Papel do assessor de imprensa: mantenha o canal de comunicação aberto

Entre muitas estratégias que fazem parte do papel do assessor de imprensa digital, está uma que deveria ser valorizada por qualquer profissional da comunicação: aprender a ouvir o outro.

Essa tarefa, muitas vezes, é deixada de lado pelos profissionais. Como motivos para tal atitude, temos a falta de tempo ou até mesmo a pessoa achar que não precisa da opinião de alguém que não trabalha com assessoria de imprensa.

Se é assim que você lida com seu cliente e com o público externo, saiba que é hora de renovar seu olhar em relação ao papel do assessor de imprensa. Trabalhar com comunicação envolve muito mais do que saber escrever um bom texto.

Por que é papel do assessor de imprensa saber ouvir o outro?

Muitas vezes, assessores de imprensa creem que não precisam ouvir a opinião dos outros porque são capazes de estruturar releases e planejamento de comunicação sozinhos. No entanto, isso é prejudicial para a empresa assessorada.

Assessoria de imprensa envolve relacionamento com diversos públicos. Para que isso seja positivo, é preciso manter um canal de comunicação aberto, em que todas as partes possam expressar opiniões em relação às estratégias.

Aqui não incluímos apenas os clientes da assessoria de imprensa, mas o público externo, o interno e até mesmo outros profissionais da comunicação.

É papel do assessor de imprensa se preocupar com o olhar dos outros, a fim de potencializar a efetividade das estratégias digitais e tradicionais.

No entanto, para que você consiga aproveitar todo o potencial do canal de comunicação aberto, é imprescindível entender os motivos para fazer isso. Sem um olhar estratégico, o papel do assessor de imprensa fica limitado.

4 dicas para aprimorar o papel do assessor de imprensa com canal de comunicação aberto

Para que você consiga obter toda a efetividade da assessoria de imprensa, selecionamos 4 dicas para manter o canal de comunicação aberto com os públicos que fazem parte do seu dia a dia.

Esperamos que nossas dicas tragam bons resultados para seu cliente, bem como ajudem a renovar seu olhar sobre o papel do assessor de imprensa digital, que vai muito além da estruturação de um bom release.

1. Aprenda a ouvir seu cliente

Nossa primeira dica para manter o canal de comunicação aberto na assessoria de imprensa é ouvir seu cliente. Ele é a pessoa mais interessada em entender as estratégias estruturadas para a empresa dele.

O grande problema é que essa relação não é muito fácil. Afinal, muitas vezes as duas partes desejam ter mais razão do que a outra, o que ocasiona desgastes e ruídos na comunicação.

No entanto, aprender a ouvir o cliente é papel do assessor de imprensa, além de também ser uma tarefa muito vantajosa para sua rotina. Afinal, dessa atitude podem sair bons insights de estratégias e alinhamento de ideias.

É fundamental que as ideias e os objetivos estejam alinhados entre assessor de imprensa e cliente. Além disso, é importante compreender que o assessorado pode não ter conhecimento técnico sobre Comunicação, mas entende o próprio negócio com bastante domínio e profundidade.

Portanto, não deixe o canal de comunicação com o cliente unilateral. Isso só vai prejudicar o seu rendimento profissional. Aprender a ouvir o assessorado garante um sorriso de tranquilidade no fim do mês.

2. Entenda que a imprensa também emite uma visão sobre a empresa

Desde a assessoria de imprensa tradicional, o relacionamento com a imprensa é um dos pilares da profissão. Na era digital, isso ainda permanece igual.

Elaboração de releases, disparo dos materiais e follow-up são estratégias-chave para manter um bom relacionamento com a imprensa. No entanto, isso não basta. É preciso ouvir o que os veículos noticiosos dizem sobre a empresa assessorada.

Como fazer isso? Invista em um bom monitoramento de notícias. Essa é uma boa forma de ouvir a imprensa e cumprir o papel do assessor de imprensa digital de maneira eficaz.

O clipping te ajuda a entender como a imagem da empresa do cliente está sendo percebida pelos veículos jornalísticos. Isso permite que crises sejam evitadas ou gerenciadas da melhor forma possível.

Além disso, é uma ótima alternativa para ficar de olhos abertos aos assuntos que interessam os jornais. Ou seja, as chances de encontrar oportunidades para o cliente aumentam de forma significativa.

Para executar um bom monitoramento de notícias, a alternativa mais eficaz para o assessor de imprensa é investir em uma ferramenta profissional de clipping. Um ótimo exemplo é o NewsStream, plataforma que otimiza o processo, evita furos e garante resultados completos para o seu cliente.

3. Aprenda a ouvir o público

Nossa terceira dica para cumprir com eficiência o papel do assessor de imprensa é aprender a ouvir o público externo. Se isso era complicado na era da comunicação tradicional, no mundo digital é uma tarefa mais simples.

As mídias sociais, por exemplo, permitem que o assessor mantenha um olhar estratégico ao que é falado sobre a marca no meio digital.

Essa tarefa só vai trazer benefícios para seu cliente. Crises, oportunidades, assuntos do momento, pessoas influenciadoras e verificação da efetividade das estratégias são coisas que podem ser conquistadas ao ouvir o público externo.

Talvez o grande problema dessa tática seja a falta de tempo na rotina corrida dos profissionais. Mas para evitar que o papel do assessor de imprensa não seja cumprido de forma efetiva, é possível contar com a ajuda de softwares.

O Zmonitor é um exemplo de plataforma que os assessores de imprensa podem utilizar para monitorar os comentários dos usuários, fazer análise de sentimento, encontrar oportunidades e, o mais importante, evitar que crises de imagem se instalem.

Aprender a ouvir o público externo é uma tarefa que exige calma do assessor de imprensa, mas é algo que vai complementar os resultados conquistados com as estratégias do planejamento de comunicação.

4. Valorize a opinião de outros profissionais da comunicação

Nossa última dica é, muitas vezes, deixada de lado pelos assessores de imprensa. Não é difícil entender o motivo para que isso aconteça.

Profissionais da comunicação tendem a enxergar outros comunicadores como concorrência. Isso só prejudica os resultados na era da informação digital.

No mundo digital, é fundamental aprender a ouvir outros profissionais da comunicação. Afinal, todos precisam “dar as mãos” para que os resultados sejam eficientes.

Designers, publicitários, jornalistas, assessores de imprensa e tantos outros comunicadores podem compartilhar conhecimento, com o objetivo de melhorar a execução de estratégias.

Hoje, não basta ser apenas um assessor de imprensa que sabe escrever um bom release. É preciso ter noções de identidade visual, de softwares de design e de estrutura textual jornalística. Só assim você vai conseguir conquistar um cliente satisfeito.

Para conhecer outros motivos de aprender a ouvir outros profissionais na assessoria de imprensa, faça o download do nosso e-book Assessoria digital: 6 públicos que você deveria valorizar.