exemplos de storytelling

Descubra 9 exemplos de storytelling para assessoria de imprensa

Contação de histórias é uma estratégia poderosa para a assessoria de imprensa. No entanto, ainda é muito pouco explorada pelos profissionais. Nós já falamos sobre essa tática aqui no blog, mas agora vamos trazer exemplos de storytelling para você se inspirar e melhorar os resultados para seu cliente.

9 exemplos de storytelling para potencializar a assessoria

Para este artigo, selecionamos 9 exemplos de storytelling para te mostrar que a contação de histórias é uma estratégia possível de ser realizada pela assessoria de imprensa.

Se você caiu de paraquedas no nosso post e não tem noção do que seja storytelling, pare um instante e leia nosso artigo “Conheça 3 ferramentas para storytelling e melhore o engajamento do público”.  

Além disso, sugerimos que você assista ao vídeo abaixo de Rodolfo Ravaneda, do site Empreendedor Cibernético, sobre storytelling .

E quem sabe depois de ver todas as histórias que selecionamos, você também decida investir nessa estratégia. Os resultados para o cliente podem melhorar – e muito – ao colocar o storytelling em prática. Confira e se inspire!

1. We can do IT

Em um vídeo de 60 segundos, a Universidade de Phoenixs consegue inovar com um storytelling que cativa muito mais do que uma simples campanha de jovens entrando no universo acadêmico.

A minianimação conta a história de uma mãe solo, que enfrenta desafios para cuidar da família e da casa sozinha. Ao longo do enredo, ela encontra inspiração para iniciar os estudos na área de Tecnologia da Informação.

Além de investir em uma tema importante (mães solo) com empatia, o storytelling da Universidade de Phoenix incentiva as mulheres a iniciarem carreiras acadêmicas em um nicho que antes era preenchido praticamente pelo público masculino.

O mais interessante é que a Universidade se pronunciou nos comentários do Youtube e enfatizou que o vídeo é baseado em uma história real. Para conferir o resultado, clique aqui.

2. Draw my life – Ada Lovelace

Draw my life é um projeto de storytelling da Your Life, uma campanha governamental do Reino Unido para incentivar o ensino e o aprendizado das habilidades em matemática e em física na região. Para atrair e engajar as pessoas, a escolha utilizada foi a contação de histórias.

Ao transformar a história de uma personalidade em um storytelling de animação, a campanha consegue criar laços de reconhecimento com as pessoas, entreter, engajar e dar visibilidade à causa.

Dos exemplos de storytelling que escolhemos, o Draw my life da Ada Lovelace merece reconhecimento. Afinal, o vídeo conta, em 4 minutos e meio, a vida da primeira programadora que a sociedade tem conhecimento.

De forma descontraída, as pessoas descobrem quem foi Ada Lovelace, sua importância e percebem quão necessário é aprender aspectos físico-matemáticos no ensino. Isso é capaz de engajar mais estudantes (principalmente meninas e mulheres) a terem o interesse pela área. Para conferir o vídeo, clique aqui.

3. Inside Chanel

A campanha Inside Chanel está nos nossos exemplos de storytelling por ser uma ótima fonte de inspiração para a assessoria de imprensa. A ideia de transformar a história de uma das mulheres mais icônicas do mundo da moda – e que representa revolução na sociedade – é uma boa maneira de perceber que essa estratégia é poderosa.

Através de 20 vídeos, que podem ser considerados pequenos filmes, a marca conta a história de diversos aspectos da vida de Coco Chanel – tudo em animação.

A estratégia consegue cativar, emocionar, criar laços de reconhecimento e, principalmente, humanizar a marca. Afinal, mostra que por trás da mulher icônica que conhecemos hoje, há um ser humano que enfrentou diversos obstáculos em uma época desafiadora.

Para assistir os vídeos, é só acessar a página da campanha. Lá, você vai encontrar os 20 filmes, que podem ser fonte de inspiração para seu dia a dia na assessoria de imprensa – ou em qualquer área da comunicação.

4. Lego

Provavelmente você lembra das horas que passou usando a imaginação para criar casas, carros, máquinas e tudo o que sua mente desejava com as pecinhas da LEGO, não é mesmo?

