ROI na assessoria de imprensa: entenda como aplicar o cálculo nas agências

ROI na assessoria de imprensa: entenda como aplicar o cálculo nas agências

O Retorno sobre o Investimento (ROI, ou Return On Investment, em inglês) é um termo muito falado na área de marketing. O cálculo é simples: subtrair o investimento inicial do ganho obtido e dividir este resultado pelo investimento inicial. Esse valor permite que a gestão avalie o custo-benefício da estratégia de comunicação para a empresa. […]

Assessoria e marketing podem ser poderosos aliados. Saiba como.

Muitos empresários, ao pensarem em estratégias de divulgação, acham que precisam escolher entre duas formas de comunicação para a atração de novos consumidores: assessoria e marketing. Enquanto um gerencia a verba publicitária e trabalha com propaganda e influência para gerar mais vendas, o outro geralmente é visto como parte não essencial da estratégia de muitas […]

Como trabalhar a comunicação da empresa para tentar trazer mais resultados

Empresas estão constantemente em busca por formas de aumentar a receita, melhorar a imagem e se comunicar com o público-alvo. Investimento em publicidade é uma das formas mais utilizadas e comuns, que aliada  a estratégias de mídias pagas, conquistaram muito mais adeptos nos últimos anos. Afinal, a possibilidade de contato direto e a grande capacidade […]

ROI na assessoria de imprensa: como calcular?

Você sabe medir o retorno que a sua agência dá ao cliente? A razão pelo qual muitas empresas investem em assessoria de imprensa é obter algo em troca: branding, posicionamento no mercado e negócios. Mas, enquanto todas essas opções são válidas, nem todas são tão fáceis de mensurar. Como, portanto, avaliar o retorno sobre o […]

[Série boas práticas] Como incluir o link building em assessoria de imprensa

Você já ouviu falar em link building? Essa é uma técnica muito utilizada por profissionais de marketing digital para SEO, ou otimização de sites para os mecanismos de buscas. O objetivo é aumentar a relevância de certas páginas segundo algumas palavras-chave importantes para o cliente. Ao inserir o link em diferentes páginas, de forma consciente […]

cliente-precisa-de-assessoria

Como saber se o cliente precisa de assessoria de imprensa?

A verdade é que a quase todo cliente precisa de assessoria de imprensa para divulgar a sua marca e se tornar uma referência na área em que atua. Embora não seja fácil prospectar clientes, existem algumas pistas de como identificar e encontrar novos assessorados. Na grande maioria dos casos, no entanto, são os clientes que […]

controle-de-gastos

Os desafios no controle de gastos em uma agência de comunicação

Quem administra uma agência de comunicação tem que se desdobrar em funções diferentes. O diretor de uma agência precisa dominar o ramo da comunicação – assessoria de imprensa, publicidade e marketing –, e também saber administrar a empresa e os seus funcionários. Aquela premissa de que todo profissional de comunicação escolheu a área porque não […]

6 tecnologias para melhorar resultados de agências de comunicação

Não há mais como fazer comunicação sem utilizar as tecnologias disponíveis no mercado. O jornalismo vem se apropriando de algumas ferramentas inovadoras para a produção de matérias ou para a criação de novas plataformas. O público também é impactado, interagindo cada vez mais com a mídia e participando diretamente das escolhas das pautas por parte […]

gestao-na-assessoria-de-imprensa

7 ferramentas que facilitam a gestão na assessoria de imprensa

Uma assessoria de imprensa, assim como qualquer outra empresa, precisa de ferramentas que ajudem no processo de tomada de decisões e acompanhamento do trabalho. Muitas ferramentas já auxiliam a gestão na assessoria de imprensa, na forma de organizar o trabalho nas agências de comunicação, nos processos financeiros e até no gerenciamento de mídias sociais e […]