam a evitar furos no monitoramento da concorrência.

O zMonitor, da Zubit, é uma ótima escolha para monitorar a concorrência no meio digital. A partir da pesquisa de termos estratégicos, você consegue acompanhar de perto (e de forma rápida) as ações das outras marcas nas redes sociais.

A ajuda de um software profissional de monitoramento de redes sociais te ajuda a manter uma estratégia assertiva, a fim de garantir melhores resultados para seu cliente de assessoria de imprensa.

3. Observe o site da concorrência

O terceiro ponto que você de lembrar ao observar a concorrência de seu cliente tem a ver com o site da marca.

Sites são canais diretos de comunicação com o público de interesse. Neles, podemos investir em conteúdo de qualidade, em explicação sobre a marca, em identidade visual e, muito importante, em SEO.

Estratégias de SEO são essenciais para garantir a visibilidade das marcas no meio digital. Se você não pensava nisso para o site de seu cliente, é hora de mudar esse cenário.

Observar como o site da concorrência está posicionado nos mecanismos de busca a partir de palavras-chave estratégicas (que têm relação com o nicho de atuação), é importante.

Para analisar esses aspectos, você pode contar com a ajuda de ferramentas como SEMrush, Similarweb ou Mozbar. Todas elas vão te ajudar a mensurar como está o SEO no site da concorrência (e no canal de seu cliente também).

4. Leia as avaliações dos consumidores

O quarto ponto que vai deixar a análise da concorrência mais estratégica é lembrar que o consumidor é produtor de informação no meio digital. Nas redes sociais, por exemplo, é possível avaliar os estabelecimentos. E as marcas não podem apagar as avaliações. Use isso a seu favor.

Quando for monitorar a concorrência do cliente no meio digital, trace uma estratégia para a leitura das avaliações feitas pelos usuários. Elas vão te dizer como o público enxerga a marca. Além disso, e vão te ajudar a identificar oportunidades para a empresa de seu cliente.

Estratégias que envolvem ferramentas de social listening ajudam a compreender melhor o cenário de atuação das marcas, proporcionando competitividade e chances de melhorar o serviço oferecido aos clientes.

Quem sabe você não encontra, nas avaliações, uma fraqueza da concorrência que seu cliente consegue suprir? Essa é uma ótima oportunidade para potencializar o alcance de atuação do assessorado no meio digital.

5. Vá além das métricas de vaidade

A quinta dica que selecionamos para este post tem a ver com métricas. Mensurar resultados é importante para comprovarmos a eficácia de nosso trabalho com assessoria de imprensa.

No entanto, quando falamos de métricas na assessoria de imprensa, o que as pessoas costumam se vangloriar é de quantas curtidas têm na fanpage ou de quantas visualizações têm no Youtube, por exemplo.

Se você faz parte desse público, queremos que você repense essa atitude. Esses dados são chamados de métricas de vaidade, que apenas ajudam a inflar o ego e nem sempre representam o real cenário das marcas.

Então, quando for analisar a concorrência de seu cliente, tente deixar de lado quantos seguidores a marca tem. Se preocupe com informações que realmente traduzam o trabalho com comunicação externa.

Observe o engajamento e a frequência de publicação da concorrência. Esses são pontos importantes.

Afinal, as curtidas, com um impulsionamento pago, você consegue potencializar. No entanto, o engajamento é algo que necessita de criação de laço de confiança com o público.

Essa também é uma ótima dica para gerenciar as redes sociais de seu cliente com um olhar mais voltado para criação de conteúdo de qualidade e que incentive o usuário a confiar na marca.

Conhece outras estratégias para acompanhar a concorrência? Conta pra gente nos comentários.