7 ações para assessores potencializarem o planejamento de comunicação

Desde os tempos da assessoria de imprensa tradicional, o planejamento de comunicação tem lugar garantido nas estratégias imprescindíveis para a manutenção da imagem de uma empresa. No entanto, você sabe como aproveitar essa tática ao máximo?

Conheça 7 ações para o planejamento de comunicação na assessoria de imprensa

Com o intuito de potencializar os resultados obtidos em seu trabalho como assessor de imprensa, elaboramos este artigo com 7 dicas para o plano de comunicação do cliente.

São estratégias que você pode incluir em sua rotina para maximizar o crescimento da empresa, manter a reputação da marca e aprimorar sua rotina profissional.

Além deste artigo, saiba que selecionamos as informações mais importantes deste post para a elaboração de um infográfico. Para fazer o download gratuito do material visual, é só clicar aqui.

No entanto, não esqueça que nossas 7 dicas são apenas sugestões. Cada caso é diferente do outro, por isso é preciso adequar o planejamento de comunicação de acordo com o cliente e com as necessidades da empresa.

1. Analise o plano anterior

Nossa primeira dica é: faça uma análise do planejamento de comunicação anterior do cliente. Isso é fundamental para verificar o que deu certo e o que não saiu como planejado. Esse passo é válido para clientes antigos, que você já gerenciava a comunicação.

Afinal, permite que o assessor consiga ter um olhar perspicaz sobre tudo que foi desenvolvido para determinada empresa. Além disso, o cliente também pode dar um feedback sobre o que achou de táticas específicas.

2. Trace objetivos

O segundo passo do planejamento de comunicação é estipular objetivos. Eles são imprescindíveis para estabelecer outras estratégias que você vai elaborar ao longo do próximo intervalo de tempo em que assessora o cliente.

Objetivos são essenciais para qualquer área da vida. É só pensar: “por que vou escrever um determinado release e não outro? Por que fazer uma campanha específica? O que quero alcançar com tudo isso?”.

São perguntas básicas e essenciais para que o plano de assessoria traga os resultados esperados. A partir do que se quer obter, você consegue ter um olhar estratégico para ter insights e estruturar ações para o crescimento da empresa do cliente.

3. Invista em boas estratégias

A terceira dica significa a hora de “colocar a mão na massa” na estruturação do planejamento de comunicação externa. É neste momento que você vai pensar em estratégias para alavancar a imagem da empresa do assessorado.

Se você trabalha em uma agência de comunicação, talvez esse processo seja em conjunto com o gestor ou com outros profissionais.

No entanto, não esqueça de uma coisa: sempre esteja em contato com seu cliente. Essa atitude é fundamental para saber a opinião dele em relação às estratégias que serão executadas para a empresa. Afinal, ele é o maior interessado nos resultados do investimento em assessoria de imprensa.

4. Saia do tradicional

Com o meio digital, o assessor de imprensa tem diversas possibilidades de estratégias para aprimorar o plano de comunicação do cliente. Caso você ainda mantenha o foco nas táticas tradicionais, é hora de mudar seu olhar em relação ao campo de atuação profissional.

Se você focar apenas em estratégias da assessoria de imprensa tradicional, vai diminuir as chances de crescimento da empresa, o que compromete a saúde do negócio.

Não adianta mais ficar relutante aos canais digitais de comunicação. As pessoas estão neles, e as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade se quiserem conquistar novos consumidores.

Portanto, é hora de alavancar as suas habilidades como assessor de imprensa. Invista em estratégias que saiam do tradicional release, follow-up e clipping. Essas táticas ainda são importantes, mas existem as mídias sociais, storytelling, marketing de conteúdo e tantas outras opções digitais.

4. Invista em comunicação integrada

Na assessoria de imprensa digital, comunicação integrada é palavra-chave. Estratégias para público externo, interno, veículos online e offline devem estar alinhadas para que não existam ruídos na imagem da empresa.

Se você ainda não pensa no planejamento de comunicação como um documento abrangente para todo o negócio do cliente, talvez seja o momento para começar a enxergar todos os aspectos da comunicação de forma conjunta.

5. Seja realista

Nossa sexta dica vale tanto para o plano de comunicação como para qualquer outra estratégia da assessoria de imprensa. Ser realista é essencial para conseguir cumprir tarefas, prazos e objetivos.

Estabelecer ações possíveis de serem executadas é fundamental para conquistar bons resultados e garantir um cliente satisfeito.

Não adianta você estruturar ações mirabolantes sabendo que não poderá cumpri-las, já que nem sempre o orçamento permite ou determinado release pode não emplacar.

Então, seja honesto consigo mesmo e com o cliente (principalmente). Estabeleça apenas ações que você sabe que pode cumprir. Mantenha o “pé no chão” e verá que sua rotina ficará menos desgastante.

6. Não esqueça da mensuração

 

Como último passo, deixamos o seguinte lembrete: não adianta estruturar um ótimo planejamento de comunicação se, depois de executar as estratégias, você não mensurar os resultados.

Como você vai saber se atingiu os objetivos se não utilizar os dados obtidos com as estratégias, bem como métricas que se encaixam às metas de seu cliente?

Por isso, defina métricas, faça relatórios e mensure todos os dados que você obtiver com as mídias sociais, com o clipping, com campanhas e outras ações.

Além disso, não esqueça de fazer o download do nosso infográfico com as principais informações deste post sobre planejamento de assessoria de imprensa.