Proposta de serviços de assessoria de imprensa: quais informações incluir

Se você sente dificuldade em elaborar uma proposta de serviços de assessoria, não se sinta sozinho. Muitos profissionais ficam em dúvida sobre como montar um documento que atraia a atenção do possível cliente, mas sem deixar pontos obscuros que podem gerar dor de cabeça durante a execução do trabalho.

Basicamente, montar a proposta precisa ser um processo executado com olhar estratégico e cuidadoso. É preciso descrever todos os serviços que serão executados e todos aqueles que não fazem parte do escopo contratado. 

Para facilitar a sua vida, reunimos 7 dicas que apresentam informações que você pode incluir em sua proposta de serviços de assessoria

7 dicas para proposta de serviços de assessoria de imprensa

1. Você e seu cliente são únicos

O primeiro ponto de atenção ao fazer qualquer proposta de trabalho é lembrar que cada cliente e cada fornecedor são únicos.

Por isso, o documento que oferece os serviços de assessoria de comunicação precisa ser elaborado de forma customizada, levando em conta as características do seu prospect comercial e também o seu cenário de atuação profissional.

O documento precisa apresentar de forma clara como sua oferta de serviços atenderá às necessidades apresentadas durante a fase comercial. Se possível, mostre como seus diferenciais farão a diferença na prestação do serviço.

Além disso, evite incluir informações que não façam parte da realidade do possível cliente. Isso tende a gerar projeção de expectativas e, posteriormente, causar ruídos na comunicação e complicações na comprovação do trabalho do assessor.

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2. Apresente seu trabalho

Uma boa proposta de serviços de assessoria de imprensa precisa fornecer ao possível cliente um olhar macro sobre o seu trabalho, servindo como vitrine de excelência. Apresente cases de sucesso, modelo e metodologia de trabalho, listagem dos principais clientes e até mesmo depoimentos e recomendações.

Isso irá aguçar o interesse do leitor e mostrar como funciona o serviço de comunicação. Também pode promover o real valor da assessoria de imprensa.

Lembre-se: os gatilhos mentais são responsáveis por mais da metade de nossas decisões de compra e seu cliente não é imune a isto.

O gatilho da prova social – ou seja, fazer com que o prospect use o exemplo de outros para determinar a contratação – é essencial. E isso é válido, principalmente, se ele estiver em dúvida sobre sua necessidade ou mesmo dividido entre dois fornecedores. 

3. Mostre suas estratégias

A proposta de assessoria de imprensa, sobretudo se for apresentada pessoalmente, deve relacionar as estratégias sugeridas para a marca que procura o serviço de comunicação.

Gestão de crises, redes sociais, elaboração de releases, parcerias com influenciadores digitais, produção de conteúdo para blogs, vídeos, lives, stories, entre outros serviços podem ser apresentados, mostrando como o serviço será prestado e fará a diferença para o contratante.

É preciso explicar que as ações podem mudar de acordo com movimentos do mercado, com as novidades que surgem na área da comunicação digital e também de acordo com o orçamento disponibilizado para o serviço de assessoria.

Mas atenção: as estratégias precisam fazer sentido para o cliente. Elas devem ser resultado de uma análise da realidade da marca, suas forças e fraquezas, assim como benchmarks relevantes. 

As proposições também precisam estar de acordo com a sua rotina profissional. Avalie bem como está a sua demanda e se você vai dar conta de entregar o que está sendo indicado.

4. Preveja e descreva ferramentas de apoio para os serviços de assessoria de imprensa

Existem hoje diversas ferramentas essenciais para o bom desempenho da assessoria de imprensa. Elas permitem a otimização de processos, evitando ruídos e potencializando resultados.  

E, como o uso de softwares terceiros afeta diretamente a prestação e o custo dos serviços, esta informação precisa constar na proposta comercial.

É importante mostrar que uma ferramenta de clipping ou de monitoramento de redes sociais, por exemplo, são importantes para o bom desempenho da assessoria de imprensa. Mas, mais importante ainda, é demonstrar o quanto esse investimento vai ser benéfico para a marca.

A inclusão dos softwares na proposta de serviços de assessoria é uma maneira de você educar o cliente em relação à gestão de comunicação externa, deixando claro que, em muitos casos, furos no clipping ou no monitoramento de redes sociais saem mais caro para a reputação da marca do que o investimento em uma ferramenta profissional.

5. Preveja um plano de crise de imagem

A não ser que o prospect tenha sido taxativo sobre o assunto, é importante que a proposta dos serviços de assessoria de imprensa preveja um plano de crise de imagem.

Esse item pode fazer parte do escopo oferecido ou ser cobrado à parte, com as informações sobre valores e modelo de contratação sendo apresentadas já neste documento. 

Isso é importante para que, em caso de crise, a gestão de imagem da marca não fique paralisada enquanto uma nova proposta de serviços é discutida. 

A inclusão do plano de crise na proposta também serve para alertar o cliente sobre a possibilidade de problemas de imagem. Afinal, todas as empresas estão vulneráveis a uma turbulência na era digital.

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6. Mostre a importância da mensuração de resultados

A mensuração de resultados é essencial para a percepção da efetividade do trabalho de assessoria de imprensa, por isso precisa estar presente em sua proposta de trabalho.

Além de comprovar o valor da comunicação externa, medir resultados também é uma maneira de você se diferenciar no mercado de comunicação. Afinal, muitos assessores e agências ainda esquecem da importância dessa etapa por a considerarem um “bicho de sete cabeças”.

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7. Precificação dos serviços de assessoria

O último ponto de uma boa proposta de serviços de assessoria é a precificação. É aqui que você vai expor ao cliente o quanto ele precisará investir no trabalho de comunicação externa.

É importante que você coloque um valor-base para o serviço oferecido ao cliente, sempre especificando e categorizando as estratégias. Não esqueça de incluir o valor dos softwares de clipping e de monitoramento de redes sociais, por exemplo. Isso vai preservar seu trabalho com assessoria de imprensa.

Para finalizar, seja estratégico ao elaborar uma proposta de assessoria de imprensa. Esse olhar cuidadoso vai fazer toda a diferença em sua rotina profissional e nos resultados alcançados por seus futuros clientes.

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