Alertas do google ou ferramenta de clipping: o que escolher?

Quando falamos sobre clipping de notícias, muitos assessores lembram dos alertas do Google para monitorar conteúdos sobre os clientes. Mas essa não é a alternativa mais eficaz para quem trabalha com reputação de marcas.

Um clipping eficaz exige olhar cuidadoso. Além disso, você precisa contar com as ferramentas certas. Tudo isso ajuda a construir uma assessoria de imprensa sólida, de resultados e sem furos desnecessários.

Por que os alertas do Google não são o suficiente para a assessoria de imprensa?

Quem faz clipping sabe que muita coisa mudou desde que o meio digital se tornou um dos pilares para a divulgação e para o consumo de informações. Notícias, entretenimento, visibilidade de marcas e influenciadores digitais fazem parte desse cenário.

Se antes tínhamos apenas os veículos tradicionais para monitorar, hoje já não é mais assim. Clipping sem olhar digital significa limitação de resultados para os clientes.

Mas a grande questão é que monitorar conteúdos no meio digital também não é tão fácil assim. Afinal, temos uma imensidão de conteúdos à nossa disposição.

O Google, um dos mecanismos de busca mais utilizados pelas pessoas, é uma forma de procurarmos conteúdo com rapidez.

Ele funciona como uma mão amiga para quem precisa fazer aquela pesquisa sobre algum assunto, ou se há alguma dúvida sobre algum tema (que pode até mesmo ser sobre um restaurante perto de você).

Uma das alternativas que o mecanismo de busca oferece aos usuários é a funcionalidade alertas do Google.

Essa funcionalidade permite que você configure alertas relacionados aos conteúdos que deseja seguir.

Se isso é bom para quem procura dicas sobre assuntos triviais, já não é tão efetivo para quem trabalha com assessoria de imprensa.

  • Alertas do Google e furos no clipping

O uso dos alertas do Google para a assessoria de imprensa pode parecer, em um primeiro momento, uma ótima alternativa. Afinal, é uma ferramenta gratuita e que facilita o clipping de notícias.

No entanto, assessores de imprensa estratégicos sabem que, quando falamos de reputação de marcas e de comprovação de resultados, o barato pode sair caro.

Os alertas do Google podem representar furos no clipping de notícias. Afinal, não são completamente assertivos e entregam conteúdos nem sempre relevantes para a assessoria.

Muitas vezes, esses alertas acabam comprometendo o trabalho do assessor, que sempre precisa verificar a efetividade dos conteúdos recebidos referentes aos termos pesquisados.

Se contar apenas com os alertas do Google representa comprometimento da rotina, o que fazer?

Manter a calma é uma boa resposta. Afinal, é possível, sim, garantir um clipping efetivo e que traduza o real valor da assessoria de imprensa. E a resposta está no software profissional para monitoramento de notícias.

Por que o software de clipping é mais efetivo do que os alertas do Google?

Quando uma agência de assessoria percebe que o clipping de notícias é um gargalo na rotina dos profissionais e que está cheio de furos, é comum aparecer a seguinte questão: como contornar esse cenário?

A resposta para isso é aceitar a ajuda de uma tecnologia desenvolvida para tal função. O Knewin Notícias é uma plataforma que otimiza e automatiza o monitoramento de mídias, evitando os furos dos alertas do Google.

No entanto, sabemos que muitas agências ainda “torcem o nariz” para plataformas profissionais, pois elas envolvem investimento financeiro.

E é pensando nisso que elaboramos este post. Queremos te mostrar que vale muito a pena investir em uma ferramenta desenvolvida para clipping.

Para isso, selecionamos 6 funcionalidades do Knewin Notícias que vão mudar o seu olhar em relação ao monitoramento de mídias. E isso vai te mostrar que os alertas do Google são bons, claro, mas não são tão efetivos para quem trabalha com comunicação digital.

1. Smart-Newsletter

A primeira funcionalidade do Knewin Notícias que vai te mostrar que clipping feito com os alertas do Google limita a atuação da assessoria de imprensa é a Smart-Newsletter.

Com envio diário, essa Newsletter inteligente entrega a lista de notícias mais recentes sobre seu cliente (ou sobre o termo que você pesquisou), a valoração das matérias e os gráficos com métricas qualitativas.

Além disso, a Smart-Newsletter pode ser disparada diretamente para o e-mail de seu cliente. Essa é uma ótima maneira de manter a harmonia no relacionamento com o assessorado.

Para aprimorar ainda mais a experiência dos assessores e dos clientes e te mostrar que os alertas do Google podem não ser tão eficientes para sua rotina, a Newsletter inteligente permite que você ou o assessorado acessem os conteúdos na íntegra. Isso otimiza ainda mais o seu trabalho.

2. Smart-Report

Para fazer dupla com a Smart-Newsletter, o Knewin Notícias também oferece aos usuários o Smart-Report.

Esse relatório inteligente, algo que os alertas do Google não proporcionam, permite que o assessor de imprensa tenha em mãos um documento com métricas qualitativas sobre o clipping.

Nisso, incluímos gráficos, nuvens de palavras mais usadas nas matérias, valoração, lista de notícias (com acesso para visualização do conteúdo), entre outras coisas.

