5 erros que assessores devem evitar na gestão da comunicação do cliente

A gestão da comunicação externa do cliente é uma responsabilidade da assessoria de imprensa. Com táticas para potencializar a imagem da empresa, o profissional precisa ter um olhar bem estratégico para evitar que os passos dados sejam em falso.

Às vezes, o que acontece é que muitos profissionais acabam focando o olhar em apenas um ponto e esquecem de se preocupar com outras estratégias. Isso pode gerar crises de imagem desnecessárias, ou até mesmo prejudicar o rendimento profissional.

Pensando nisso, decidimos elaborar este post com 5 erros muito comuns na gestão da comunicação do cliente. Leve-os como mantras no dia a dia, para que sua rotina profissional não seja prejudicada por simples detalhes.

Gestão da comunicação do cliente: 5 coisas para evitar no dia a dia

Crises de imagem, cliente insatisfeito, baixo rendimento profissional no dia a dia e instabilidade na saúde do negócio assessorado. Essas são consequências de passos em falso na gestão da comunicação externa de empresas.

Para evitar que isso aconteça com você, confira nossas 5 dicas com coisas que podem desestabilizar sua rotina e desgastar seu emocional.

1. Achar que assessoria de imprensa tradicional basta

Um erro que ainda tem sido muito presente na rotina dos profissionais da comunicação é esquecer que o mundo mudou com a expansão do meio digital.

Redes sociais, sites, aplicativos e softwares mudaram a forma como temos de olhar para as profissões. Afinal, o público de interesse das empresas está imerso nessa nova realidade digital, que é repleta de informação a todos os momentos.

O problema é que muitos assessores de imprensa, que vivenciaram a era do jornalismo e da assessoria de imprensa tradicionais, das publicações impressas e do marketing que “vendia o peixe” de forma direta, ainda relutam em aceitar as mudanças.

O que acontece nessa situação é que os resultados para o cliente da assessoria de imprensa ficam comprometidos. Isso é compreensível. Afinal, estratégias tradicionais, que reinavam há alguns anos, não bastam mais, pois não fazem parte da realidade digital.

Se antes o assessor de imprensa podia depender apenas de releases e da imprensa, hoje isso significa ficar atrás da concorrência.

É preciso aprender a gerenciar mídias sociais, a criar conteúdo de qualidade, a não depender da imprensa e a entender que a dinâmica de consumo de informação mudou.

Só assim você vai conseguir entregar os melhores resultados para seu cliente. Portanto, evite achar que assessoria de imprensa tradicional reina na era digital, porque a dinâmica profissional não é mais essa.

2. Escrever para o público de interesse errado

Outro erro muito comum na rotina dos assessores de imprensa é não mapear o público de interesse, ou fazer isso de qualquer jeito só para produzir conteúdo.

O que acontece quando você não faz um mapeamento de público de interesse é o mesmo que tentar conversar com um alemão se você fala apenas Português. Ruído na comunicação e limitação da recepção da mensagem.

O mapeamento de público de interesse serve para entender que linguagem utilizar, qual conteúdo é mais interessante, quais são os veículos noticiosos mais lidos por essas pessoas, quais redes sociais fazem parte do dia a dia, entre outras coisas.

Essa estratégia é um dos pilares para a efetividade da assessoria de imprensa. Às vezes isso é deixado de lado porque esquecemos de pensar no público. Quantas vezes você já produziu um texto sem pensar se o leitor acharia o material interessante?

Assessoria de imprensa é muito mais do que pensar em estratégias. É sobre relações com públicos. E já publicamos um e-book sobre esse assunto. Clique aqui para fazer o download e se aprofundar na temática.

3. Não pensar em cronograma

O terceiro erro pode acontecer por falta de tempo, já que a rotina dos assessores de imprensa é muito corrida. No entanto, é uma atitude que pode prejudicar muito o seu rendimento profissional.

A criação de um cronograma é a base para a gestão da comunicação do cliente. Sem esse documento, que pode ser elaborado em uma planilha, fica impossível gerenciar o deadline das estratégias que precisam ser executadas para a marca assessorada.

Por mais que a gente esqueça, organização é tudo na rotina de um profissional da comunicação. Por isso, evite deixar a elaboração de um cronograma de lado.

Você vai ver que essa atitude vai facilitar diversas coisas em sua rotina. Deadlines, execução de estratégias, reuniões com o cliente, frequência de publicação em redes sociais, entre outros benefícios.

4. Deixar a mensuração de resultados de lado

A quarta atitude que pode prejudicar a gestão da comunicação do cliente é esquecer que mensuração de resultados é importante.  

Seja por falta de tempo, de conhecimento ou por achar que isso não é função do assessor de imprensa, a mensuração de resultados é esquecida por muitos profissionais da comunicação.

Se isso é o que acontece em sua rotina, saiba que é hora de mudar esse cenário. Mapear os resultados e criar um panorama com o que foi obtido ao fazer a gestão da comunicação do cliente é uma ótima forma de mostrar que investir em assessoria de imprensa vale a pena.

Além disso, é uma maneira de você conseguir manter o olhar estratégico às táticas escolhidas para o cliente. Saber o que trouxe o resultado desejado ou o que não deu certo funciona como um termômetro para sua rotina profissional.

Clipping de notícias, mensuração das estratégias para mídias sociais e um compilado com tudo o que foi executado e obtido ao longo de um determinado período são coisas que você pode (e deve) incluir em sua rotina como assessor de imprensa.

5. Achar que a tecnologia é inimiga da rotina

Na gestão da comunicação externa de seu cliente, há mais um erro que você deve evitar. Ele está relacionado ao olhar relutante à tecnologia.

Muitas vezes, profissionais da comunicação torcem o nariz para softwares que têm o intuito de facilitar a rotina. Afinal, acreditam que não precisam investir em plataformas e que conseguem executar as estratégias de forma manual.

Esse pensamento, que parou na assessoria de imprensa tradicional, não se encaixa mais na realidade digital.

Hoje, temos diversas táticas para executar e várias funções novas para cumprir. De forma manual, as chances de existirem furos no clipping de notícias ou na gestão de mídias sociais são grandes.

Por isso, valorize as ferramentas tecnológicas. Essa atitude vai potencializar sua rotina, vai evitar furos e vai conquistar um cliente satisfeito com os resultados do investimento em assessoria de imprensa.

Para conhecer algumas dessas ferramentas, você pode acessar o nosso post 8 ferramentas digitais que vão facilitar a rotina do assessor de imprensa.

Por fim, entenda que os erros que selecionamos para este artigo fazem parte de desafios enfrentados pelos assessores de imprensa na atual realidade da profissão. Para se aprofundar no assunto, sugerimos o download do nosso e-book Assessoria de imprensa digital: 12 coisas que todo comunicador precisa conhecer.