indicadores de desempenho

Indicadores de desempenho na assessoria: 4 métricas para lembrar

Quando falamos de indicadores de desempenho na assessoria de imprensa, entramos em um campo cheio de particularidades. Afinal, como mostrar ao cliente que o investimento em comunicação está fazendo a diferença na saúde da empresa?

Esse questionamento é ainda mais preocupante quando lidamos com clientes que não compreendem que o trabalho da assessoria de imprensa envolve criação de laços de confiança, que demoram um certo tempo para se solidificar.

Afinal, o cliente quer resultado palpável, para entender o que está sendo feito com o dinheiro investido em serviço de comunicação.

Mas antes de entrar em desespero e ficar estressado, saiba existem indicadores de desempenho que vão te ajudar a mostrar que o trabalho da assessoria está trazendo bons resultados.

4 indicadores de desempenho para facilitar a rotina da assessoria

Para este post, selecionamos 4 indicadores de desempenho que vão trazer a harmonia de volta à sua relação com o cliente de assessoria.

Não esqueça de elaborar relatórios semanais, por exemplo, para mostrar as atividades que foram executadas e seus respectivos resultados até o momento.

1. Pesquisa orgânica

O primeiro indicador que você pode usar para acalmar o coração de seu cliente tem a ver com a visibilidade de seu cliente no meio digital, a partir da pesquisa orgânica.

Para isso, você pode utilizar o Google Analytics, que vai te dar os resultados relacionados ao site de seu cliente, por exemplo.

A busca orgânica é um ótimo termômetro para avaliar se o negócio de seu cliente teve crescimento com o investimento em assessoria de imprensa. No entanto, utilize essa métrica com bastante ressalva.

Entenda que ela vai ter muita relação com a visibilidade que seu cliente conquistar na imprensa, bem como vai estar muito ligada às ações executadas para as mídias sociais da marca.

2. Visibilidade na imprensa

Dos indicadores de desempenho que selecionamos para este post, a visibilidade na imprensa é uma estratégia que faz parte da essência da gestão de comunicação externa: conteúdo noticioso.

O monitoramento de notícias é uma ferramenta-chave para a assessoria de imprensa, pois permite que os assessores consigam fazer análises quantitativas e qualitativas sobre a imagem do cliente.

A partir do clipping, você consegue traçar um panorama de análise entre assessorado e concorrência, consegue avaliar novas oportunidades para divulgação de releases e sugestões de pauta e ainda tem a possibilidade de criar um termômetro sobre seu trabalho com comunicação externa.

Crie uma rotina de clipping e de criação de relatórios, com auxílio de softwares que automatizam o processo, como o NewsStream, da empresa Knewin.

O NewsStream automatiza o clipping, proporciona acesso a diversos tipos de conteúdo, entre online e impressos, facilita a criação de relatórios para mensuração de resultados, ajuda a monitorar a concorrência do assessorado (para traçar comparações estratégicas) e permite analisar quais são os conteúdos mais pautados pelos veículos de comunicação.

Sua rotina vai ficar muito mais tranquila dessa forma – e seu cliente só tem a agradecer.

3. Menções nas mídias sociais

Outra métrica que faz parte dos indicadores de desempenho importantes para a assessoria de imprensa tem relação com as redes sociais.

Você sabe que as mídias sociais são canais que fazem parte da vida das pessoas de forma massiva. Com o uso de smartphones, os consumidores utilizam os apps do Facebook, do Instagram e do Twitter, por exemplo, para pesquisar empresas.

Além de pesquisar, utilizam esses canais para expor opiniões sobre os serviços. Há também outra observação: as pessoas usam as mídias sociais para consumir informação noticiosa.

Então, da mesma forma que você vai estruturar uma estratégia de clipping de notícias para seu cliente, é necessário traçar uma tática de monitoramento de menções à marca nas mídias sociais.

Fique de olho ao que falam sobre seu cliente. Essa é uma ótima maneira de evitar crises, encontrar novas oportunidades e mostrar ao assessorado que o investimento em comunicação está ajudando na saúde da marca.

4. Análise de sentimento

A quarta opção dos indicadores de desempenho para assessoria de imprensa deste post é a análise de sentimento. Essa estratégia envolve a categorização dos comentários nas mídias sociais, por exemplo.

Essa categorização pode ser feita a partir de três aspectos: negativos, neutros e positivos. Com isso, o assessor de imprensa consegue ter um olhar estratégico para analisar como os consumidores enxergam a marca do cliente.

A análise de sentimento é uma ótima opção para evitar e gerenciar crises, identificar consumidores insatisfeitos e detectar embaixadores de marca.

Se quiser se aprofundar nesse assunto, é só acessar o nosso post Análise de sentimento: conheça essa poderosa estratégia digital.

Além disso, saiba que você pode contar com a ajuda de softwares para otimizar o processo de análise de sentimento. O zMonitor, por exemplo, é uma ferramenta que automatiza a categorização dos comentários das mídias sociais e facilita outras demandas da assessoria digital, como gestão de mídias sociais, monitoramento de conteúdos noticiosos etc.

É preciso ir além dos indicadores de desempenho e educar o cliente

Precisamos fazer uma ressalva. Por mais que a gente tenha selecionado 4 exemplos de indicadores de desempenho para assessoria de imprensa para este post, há algo mais importante do que isso: a educação do cliente.

Métricas são essenciais. Isso não podemos negar. No entanto, a assessoria de imprensa representa um trabalho que vai além de menções na mídia ou curtidas na fanpage.

A gestão de comunicação externa envolve a criação de laços de confiança com a imprensa e, principalmente, com o público de interesse.

Sem a construção de um laço de confiança, que demanda tempo do profissional de comunicação, as marcas têm dificuldade em conquistar o público digital, que é muito exigente.

Então, antes de qualquer coisa, eduque seu cliente e mostre para ele que indicadores de desempenho vão aparecer ao longo do tempo, mas a relação de confiança com os consumidores é a base de tudo isso.

Para conhecer 5 formas de mostrar o valor da assessoria de imprensa para os clientes, faça o download do nosso infográfico 5 passos para melhorar a relação entre assessor e cliente.

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