6 dicas para escrever textos de qualidade na assessoria digital

Escrever textos de qualidade nem sempre é uma tarefa fácil, sabemos disso. Ainda mais quando você precisa elaborar conteúdos todos os dias, como é o caso do profissional de assessoria de imprensa e de muitos comunicadores sociais.

Elaborar conteúdos para releases, para blogs ou até mesmo para mídias sociais pode se transformar em um pesadelo quando o bloqueio criativo aparece.

E esse monstro que mora embaixo da cama de todo comunicador social aparece nas horas mais improváveis – ou mais importantes da rotina.

Não vamos te iludir e dizer que é possível impedir o bloqueio criativo de desorganizar sua rotina. Afinal, mentes ficam cansadas, o assunto se esgota e o estresse aparece.

No entanto, é possível contar com a ajuda de algumas dicas para driblar obstáculos na hora de escrever textos e trazer a paz de volta à sua rotina.

6 dicas para escrever textos de qualidade na assessoria de imprensa

Quando falamos do processo de escrita na assessoria de imprensa (e em qualquer área da comunicação), abordamos um assunto cheio de particularidades.

Há dias em que escrever textos é um processo fluido e fácil. É só sentar na frente do computador que a inspiração aparece. No entanto, existem outros em que só de pensar em elaborar um parágrafo parece um pesadelo.

Para facilitar esse processo mais técnico, selecionamos 6 dicas que vão deixar a sua rotina mais tranquila.

 

  • Anote as ideias centrais

 

O primeiro passo para escrever textos com facilidade na assessoria de imprensa é o processo de anotação das ideias que vão preencher a tela em branco.

Muitos profissionais pulam essa etapa, pois acham que não precisam anotar as ideias em um papel, pois já sabem o que desejam escrever.

No entanto, essa não é a melhor forma de lidar com um texto na área da comunicação. É preciso planejar em um primeiro momento, para só assim colocar a mão na massa.

Então, na próxima vez que você precisar elaborar um conteúdo para seu cliente, pegue uma caneta e faça um esboço das ideias que você deseja digitar.

 

  • Escreva sem pensar em estrutura

 

Depois de anotar as ideias centrais do texto, é a hora de  colocar a mão no teclado e começar a produzir o conteúdo.

O problema desta etapa é que muitos profissionais acham que para escrever textos de qualidade é preciso pensar em estrutura impecável. Sim, isso é fundamental, mas não neste primeiro momento.

Pensar em estrutura prejudica a fluidez do processo de escrita. Afinal, você vai ficar pensando se o parágrafo está muito longo ou se determinada palavra se encaixa na frase.

Deixe isso para depois. Agora é hora de preencher a tela em branco com as ideias que você tem em mente.

Com o tempo, pode ser que você consiga pensar em conteúdo e estrutura textual ao mesmo tempo. No entanto, não deixe que o formato fale mais alto que o texto em si neste momento. Isso só vai causar bloqueio criativo.

Não adianta você ter uma estrutura impecável se o conteúdo do texto não é útil para o público de interesse, ou tem informações que podem causar ruídos na comunicação.

 

  • Relaxe

 

Nossa terceira dica para escrever textos de qualidade (e com facilidade) é relaxar e aproveitar o processo de criação do conteúdo.

Se o bloqueio criativo não passar, relaxe, parta para outra estratégia e só depois volte para esse texto. Às vezes, precisamos de um respiro para a inspiração reaparecer.

Isso também vale para quando você terminar o texto. Não dispare o conteúdo assim que ele estiver finalizado. Deixe o material em espera neste momento. Afinal, é preciso reler o que você escreveu e analisar se as ideias fazem sentido.

Pode parecer estranho colocarmos esta dica neste post, mas não é. Isso também funciona para o nosso processo de produção de conteúdo do blog, sabia?

Às vezes, o cansaço mental é tão grande que não adianta nos sentirmos culpados se o texto não for finalizado. Elaboração de conteúdo exige criatividade, não esqueça disso.

 

  • Leia em voz alta

 

Uma estratégia que ajuda a aprimorar a qualidade textual é a leitura em voz alta. São poucos os profissionais que investem tempo para reler o conteúdo de forma diferente.

Isso ajuda a encontrar erros que passariam despercebidos na leitura visual, principalmente de concordância e de cacofonias. Por isso, invista um tempo para revisar seu conteúdo com uma leitura em voz alta.

Você vai ver que essa é uma estratégia que vai potencializar o processo de produção de conteúdo textual.

Além de ajudar a encontrar erros, a leitura em voz alta nos faz perceber se as ideias que colocamos no papel fazem sentido.

Se você, ao ler o conteúdo, franzir a testa e demorar para entender o que está escrito, ligue o alerta vermelho. Talvez seja melhor reestruturar os parágrafos.

 

  • Revise

 

O quinto passo para aprimorar o processo de escrita de textos no dia a dia é lembrar da importância da revisão do conteúdo.

Revisão gramatical é essencial para que seu texto consiga conquistar os resultados esperados. Afinal, ler um conteúdo bem escrito faz toda a diferença.

Além disso, não esqueça que erros não passam despercebidos. Você pode ter elaborado 99 textos bons, mas se apenas 1 tiver erro gramatical, saiba que o leitor vai notar.

Ainda há outro ponto importante para incluir a revisão do conteúdo em seu dia a dia como assessor de imprensa: com a expansão do meio digital, a forma de comunicação entre as pessoas e as marcas foi afetada.

Hoje, se você tentar manter uma linguagem fria e distante do consumidor no meio digital, saiba que as chances de bons resultados diminuem drasticamente.

O meio digital, com as mídias sociais e os blogs, permite que você utilize uma linguagem mais leve e mais próxima do consumidor.

No entanto, se você estiver elaborando um release, não esqueça que deve manter o padrão da linguagem jornalística.

 

  • Saia da zona de conforto

 

Se você está pensando “por que sair da zona de conforto vai fazer meu texto ser melhor?”, saiba que não colocamos este ponto neste post à toa.

Sair da zona de conforto é essencial para conquistar sucesso no dia a dia da assessoria de imprensa digital. Afinal, esse ramo profissional significa se reinventar a todos os momentos.

Elaboração de releases, de posts para blog ou de conteúdos para mídias sociais exigem estratégias diferentes. Afinal, são linguagens diferentes e têm públicos variados.

A forma como você vai se comunicar com o consumidor no meio digital não vai ser a mesma linguagem utilizada na elaboração de releases. Não esqueça disso.

As seis dicas que abordamos neste post podem te ajudar na elaboração de textos para seu cliente. Para se aprofundar no assunto, sugerimos o download do nosso e-book 7 formas de produzir conteúdo na assessoria de imprensa digital.