Como a tecnologia ajuda sua agência a economizar com clipadoras

O clipping de notícias é um recurso estratégico e sua consulta deve (ou deveria) estar no cotidiano dos profissionais que desempenham papéis decisores como diretores, líderes, pessoas públicas ou assessores de imprensa. Isso porque mais do que medir exposição, repercussão e posicionamento de empresas e assessorados, o monitoramento de mídia pode ser usado para acompanhamento de mercado, concorrência ou auditoria de imagem, ajudando a realinhar ações de acordo com o momento atual do cliente ou da organização.

Mas, para que tudo isso seja feito com praticidade, rapidez e precisão, foi preciso contar com uma mãozinha da tecnologia que levou as clipadoras à modernização.

Por que você deveria usar clipadoras como vantagem competitiva

Anteriormente, comentamos aqui no blog sobre as principais diferenças entre o clipping manual e uma clipadora. Dois aspectos costumam ter grande peso ao comparar os formatos: orçamento e número de funcionários disponíveis. Para conseguir clipping de qualidade, é necessário disponibilizar muito tempo do expediente para pesquisa e confecção de relatórios. Por isso, uma plataforma clipadora oferece vantagens que superam o velho conhecido clipping manual:

  • Possibilita ampla cobertura de notícias abrangendo sites, portais de notícias, blogs, fóruns, diretórios de informação e, em alguns casos, veículos impressos que contam com versão digital;
  • Captura contínua e rápida das notícias a partir de poucos comandos e cliques;
  • O armazenamento de informações geralmente é realizado na nuvem, com dados sempre disponíveis para acesso;
  • Desenvolvimento de relatórios de entrega automatizados e personalizados.

E o custo dessa tecnologia?

Antes de fazer o orçamento de uma ferramenta para clipagem, pode passar pela sua cabeça que o valor deva ser exorbitante. Afinal, realizar tantas atividades de modo fácil e rápido devem encarecer esse tipo de sistema. A resposta aqui é: depende. Isso porque, assim como ocorre com outras tecnologias no mercado, há diversas ferramentas com diferentes escopos. Com certeza, você pode encontrar sistemas robustos e de alto custo, mas que nem sempre oferecem tudo o que sua empresa ou assessorados precisam.

Por isso, é fundamental avaliar as funcionalidades de cada clipadora de acordo com as necessidades da sua agência. Uma sugestão é optar por ferramentas que possibilitem pagar somente por aquilo que você pesquisar.