o que significa seo

Descubra o que significa SEO na assessoria de imprensa

Quem trabalha com assessoria de imprensa digital precisa pensar na seguinte questão: o que significa SEO e como posso aplicar as técnicas na comunicação externa?

Se você tem dúvidas sobre isso, saiba que pensamos em você e elaboramos um conteúdo estratégico para aprimorar sua rotina profissional.

Mas o que significa SEO, blog AI?

Para responder a essa questão, reunimos o nosso trabalho com produção de conteúdo sobre comunicação digital com quem entende do assunto: os profissionais do site SEO comprovado.

Você vai perceber que essas três letras, por mais complicadas que pareçam, fazem parte de uma estratégia essencial para o trabalho com comunicação digital.

De acordo com nossos parceiros, SEO significa Search Engine Optimization. Para simplificar, um conjunto de técnicas que ajudam a posicionar páginas no topo dos resultados dos mecanismos de busca. Ou seja, o conhecido Google.

Qual é o maior objetivo dessas técnicas? O Site SEO comprovado responde: trazer mais visitantes a um site.

  • Mas o que isso tem a ver com assessoria de imprensa?

Se levarmos isso para a assessoria de imprensa, ganhamos pontos positivos para a visibilidade do nosso cliente no meio digital.

As técnicas de SEO, que na produção de conteúdo estão inseridas na escolha de palavras-chave, na inserção do termo estratégico nos títulos e na construção de textos de qualidade, são ótimos auxílios para aprimorar a reputação de seu cliente.

Afinal, aparecer nos primeiros resultados do Google garante que a marca seja mais reconhecida e, com o tempo, se torne referência em um determinado assunto.

No entanto, os profissionais do SEO comprovado fazem um alerta: SEO é um processo longo. É preciso ter paciência e alinhar as expectativas do cliente. Afinal, os resultados não aparecem no outro dia. É um trabalho que traz resultado a longo prazo.

Para se aprofundar no assunto e aprender o que significa SEO de forma didática, não deixe de conferir o Guia Definitivo Para Iniciantes que o SEO comprovado elaborou. Nós, do blog AI e da Knewin, recomendamos a ótima leitura!

Aliás, se você não tiver tempo para ler o conteúdo, saiba que eles disponibilizam um vídeo didático sobre o tema no canal do Youtube. Não tem desculpa para deixar o SEO de lado, não é mesmo?

Como posso aplicar SEO na assessoria de imprensa?

Entender o que significa SEO é o primeiro passo para potencializar os resultados da assessoria de imprensa. No entanto, é preciso ir além.

Para conquistar ótimos resultados para seu cliente, é importante saber que SEO e assessoria de imprensa andam de mãos dadas.

Afinal, não podemos esquecer que o meio digital é um espaço cheio de informações. Para se destacar nesse cenário e ser relevante, existem alguns pontos que você, como assessor de imprensa, deve lembrar.

1. SEO e release

Releases continuam sendo ferramentas-chave na assessoria de imprensa. No entanto, com as redações jornalísticas enxutas, acabamos elaborando conteúdos para portais de notícia, sites, blogs especializados e para parcerias com influenciadores digitais.

Então, como garantir que seu release ou sugestão de pauta vai ser encontrado no meio digital? A resposta é simples: com as técnicas de SEO.

Pesquisa e escolha de palavras-chave, títulos e subtítulos, conteúdos multimídia e otimização do texto para evitar perda de relevância no mecanismo de busca (textos replicados em diversos sites são penalizados pelo Google) são pontos que você deve prestar atenção na elaboração de releases.  

Então, da próxima vez que estruturar um release para seu cliente, não esqueça de pensar nas técnicas de SEO. Isso vai aprimorar seu trabalho com comunicação externa.

2. Conteúdo relevante

Tenha em mente que nem todos os assuntos relacionados à marca de seu cliente são interessantes para as pessoas. Uma ótima maneira de aplicar SEO na assessoria de imprensa é lembrar de relevância nas temáticas.

Antes de elaborar um release específico, pesquise se esse tema (a partir de palavras-chave) realmente vale o investimento.

Para fazer isso, utilize ferramentas como Google Trends e Google Adwords. Essas plataformas, gratuitas, vão te ajudar a perceber quais são os temas mais procurados pelos usuários e quais as palavras-chave que têm maior volume de pesquisa.

Não esqueça que palavras-chave de cauda longa (com mais de 3 termos) podem ser ótimas escolhas. Elas têm um volume de pesquisa menor, mas têm uma grande relação com o serviço de seu cliente.

3. Site do cliente

Outra maneira de aplicar o SEO na assessoria de imprensa é otimizar o site de seu cliente. Sites são canais de comunicação diretos com os consumidores.

No entanto, para que eles apareçam no mecanismo de buscas, é preciso otimizá-los e torná-los relevantes para o Google e para os usuários digitais.

Pense em otimização de títulos, de tags, de palavras-chave relacionadas ao site (junto com palavras que devem ser negativadas) e em descrição do conteúdo, por exemplo.

Se você não souber como fazer isso, lembre de algo que sempre enfatizamos aqui no blog: faça parcerias com outros profissionais. Sempre preze pela entrega de bons resultados para seu cliente.

Mas também não esqueça que SEO não é um “bicho de sete cabeças”. Procurar cursos sobre essa temática, por exemplo, pode te ajudar a entregar um resultado mais completo para seu cliente.

Por fim, se você quiser se aprofundar e descobrir o que significa SEO em releases, saiba que elaboramos um infográfico sobre esse assunto. Faça o download do material gratuito com 7 dicas para aplicar SEO em releases na assessoria de imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *