Conheça 3 requisitos essenciais de um software de monitoramento de notícias

Quando a agência de assessoria de imprensa percebe que o clipping de notícias é considerado um gargalo no dia a dia dos profissionais, o alerta é ligado e uma solução começa a ser procurada. O software de monitoramento de veículos noticiosos é uma opção para contornar esse problema.

No entanto, antes de investir dinheiro em tecnologia, você deve questionar quais funcionalidades essa ferramenta precisa ter para otimizar o trabalho em sua agência.

Conheça 3 requisitos de um software de monitoramento de notícias

A escolha de um software de monitoramento profissional de notícias é motivada pela tentativa de otimizar a rotina do assessor de imprensa responsável pelo clipping de determinado cliente.

Sabemos que o investimento em tecnologia nem sempre é uma decisão fácil de ser tomada. Afinal, é uma quantia de dinheiro que é destinada mensalmente à ferramenta.

Por isso, para evitar que você corra o risco de investir em algo que não supra o que é necessário para que o assessor consiga completar clipping, selecionamos 3 funcionalidades que um software de monitoramento de notícias precisa ter para que cada centavo gasto valha a pena.

  1. Cobertura de conteúdo

Quando chega a hora de escolher um software de monitoramento de notícias, você precisa pensar na cobertura de conteúdo oferecida pela ferramenta.

Isso inclui a quantidade de veículos disponíveis que o assessor terá para realizar o monitoramento do cliente, o tempo que leva para a plataforma disponibilizar os sites indexados, o formato (texto, foto e vídeo), entre outras coisas.

Outro ponto que pode ser observado na hora de decidir sobre a ferramenta de clipping é se ela também inclui matérias de veículos impressos.

  1. Alertas de conteúdo

Um bom software de monitoramento de notícias deve facilitar ao máximo a rotina do assessor de imprensa. Por isso, quando for a hora de decidir, perceba se a plataforma oferece a funcionalidade de alertar o profissional sobre os conteúdos mais recentes relacionados ao que foi pesquisado.

Esses conteúdos podem ser sobre o cliente, sobre a concorrência e, até mesmo, sobre o mercado de atuação da empresa assessorada.

  1. Dados compartilhados

A plataforma de monitoramento de notícias permite que os dados obtidos na busca sejam compartilhados com facilidade?

Se a resposta para essa pergunta for não, procure outra ferramenta para investir seu dinheiro. Afinal, o propósito é encontrar algo que otimize a rotina do assessor de imprensa, não o contrário.

O compartilhamento dos dados é fator essencial para que o profissional de assessoria não perca tempo selecionando notícia a notícia para enviar por e-mail. Portanto, dê prioridade para ferramentas que facilitem o agrupamento e o envio dos conteúdos noticiosos.

Saiba como procurar o diferencial no software de monitoramento de notícias

Agora que você já sabe quais funcionalidades são requisitos de uma ferramenta para monitoramento de notícias, a escolha fica mais fácil. Além desses pontos essenciais para que o investimento valha a pena, você pode procurar por algum diferencial que funcione a favor do assessor de imprensa.

Esse diagnóstico inteligente funciona não apenas como um canal de comunicação, mas tem função estratégica para mostrar resultados do investimento do cliente em uma agência de comunicação.

Além disso, antes de escolher qual ferramenta vai funcionar como apoio em sua agência, pesquise para saber como funcionam as taxas cobradas, se é por quantidade de palavras-chave cadastradas, se é por termos pesquisados etc. Lembre que tudo depende das necessidades de sua empresa.

Também saiba que fatores considerados diferenciais não beneficiam apenas o trabalho do profissional de comunicação, mas também servem como forma de mostrar ao cliente que a sua agência oferece um serviço diferente de outras existentes no mercado.