Notícias negativas sobre o cliente: é importante monitorar?

Quando você faz clipping, você inclui as notícias negativas em seu relatório de assessoria de imprensa? Essa é uma pergunta importante, já que conteúdos que não são positivos tendem a ser varridos para debaixo do tapete.

E essa não é a melhor escolha.

Por que devemos nos preocupar com notícias negativas?

Um bom relatório de clipping, que é automatizado a partir do investimento em uma ferramenta como o Knewin Notícias, contém um compilado macro sobre a imagem do cliente da imprensa.

E esse compilado macro inclui notícias positivas, neutras e negativas sobre seu cliente.

Afinal, tudo o que você obtém com o clipping pode ser usado de forma estratégica e construtiva. E isso vale para as ações de assessoria e para a reputação da marca do cliente.

No entanto, quando encontramos notícias negativas na busca por conteúdos jornalísticos no dia a dia, a primeira reação que temos, em muitos casos, é deixá-las de lado, sem que nosso cliente tenha noção disso.

A atitude de varrer as notícias que não são positivas para debaixo do tapete é um passo em falso. Você sabia disso?

Notícias negativas são tão importantes quanto as notícias positivas.

Aliás, existem casos em que elas são mais importantes do que você imagina. Afinal, fazem com que a gente ligue um alerta vermelho e analise, de forma minuciosa, as ações de nosso planejamento em assessoria.

Colocar, no radar do clipping, as notícias que mencionam seu cliente de forma negativa vai te ajudar em alguns aspectos da assessoria de imprensa:

  1. Ajuda na antecipação de crises de imagem.
  2. Torna o processo de gestão de crise mais efetivo.
  3. Permite a identificação de ameaças e de fraquezas do cliente.
  4. Proporciona a detecção de informações negativas e falsas sobre o cliente.

Isso quer dizer que o monitoramento de notícias negativas amplia o leque de possibilidades para reverter situações delicadas para o cliente.

Mas não adianta você entender as vantagens desse olhar diferenciado no clipping, sem saber como executar o processo, certo?

Como identificar notícias negativas no clipping

Um monitoramento de notícias estratégico exige que você deixe alguns conceitos de lado, para que consiga observar os conteúdos jornalísticos por outros ângulos.

Muitas agências de assessoria ainda tentam encaixar centimetragem e valoração no clipping digital. Ou ainda querem métricas quantitativas, como quantidade de conteúdos que mencionam ou cliente.

Mas, para que você execute um monitoramento de mídias efetivo, é preciso entender a importância de métricas qualitativas, que estão inseridas em estratégias como a análise de sentimento.

  • Como fazer análise de sentimento

A análise de sentimento é uma estratégia que consegue impulsionar o olhar que temos em relação ao clipping.

E isso faz com que o monitoramento de notícias, uma ferramenta tão conhecida na assessoria de imprensa, se torne estratégica e alavanque oportunidades.

Para fazer uma boa análise de sentimento, você precisa de um clipping completo. E isso é resolvido com o investimento em uma plataforma para monitoramento de mídias, como o Knewin Notícias.

A partir de um compilado completo de notícias que mencionam seu cliente, ou o nicho de atuação da marca, por exemplo, você executa um processo analítico e qualitativo.

A análise de sentimento consiste em categorizar os conteúdos do clipping em notícias negativas, neutras e positivas. E isso é feito a partir do olhar habilidoso do assessor de imprensa, que consegue detectar o teor dos termos usados para mencionar o cliente.

Com essa categorização, você consegue focar nas notícias negativas e entender o que está acontecendo com a imagem de seu cliente.

E isso permite que você estruture ações de contingência para a marca do assessorado. Ponto para você.

Ferramenta de clipping é carta na manga para detectar notícias negativas

Entender a importância do monitoramento de notícias negativas é o primeiro passo para uma assessoria de imprensa mais efetiva e de resultados.

No entanto, monitorar os conteúdos que mencionam o cliente de forma manual torna o processo de clipping complicado e demorado.

Quando fazemos um monitoramento de notícias manual, deixamos nossa rotina suscetível aos furos. Afinal, podemos nos distrair, ficar cansados e deixar um conteúdo jornalístico que menciona o cliente passar despercebido.

E não é isso que você deseja, certo?

Então, a melhor forma de garantir um olhar completo ao clipping é investir em uma ferramenta para monitoramento de mídias.

O Knewin Notícias é um exemplo de plataforma para clipping. E a ferramenta facilita a rotina de quem deseja prestar atenção no sentimento dos conteúdos noticiosos.

Afinal, a plataforma da Knewin automatiza o processo de busca por conteúdos noticiosos no meio digital e em fontes tradicionais.

O que isso quer dizer?

A ferramenta Knewin Notícias permite que você monitore fontes digitais, impressas, radiofônicas e televisivas em apenas um local. E isso representa otimização na rotina.

Com um clipping automatizado, fica mais fácil analisar o sentimento das notícias. Afinal, você não precisa buscar conteúdos manualmente.

E uma análise de sentimento facilitada representa um olhar mais minucioso em relação às notícias negativas que mencionam seu cliente.

Por fim, se quiser se aprofundar no assunto, saiba que temos um e-book para falar sobre a importância de monitorar notícias negativas na assessoria de imprensa. Clique aqui para fazer o download gratuito do material.