5 boas práticas de uma agência de comunicação assertiva

Ser um gestor de agência de comunicação pode ser um desafio se não soubermos como deixar a rotina mais otimizada e assertiva. Em muitos casos, alguns detalhes ajudam a manter a produtividade dos profissionais e proporcionam um relacionamento mais harmônico com o cliente.

Considerando esse cenário, elaboramos este post com 5 dicas que vão fazer a diferença na rotina da agência de comunicação.  

Mantenha a rotina da agência de comunicação assertiva com 5 dicas práticas

Utilize nossas dicas como aspectos norteadores para a gestão da agência de assessoria. No entanto, não esqueça que cada empresa tem sua dinâmica.

Então, adapte nossas 5 boas práticas para a realidade do seu dia a dia. Dessa forma, sua rotina como gestor de agência vai ficar mais harmônica. E a conquista de resultados vai ficar muito mais assertiva.

1. Escolha de ferramentas para otimização da rotina

Uma boa prática para qualquer agência de comunicação de sucesso é o investimento em ferramentas que proporcionam otimização da rotina.

Plataformas como o Trello, que funciona como um quadro de anotações de tarefa colaborativo, ajudam a manter o canal de comunicação dentro da agência sem ruídos. Dessa forma, todos os profissionais sabem quais são as demandas que precisam finalizar.

Outra ferramenta importante para uma empresa de comunicação é uma plataforma para automatização do clipping, como o NewsStream da Knewin. O monitoramento de notícias é estratégia essencial na assessoria de imprensa.

O grande problema é que temos diversas fontes de conteúdo para monitorar. Se fizermos isso de forma manual, as chances de furo são significativas.

O mesmo ocorre com a gestão e o monitoramento de mídias sociais. É importante contar com a ajuda de uma ferramenta para otimizar esse processo, como o zMonitor da Zubit. A plataforma facilita o acompanhamento de menções feitas ao cliente nos diversos canais de redes sociais.

2. Definição de prazos

A segunda boa prática para agências de comunicação é a definição de prazos. Esse passo é importante para manter a organização em dia e evitar estresse com deadlines terminando.

A melhor forma de evitar ruídos, falhas e furos nas estratégias de assessoria é estruturar um cronograma realizável. Além disso, é importante garantir que os colaboradores da agência estejam cientes dos prazos.

A definição de um cronograma pode ser feita em uma planilha no Google Drive (que é compartilhável), no Trello que mencionamos anteriormente, com lembretes no Google Agenda ou até mesmo com um planner físico.

3. Canal de comunicação aberto com o cliente

O terceiro ponto que qualquer gestor de agência de comunicação precisa lembrar tem a ver com o diálogo com o cliente. Sim, sabemos que essa relação é permeada por particularidades e, na maioria dos casos, é desafiadora.

No entanto, é imprescindível manter o canal de comunicação aberto com o assessorado. Ele até pode ser leigo quando se fala de assessoria de imprensa, mas conhece o próprio negócio de forma plena.

Aprenda a ouvir, compartilhe ideias, debata sobre estratégias e sempre o deixe ciente dos prazos e ações estruturados para a marca assessorada.

Você vai ver que o canal de comunicação aberto vai transformar o relacionamento entre agência e cliente, deixando-o muito mais harmônico.

4. Olhar renovado para a área da comunicação

A quarta boa prática de uma agência de assessoria é entender que a realidade da profissão, agora, é outra. Não adianta ignorarmos esse fato. Isso só vai prejudicar os resultados dos clientes.

As produções de releases, antes formas exclusivas de divulgar a imagem de uma empresa, deixaram o posto de único pilar da assessoria de imprensa. Hoje existem muitas oportunidades para garantir a visibilidade do assessorado no meio digital.

Produção de conteúdo para blogs, gestão de mídias sociais, parceria com influenciadores digitais, elaboração de vídeos para divulgar a imagem do assessorado e outras estratégias ajudam a garantir que a imagem do cliente seja veiculada no meio digital.

A melhor forma de entregar resultados assertivos para o assessorado é renovar o olhar sobre o cenário da comunicação digital.

Além disso, compreenda um fato essencial: o cenário digital está em constante mudança. A todo momento, novas plataformas surgem, novas estratégias são descobertas e os algoritmos são atualizados. Portanto, sempre fique de olho em notícias, blogs, podcasts e demais fontes de conhecimento.

5. Mensuração de resultados

Por fim, a quinta boa prática de uma agência de assessoria é a mensuração de resultados. Esse passo, em muitos casos, é deixado de lado pelos profissionais.

Até pouco tempo, mensurar resultados na assessoria era um processo complicado. Hoje, com métricas qualitativas e informações do meio digital, é uma tarefa menos complexa.

Muitos profissionais também deixam esse passo de lado porque mensurar resultados é trabalhoso. Não vamos negar isso. É preciso mergulhar em dados, criar gráficos e planilhas e analisar (de forma minuciosa) as informações.

No entanto, a mensuração de resultados ajuda a comprovar o valor da assessoria de imprensa e garante uma relação mais harmônica com o cliente.

Você conhece outras boas práticas de agências de comunicação? Compartilhe com a gente nos comentários.