Social listening: por que incluir a prática na assessoria de imprensa

Você já ouviu falar em social listening? Essa prática, que está relacionada à inteligência de mercado, é fundamental para o crescimento de uma empresa. Se esse termo ainda é desconhecido no seu dia a dia, talvez seja a hora de mudar o olhar sobre a assessoria de imprensa digital.

Saiba por que investir na prática de social listening

Na era da comunicação digital, ignorar o que as pessoas dizem nas mídias sociais é um grande erro. Afinal, todos somos produtores de conteúdo e emissores de opinião relevante no espaço online.

Seja a partir de um comentário, um compartilhamento, uma crítica ou um elogio, estamos emitindo opiniões a todo momento. Prestar atenção nisso é fundamental para o crescimento de uma empresa.

Social listening nada mais é do que ouvir a voz das redes sociais e dar valor a ela. Isso ainda é pouco explorado pela assessoria de imprensa, que ainda se preocupa muito com disparo de releases. Talvez isso também ocorra por falta de conhecimento sobre a prática.

A questão é que retirar informações das redes sociais é importante para o planejamento de assessoria de imprensa do cliente. Cada menção à marca é valiosa. E deveríamos aprender a ouvir mais o nosso público.

Afinal, temos que lembrar de uma palavra conhecida ao estudarmos Comunicação: recepção. Nem sempre o nosso discurso é recebido pelo público da maneira que imaginamos. E é aqui que precisamos tomar bastante cuidado.

O social listening é uma prática importante para processos de desenvolvimento de novos produtos, análise de sentimento em relação à marca, prevenção de crises, análise sobre concorrência, entre outras coisas.

Se você ainda não incluiu a prática na assessoria de imprensa, é hora de mudar a situação e aproveitar a estratégia que vem do processo de Big Data.

Social listening exige tempo e olhar perspicaz

Se você decidiu ouvir a voz das mídias sociais, ponto para seu rendimento como assessor de imprensa. Seu cliente só tem a ganhar com isso. No entanto, entenda uma coisa: social listening exige tempo e perspicácia.

A prática não significa simplesmente selecionar todos os comentários e categorizá-los em neutros, negativos e positivos, como na análise de sentimento. É muito mais do que isso. Se trata de ir além e observar com muito cuidado o conteúdo de cada menção à marca.

Isso exige tempo. Talvez esse seja outro motivo que leva a assessoria a não investir nessa prática. Afinal, sabemos que a rotina da comunicação é corrida. No entanto, vale a pena separar um período para analisar os comentários nas redes sociais.

Se você se interessou pela estratégia de ouvir a voz das mídias sociais, saiba que executá-la exige concentração, olhar aguçado, habilidade profissional e muito foco. Estes requisitos vão permitir que a assessoria de imprensa consiga estruturar uma tática de sucesso.

Para potencializar a rotina, pense (junto com o seu cliente) quais são os objetivos da empresa ao fazer isso. É conquistar novos consumidores? Encontrar influenciadores? Analisar a concorrência?

Esses objetivos precisam ser estruturados para que o assessor conquiste bons resultados com a tática. Afinal, eles vão guiar o trabalho do profissional.

Busque por frases, palavras ou marcas específicas nas mídias sociais. Não confie na ideia de que os usuários vão utilizar o nome da empresa de seu cliente. Seja perspicaz para analisar a fundo todo esse panorama.

Além disso, não ache que social listening e monitoramento de mídias sociais são a mesma coisa. Entenda que são estratégias diferentes.

Enquanto a última apenas foca na compilação das menções, a primeira envolve reflexão sobre o conteúdo obtido. As duas são garimpos de material sobre o cliente. No entanto, o que se faz com esses comentários é o que transforma a voz das mídias sociais em uma estratégia poderosa.

No entanto, hoje temos um problema com essa estratégia. Muitas plataformas de mídias sociais limitam a pesquisa de conteúdos. O que fazer nessa situação? Utilizar diversas plataformas para completar a missão.

Se quiser se aprofundar nesse assunto, assista ao vídeo abaixo do canal Social media minute de Jan Rezab. Ele aborda uma nova forma de estruturar a estratégia no meio digital.