Saiba o que fazer para melhorar a administração do relacionamento com o cliente de assessoria de imprensa

Saiba o que fazer para melhorar a administração do relacionamento com o cliente de assessoria de imprensa

A administração do relacionamento com o cliente é um problema em sua agência de assessoria de imprensa? Se só de pensar nisso o estresse já aparece, saiba que você pode mudar o cenário com atitudes simples e eficazes.

Descubra 4 atitudes para potencializar a administração do relacionamento com o cliente

Sabemos que lidar com clientes nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, opiniões podem divergir, eles podem questionar seu conhecimento na área da comunicação, podem não entender completamente a importância da assessoria de imprensa, entre outras coisas.

No entanto, manter a calma é fundamental quando se fala em administração do relacionamento com o cliente. Você não deseja que o contrato seja desfeito, não é mesmo? Isso significa prejuízo para sua agência.

Por isso, preste atenção em nossas 5 dicas imprescindíveis para preservar o trabalho de sua agência de assessoria de imprensa.

1. Explique o planejamento para o cliente

Como gestor, você sabe que o assessor de imprensa da agência vai elaborar um planejamento de comunicação com ações e assuntos relevantes para a obtenção de ótimos resultados para o cliente.

No entanto, de que adianta o profissional investir tempo na elaboração do planejamento sem trocar uma palavra com o cliente? As chances de o plano não ser aprovado e o assessorado se sentir contrariado são enormes.

Sim, temos noção de que os profissionais da comunicação são as pessoas capacitadas para saber quais estratégias utilizar para conquistar bons resultados. Não temos dúvida disso. Mas para que você consiga lidar com a administração do relacionamento com o cliente, é necessário manter a mente aberta e ceder quando necessário.

É importante que você e o assessor de imprensa responsável pela conta do cliente reservem um momento para explicar os passos do planejamento de comunicação. Assim, você já consegue perceber qual a opinião de quem está investindo recursos financeiros na agência de assessoria (e também consegue evitar falhas na administração do relacionamento com o cliente).

2. Mantenha o canal de comunicação aberto

Você e o assessor de imprensa responsável pela conta do cliente precisam estar abertos à pluralidade de opiniões. Se você ainda não faz isso, saiba que ouvir e respeitar a ideia de outra pessoa é fundamental para a manutenção de todos os tipos de relacionamento em sua vida.

E isso não seria diferente na assessoria de imprensa. Lidar com o cliente é saber que ele pode ter uma visão diferente da sua (nem sempre a mais capacitada para a área da comunicação, claro) e, por isso, você precisa ouvi-lo.

Às vezes, nos prendemos tanto aos conceitos e práticas da assessoria que esquecemos algo importante: seu cliente conhece a empresa a fundo – e sabe aonde quer chegar. Portanto, mantenha o canal de comunicação sempre aberto. Isso evita fadigas e ajuda na manutenção de um relacionamento saudável para todas as partes envolvidas.

3. Mantenha-se atualizado

Administração do relacionamento com o cliente envolve, além do que já falamos, prestar atenção nas novidades relacionadas ao mercado da comunicação e, também, do segmento do negócio do assessorado.

O cliente quer resultados – e vai cobrar. Além disso, ele vai questionar por qual motivo o concorrente tem gerenciamento de redes sociais, por exemplo, e você não oferece isso.

Portanto, é importante que você fique de olho em todas as novidades que surgem no mercado. Oferecer um diferencial no serviço de assessoria de imprensa é fundamental para manter contratos e conquistar novos clientes para sua agência.

4. Mostre resultados

Quando o assessor de imprensa começar a colocar o planejamento de assessoria em prática, não deixe de lembrá-lo de um passo fundamental para o bom relacionamento com o cliente: a mensuração de resultados.

Se o planejamento envolver gerenciamento de mídias sociais, incentive sua equipe a investir tempo para mensurar os resultados obtidos nesses canais de comunicação. O Facebook, por exemplo, disponibiliza dados para você analisar com as métricas importantes para seu cliente.

Além disso, já comentamos aqui no blog sobre outra forma de mensurar resultados em redes sociais: a análise de sentimento. Para se aprofundar no tema, leia nosso artigo.

Outra forma de mensuração de resultados (fundamental para a administração do relacionamento com o cliente) é o bom e velho clipping. Que assessor não conhece essa estratégia de comunicação tão importante?

O monitoramento de notícias é essencial para obter um panorama com os releases disparados pelo assessor de imprensa. Mostrar ao cliente o que está sendo falado sobre a empresa dele é muito importante (até para destacar a importância do investimento em comunicação).

Esse clipping pode ser realizado de forma manual, com o auxílio de clipadoras ou com a ajuda de ferramentas de clipagem. As plataformas tecnológicas são otimizadoras de rotina e evitam que existam gargalos em sua agência.

Como sabemos que gerenciar uma agência de assessoria não é uma tarefa fácil, você pode fazer o download do nosso e-book Melhores práticas para agência de comunicação de resultados para conhecer estratégias imprescindíveis capazes de potencializar seus resultados. O download é gratuito.

[eBook] Melhores práticas para agência de comunicação de resultados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *