Newsjacking: por que aproveitar a estratégia na assessoria de imprensa

Você sabe o que significa newsjacking? Talvez você já faça isso na rotina da assessoria de imprensa, mas não conheça a tática com o nome técnico. A estratégia de aproveitar conteúdos de oportunidade, que vem do Marketing, é uma ótima forma de melhorar a visibilidade do cliente no meio digital.

Saber como aproveitá-la da melhor forma possível é uma ótima maneira de potencializar os resultados do cliente com a produção de conteúdo. No entanto, existem alguns detalhes que não podem passar despercebidos por qualquer assessor de imprensa habilidoso.

Newsjacking tem a ver com produção de conteúdo para o cliente

Aqui no blog, enfatizamos com frequência que o assessor de imprensa digital é muito mais do que um mediador entre cliente e imprensa. Agora, ele também é um produtor de conteúdo.

Se a elaboração de materiais ainda não faz parte da sua rotina, é hora de mudar esse cenário. Afinal, depender apenas do disparo de releases para a imprensa não basta mais para conquistar resultados no mundo digital.

Uma das formas de produzir conteúdo para o cliente é “dar as mãos” para o Marketing. Nesta área, existe uma estratégia chamada newsjacking. A tática nada mais é do que aproveitar os conteúdos que são tendência no momento.

Isso quer dizer que esses assuntos são conteúdos de oportunidade. Saber aproveitar isso é uma forma de sempre ter uma carta na manga para potencializar a visibilidade do cliente.

Afinal, quando você aproveita os assuntos do momento, permite que o público externo e a imprensa vejam a empresa como uma marca atualizada e como referência no assunto.

Além disso, newsjacking significa atrair um público novo, pois o conteúdo vai ser encontrado com maior facilidade, por causa da quantidade de pesquisas nos sites de busca.

No entanto, entenda que conteúdos de oportunidade não são características de uma empresa sortuda. É preciso ter um olhar muito estratégico para aproveitar o newsjacking da forma mais eficaz possível.

Ferramenta de monitoramento de notícias potencializa o newsjacking

Para que a estratégia de marketing seja aproveitada da melhor forma possível na assessoria de imprensa, estar de olho nos conteúdos noticiosos relacionados ao nicho de mercado do cliente é essencial.

Sim, essencial. Como você vai ter noção do que produzir de conteúdo para o cliente sem estar de olho nas novidades do nicho de mercado? A tarefa fica complicada dessa forma.

Para facilitar esse processo e permitir que o newsjacking traga bons resultados para a empresa do cliente, entenda que existe uma estratégia na assessoria de imprensa que vai te ajudar: o clipping.

O bom e velho monitoramento de notícias vai além da verificação de matérias noticiosas que mencionam o cliente. Ele pode ajudar o assessor a ficar atento ao que há de novo no nicho de mercado da empresa.

Existem algumas formas de fazer isso. Selecionamos 3 para que você tenha opções para otimizar seu dia a dia corrido.

1. Site de buscas

A primeira alternativa já é sua velha conhecida há um bom tempo. A pesquisa no site de buscas é uma forma de encontrar conteúdos relacionados aos termos de pesquisa escolhidos.

O Google, por exemplo, fornece a opção de alerta para as palavras-chave escolhidas. Dessa forma, quando um assunto que corresponde ao termo for indexado na plataforma, você vai receber uma lista com os resultados por e-mail.

Se os seus olhos estão brilhando achando que isso vai ser estratégico para a assessoria de imprensa, saiba que não é bem assim. O site de buscas pode limitar e comprometer seu rendimento profissional.

Isso por dois simples motivos: ranqueamento e falhas no sistema de alerta. Os conteúdos são ordenados de acordo com critérios de SEO na ferramenta. Essa forma de organização diminui as chances de você entrar em contato com o material. Além disso, o sistema de alerta nem sempre é instantâneo ou exato.

2. Ferramenta de clipping

A segunda opção para conseguir praticar o newsjacking na assessoria de imprensa é investir em uma ferramenta profissional de clipping. Além de ajudar no monitoramento de conteúdos que mencionam o cliente, ela permite que você fique de olhos nas novidades do nicho de mercado da empresa.

Um exemplo de ferramenta de clipping é o NewsStream. Na plataforma, você pode fazer pesquisas por palavras-chave específicas e salvar a busca. Isso otimiza o tempo no dia a dia.

Além disso, a ferramenta conta com a funcionalidade para envio de alertas. Ela te mantém informado sempre que um conteúdo novo relacionado ao termo de interesse é indexado no sistema.

Contar com o auxílio de uma ferramenta de clipping é uma forma de ficar atento para aproveitar os conteúdos de oportunidade, produzir materiais atuais, ficar à frente da concorrência e potencializar a visibilidade do cliente no meio digital.

3. Agregador de feed

A terceira opção para ajudar a potencializar o processo de newsjacking é a criação de uma conta em um agregador de feeds como o Feedly. É uma boa forma de se manter atualizado sobre diversos assuntos.

No Feedly, por exemplo, você pode seguir conteúdos relacionados a temas específicos ou até mesmo uma determinada revista. Nisso, incluímos veículos noticiosos nacionais e internacionais.

Talvez o empecilho dessa escolha seja o fato de que você vai precisar entrar na ferramenta para se manter atualizado. Mas que tal tentar?

Como assuntos de oportunidade têm relação com elaboração de textos para o cliente, sugerimos o download e a leitura do nosso e-book Produção de conteúdo: 7 formas de produzir conteúdo de qualidade na assessoria de imprensa digital.