Saiba como o assessor de imprensa pode usar todas as redes sociais para networking

Saiba como o assessor de imprensa pode usar todas as redes sociais para networking

Se o uso de todas as redes sociais significa, para você, entretenimento, memes e fotos legais, saiba que é possível utilizá-las para algo essencial no trabalho da assessoria de imprensa: networking.

Sim, as relações com outros profissionais da comunicação podem ser cultivadas e mantidas a partir das redes socias. Esses canais de comunicação são poderosas ferramentas profissionais se você souber usá-las de maneira correta.

Entenda como estreitar laços profissionais com todas as redes sociais

A presença dos profissionais de comunicação em todas as redes sociais que estão em alta é algo muito comum na era digital. Afinal, que jornalista ou assessor de imprensa não tem um perfil no Facebook ou no LinkedIn, por exemplo?

A questão aqui é que você precisa entender que o uso das redes sociais pode funcionar muito a seu favor como assessor de imprensa. É só você deixar de lado a ideia de que esses canais servem apenas como entretenimento nas horas ociosas.

Ao fazer isso, você permite que todas as redes sociais funcionem como um grande conjunto de dados profissionais – uma estratégia fundamental e incrível para criar e manter mailing com contato constante e mais informal.

No entanto, você precisa lembrar que esse contato mais informal depende do grau de proximidade entre você e o jornalista. Por isso, o cultivo do networking offline continua sendo essencial para a manutenção de um bom relacionamento (para que a assessoria de imprensa traga bons resultados).

Uma forma de estreitar laços sociais em todas as redes sociais é prestar atenção no que é publicado pelos jornalistas. Mantenha o olhar aguçado para perceber que tipo de assunto interessa determinado profissional.

Assim, você vai entender que jornalista pode se interessar por determinada pauta sugerida por você no release. Além disso, use seu perfil de forma profissional, publicando e compartilhando conteúdos relevantes para a área da comunicação.

Saiba como os grupos de todas as redes sociais funcionam a seu favor

Se você é um assessor de imprensa, mas não faz parte de grupos relacionados à área da comunicação nas redes sociais, pare e comece agora a pesquisar no Facebook, por exemplo. Você vai ver que existem diversos espaços para assessores dividirem experiências e informações no meio digital.

Isso é essencial para manter contato com outros profissionais, para permanecer com um olhar aguçado e para conquistar aquele insight incrível para o planejamento do cliente.

Os grupos de discussão, na era digital em que vivemos, funcionam como portas que podem se abrir para conquistas profissionais. Jornalistas os utilizam para procurar pautas, fontes e tantas outras coisas essenciais para conseguirem cumprir suas funções.

Assessores de imprensa também devem participar disso. Seja em grupos do segmento do cliente, em grupos de assessoria ou em grupos de jornalistas, esteja presente e de olho no que é publicado. Talvez aquele seu release possa ser aproveitado em momentos desse tipo ou você pode usufruir do momento para sugerir pautas.

Além disso, utilize os grupos para ficar sempre atualizado às novidades no campo da comunicação, como novas ferramentas capazes de otimizar sua rotina, cursos, eventos da área (ótimos locais para networking), vagas para trabalhos freelancer etc.

Você vai ver que, ao utilizar as redes sociais com intuito profissional, sua rotina vai ficar mais fácil e mais conectada com pessoas que podem te ajudar no processo de conquista de ótimos resultados para seu cliente.

O uso das redes sociais para networking é só uma das características que o meio digital trouxe para a área da comunicação. Se quiser se aprofundar no assunto, faça o download do nosso e-book Assessoria de imprensa digital: 12 coisas que todo comunicador precisa conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *