a assessoria de imprensa

Um espaço para falar sobre assessoria de imprensa sem barreiras

Os conteúdos voltados para a assessoria de imprensa disponíveis atualmente no Brasil são limitados.

Muito se discute sobre a ética do assessor de imprensa, suas diferenças e semelhanças com o jornalista, mas há pouca informação sobre a rotina do profissional e das agências de comunicação.

A assessoria de imprensa, quase uma intermediação entre o cliente e a imprensa ou o público direto, vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas.

Os gestores já sabem da importância da comunicação para divulgação da sua marca e como fonte especializada na imprensa, com voz na mídia.  

As agências de comunicação conseguiram crescer depois da abertura de mercado e das privatizações, a partir da década de 1990, quando mais empresas se consolidaram no país. Baseadas, ainda, em um modelo estado-unidense de relações públicas, a assessoria de imprensa sofreu uma diferenciação quando incorporada no Brasil. Os assessores eram, geralmente, jornalistas – fato que se mantém até hoje.

As agências conseguiram firmar seu espaço, cresceram, empregaram muitos jornalistas que não têm mais espaço nas redações dos jornais e outros apaixonados pela comunicação estratégica e profissionais das mais variadas especialidades: publicidade e propaganda, design, administração. Mas só quem é assessor ou faz parte de uma agência de comunicação sabe da dificuldade atual de emplacar os clientes na mídia. As redações encolheram, os poucos jornalistas empregados têm muito trabalho e muita informação. Como fazer, então, para fortalecer a imagem da empresa, produto, marca ou instituição por meio de um contato com a mídia e o público em geral?

 

O Blog e a assessoria de imprensa


O
Blog do Assessor de Imprensa busca discutir a profissão, a rotina do assessor e do gestor, a construção de releases, divulgação do cliente e, claro, o monitoramento de informação – o “calcanhar de Aquiles” da assessoria de imprensa. Queremos contribuir com dicas, informações, novidades e debates que possam facilitar e até tirar o assessor de imprensa de sua zona de conforto. Afinal, se tem uma coisa que o profissional ligado à comunicação não pode deixar de fazer é procurar sempre saber mais!

Venha contribuir com o blog e acompanhe as nossas postagens! Participe, sugerindo novos assuntos e comentando os posts sobre assessoria de imprensa.

Seja bem-vindo!

E para se aprofundar mais no atual universo da comunicação, faça o download do nosso e-book Assessoria de imprensa digital: 12 coisas que todo comunicador precisa conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *