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Por que investir em gestão de mídia social na assessoria de imprensa?

Com frequência, enfatizamos a temática gerenciamento de mídia social aqui no blog. No entanto, ainda existem muitos profissionais que não conseguem perceber a importância desse canal de comunicação digital para a assessoria de imprensa.

Afinal, o assessor de imprensa tradicional era um mediador entre empresa e jornalistas. Mas agora o jogo é outro. Saber aproveitar a potencialidade das mídias sociais é uma forma de aprimorar o rendimento profissional e conquistar ótimos resultados para o cliente.

4 motivos para assessores saberem gerenciar mídia social

Se você é um profissional que ainda não consegue perceber a importância da mídia social como estratégia na assessoria de imprensa, é hora de mudar de opinião.

Pensando nessa situação, selecionamos 4 bons motivos para você parar de dizer que gerenciamento de Facebook só é coisa de profissional de Social Media ou que pensar em identidade visual para Instagram não é sua função.

1. Permite que você conheça o público

Uma das coisas mais poderosas que o gerenciamento de mídia social proporciona à assessoria de imprensa é a obtenção de dados referentes ao público de interesse de uma empresa.

São informações sobre audiência, engajamento, faixa etária, profissão, interesses e outras coisas essenciais para entender com profundidade o público com o qual você está se comunicando nos canais digitais.

Portanto, ao investir na gestão das mídias sociais, saiba que você está potencializando os resultados da assessoria de imprensa, já que vai conseguir perceber se determinada estratégia realmente vale a pena para o público de interesse.

Para facilitar sua rotina, aproveite ferramentas como Facebook Analytics, zMonitor, Iconosquare e Klout.

2. Aumenta as chances de conquistar novos consumidores

Já que a gestão de mídias sociais permite a obtenção e a análise de informações relacionadas ao público do cliente no meio digital, fica muito mais fácil conquistar novos potenciais consumidores.

Afinal, você vai saber com quem está falando. Além disso, as redes sociais proporcionam algo poderoso para as empresas: produção de conteúdo próprio.

Isso quer dizer que o assessor de imprensa não precisa depender mais apenas dos releases disparados para jornalistas. É possível investir na elaboração de conteúdo para os canais digitais.

No entanto, sempre priorize a qualidade em vez da quantidade. O consumidor digital tem diversas fontes para consumir informação. Além disso, não é mais passivo em aceitar qualquer conteúdo. Portanto, lembre-se de produzir materiais que sejam úteis para o dia a dia das pessoas.

Você sabia que já elaboramos um e-book sobre isso? Se ainda não conferiu, faça o download do material Produção de conteúdo: 7 formas de produzir conteúdo de qualidade na assessoria de imprensa digital.

3. Proporciona olhar estratégico em relação aos concorrentes

Se antes analisar a concorrência do cliente significa visitar as lojas físicas ou fazer uma pesquisa de campo cansativa, hoje, com apenas um clique e uma boa ferramenta de monitoramento de mídia social, o assessor de imprensa tem o poder em suas mãos.

Com a ajuda de uma ferramenta como o zMonitor ou a Fanpage Karma, o assessor de imprensa consegue monitorar, com olhar estratégico, as empresas que competem no mesmo nicho de mercado do cliente.

É possível analisar publicações, conteúdos compartilhados, engajamento e tantos outros dados que o meio digital fornece aos usuários.

Hoje, é muito mais fácil competir com outras empresas. No entanto, tenha noção de que isso é uma faca de dois gumes. Ter facilidade de acesso aos dados da concorrência não significa que seu cliente vai se sair melhor no ambiente digital.

É preciso que o assessor de imprensa seja perspicaz para perceber quais estratégias podem ser melhores do que os materiais produzidos pela concorrência, além de perceber erros cometidos por outras empresas e saber como evitá-los.

4. Permite a visibilidade de pequenos negócios

Nosso último bom motivo para assessores de imprensa investirem no conhecimento de gestão de mídia social é que os canais digitais proporcionam maior visibilidade às pequenas empresas.

Se antes era muito difícil competir com grandes marcas no meio físico, hoje já é possível ser encontrado com maior facilidade. E a assessoria de imprensa precisa aproveitar a potencialidade dessa ferramenta de comunicação.

Estamos abordando esse assunto pelo fato de sabermos que muitas empresas menores têm notado a importância da assessoria de imprensa e procuram por esse serviço. Muitos assessores trabalham com a gestão de imagem de pequenos negócios.

Quando se aproveita o potencial das mídias sociais, com o foco em produção e compartilhamento de conteúdo de qualidade, é possível conquistar resultados notáveis para o cliente.

Principalmente porque muitas redes sociais trabalham com anúncios pagos e permitem que a empresa apareça no feed de notícias dos usuários que preenchem determinados requisitos (localização é um deles).

Se o assessor de imprensa souber gerenciar a mídia social de forma estratégica, com certeza vai conquistar um cliente satisfeito com os resultados. Portanto, não hesite em se atualizar e enfrentar novos desafios na área da comunicação.

Para se aprofundar no assunto sobre redes sociais, sugerimos o download do e-book Assessoria de imprensa e mídias sociais – 18 coisas que você precisa entender.

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