Mas Blog AI, qual a diferença do Smart-report para a Smart-Newsletter do Knewin Notícias? Simples. O relatório inteligente permite que você faça buscas analíticas retroativas para seu cliente.

Ou seja, você consegue criar um relatório de clipping dos últimos seis meses, por exemplo. Isso é uma mão amiga para os assessores de imprensa, que precisam comprovar o valor do trabalho da comunicação externa.

Além disso, esse Smart-Report é uma boa alternativa para fazer gestão de crises ou análise dos períodos turbulentos. Entendeu por que falamos que uma assessoria de sucesso tem a ver com a escolha das ferramentas certas?

3. Visualização de notícias na íntegra

Como já falamos nos tópicos sobre Smart-Newsletter e Smart-Report, o Knewin Notícias oferece aos usuários a visualização dos conteúdos das matérias na íntegra (se possível) ou a imagem dos conteúdos (screenshots).

Por que isso é importante e um diferencial? Pelo simples motivo de que facilita a rotina da assessoria de imprensa, evita ruídos na comunicação do cliente e permite que você consiga estruturar relatórios de clipping visuais e completos.

Nós sabemos que muitos clientes desejam ler as matérias em que o negócio deles é mencionado. Aliás, isso também é importante para a assessoria de imprensa.Afinal, a leitura dos conteúdos permite que você tenha um olhar mais qualitativo sobre o clipping. E isso permite que você estruture uma análise de sentimento, a fim de evitar crises de imagem ou de gerenciar períodos turbulentos.

4. Diversos tipos de mídia em um só local

Outro ponto que diferencia o Knewin Notícias dos alertas do Google (e da pesquisa nos sistemas de busca) é a possibilidade de monitorar diversos tipos de conteúdos noticiosos em apenas um local.

Como assim, blog AI? O Knewin Notícias permite que você faça clipping de matérias impressas, televisivas, radiofônicas e digitais em apenas uma plataforma.

Pode respirar agora. A entrega de todos esses conteúdos em apenas um local evita que o clipping se torne um gargalo na rotina das agências de assessoria.

Além de tudo isso, representa economia. Lembra que muitas agências torcem o nariz quando se fala de plataforma profissional de clipping?

Quando percebem que estão gastando um tempo precioso e estão tendo prejuízos ao monitorar notícias de forma manual, começam a perceber que o barato, na assessoria digital, sai caro para a marca do cliente.

O Knewin Notícias está inserido no contexto digital, mas sem esquecer que veículos offline também são importantes para a manutenção da imagem dos assessorados.

Outro ponto interessante é que, diferente dos alertas do Google, você pode pesquisar conteúdos noticiosos com filtros específicos para clipping.

Tipo de veículo, nome de autor, região do jornal e data de publicação são alguns exemplos. Isso facilita a procura por conteúdos, aprimora o olhar sobre o clipping e ainda ajuda a identificar quais são os veículos mais estratégicos para o seu cliente.

Aliás, você sabia que o blog Assessor de Imprensa tem um e-book sobre segmentação de veículos jornalísticos? O clipping tem tudo a ver com esse processo. Para acessar o conteúdo, é só clicar aqui.

5. Alertas

O nosso quinto ponto tem tudo a ver com os alertas do Google. No entanto, a funcionalidade do mecanismo de busca acaba representando furos para a rotina da assessoria de imprensa.

No Knewin Notícias, você consegue configurar o envio de alertas sobre os termos de busca relacionados ao seu cliente.

Isso permite que você fique de olho no assessorado, nas empresas concorrentes e no nicho de atuação da marca do cliente. Olhar estratégico e macro é essencial para uma assessoria de imprensa de sucesso.

Os alertas facilitam a rotina do assessor de imprensa porque otimizam o clipping, deixam o profissional sempre informado e garantem um olhar assertivo para o planejamento de comunicação.

Além de tudo isso, os alertas representam otimização de tempo. Afinal, você não vai precisar entrar na plataforma a todos os momentos para verificar se saiu uma notícia nova sobre seu cliente.

O tempo que você perderia procurando conteúdos, ou fazendo isso de forma manual com o mecanismo de busca, pode ser investido em outras estratégias importantes da assessoria de imprensa digital.

6. Equipe de suporte

Por fim, a sexta funcionalidade do Knewin Notícias que diferencia a plataforma profissional dos alertas do Google é a possibilidade de contar com uma equipe de suporte disponível para te auxiliar.

A equipe do Knewin Notícias conta com profissionais capacitados para te ajudar a aproveitar todo o potencial da plataforma.

Além disso, também conta com uma equipe de engenheiros para solucionar possíveis dúvidas e acrescentar novas fontes de informação no sistema de busca.

Sim, algo importante do Knewin Notícias é a possibilidade de solicitar ajuda relacionada às fontes que você deseja monitorar. E isso é importante para profissionais que trabalham com assessorados de nicho.

Sabemos que assessorados de nicho exigem um olhar muito mais estratégico para o clipping de notícias. Afinal, alguns veículos segmentados são mais valiosos do que outras publicações. E esse é um diferencial do Knewin Notícias.

Se você ficou com vontade de conhecer o Knewin Notícias, por que não solicita um teste em nossa plataforma? É só clicar aqui. São 7 dias gratuitos para você aproveitar todo o potencial da nossa ferramenta. Isso vai te ajudar a perceber que é possível ir muito além dos alertas do Google.