No entanto, você conhece a história das pessoas que proporcionaram esses momentos a você? No aniversário de 80 anos da marca, a empresa resolveu lançar o vídeo A história da LEGO para mostrar que por trás das pequenas peças, há uma vida de desafios e conquistas.

A partir de um vídeo de animação, a marca investiu no storytelling para humanizar as personalidades que fizeram o mundo de imaginações em brinquedo ser possível para pessoas de todas as idades até os dias de hoje. Confira o vídeo para ver o resultado.

5. Airbnb

Você conhece o Airbnb, não é? Essa marca revolucionou a forma como as pessoas se hospedam quando vão viajar para outra cidade ou país. Quem sabe você até já utilizou o serviço alguma vez quando foi passear na férias.

Mas você sabia que existe o projeto Airbnb stories? Sim, esse é um dos exemplos de storytelling do nosso artigo. A partir de histórias contadas por quem oferece a hospedagem ou por quem aluga um espaço, a empresa conseguiu um olhar humanizador e engajador para a campanha.

Você pode conferir e se inspirar com as histórias na página da campanha. É só clicar aqui. As narrativas (em texto, vídeo e imagens) são disponibilizadas apenas em inglês no momento.

6. Humans of

Humans of New York, of São Paulo, of Curitiba, of Seoul, of Bombaim… São diversas páginas relacionadas a esse tipo de projeto que tem o intuito de espalhar um olhar humanizado pelas ruas da cidade.

Através de entrevistas profundas sobre a vida desses indivíduos que, muitas vezes, passam despercebidos pelo nosso dia a dia (pela rotina corrida ou pelo fato de esquecermos das palavras empatia e alteridade), as cidades ganham um olhar sensibilizado.

Por trás de cada pessoa, há uma história de desafios e conquistas. Somos mais do que um indivíduo anônimo na multidão. Essa é a ideia central desses projetos. Você pode conferir o Humans of São Paulo, por exemplo, clicando aqui.

Se você está pensando “como posso inserir isso na rotina da assessoria?”, tente olhar com mais sensibilidade para a empresa de seu cliente. Ela é feita por pessoas que têm uma história e que vivenciaram diversos desafios. Transforme esses indivíduos em sujeitos de narrativas humanizadas.

7. Fire up

Barack Obama foi um dos presidentes americanos mais icônicos na história mundial. Em um de seus discursos, ele relembrou uma história que ocorreu em sua campanha em 2008. Essa narrativa ficou conhecida como “Fired up, ready to go!”.

E é nessa narrativa que entra mais um dos exemplos de storytelling do nosso artigo. 14 artistas se uniram e lançaram (em 2017) um vídeo de animação recontando a história de Obama.

O toque humanizador do vídeo consegue entreter, criar laços de reconhecimento com o público e engajar as pessoas. Para conferir o resultado do storytelling, clique aqui.

8. Dove

Na contramão de muitas marcas, a Dove se destacou no mundo virtual por incentivar a quebra de padrões de beleza. Talvez você já tenha visto este exemplo de storytelling que trazemos aqui, mas o projeto merece lugar de inspiração pelo olhar humanizador, sensibilizador e de incentivo ao amor-próprio feminino.

O projeto Retratos da real beleza é formado por um vídeo de storytelling que tem como narrativa central a forma como as mulheres lidam com o próprio corpo por causa dos padrões impostos de beleza. Se você ainda não conferiu o vídeo, é hora de clicar aqui para ver o resultado.

9. Projeto humanos

Com a premissa “histórias reais sobre pessoas reais”, o Projeto Humanos é um exemplo de storytelling em formato de áudio; ou melhor, podcast. Sim, é possível criar narrativas assim e causar sensibilidade e engajamento.

Em uma sociedade em que não lembramos da palavra alteridade (a noção do outro), o projeto curitibano trabalha com narrativas de pessoas que contam sobre momentos nostálgicos, obstáculos, conquistas e diversas outras situações impactantes do dia a dia.

Vale a pena conferir para se inspirar no processo de criação do storytelling para seu cliente. Quem sabe a contação de histórias em formato de áudio seja a melhor proposta para o seu planejamento de comunicação.

O storytelling é um exemplo de estratégia possível para a assessoria de imprensa digital. Para conhecer outras táticas, faça o download do nosso e-book Assessoria de imprensa digital: 12 coisas que todo comunicador precisa conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *