Melhor assessoria de imprensa: 4 estratégias para agências

Quando se fala em melhor assessoria de imprensa, é preciso pensar em estratégias para impulsionar o serviço de comunicação. Seja você um gestor de agência ou não, conhecer táticas para os meios digital e offline é algo imprescindível para alcançar bons resultados para o cliente.

Conheça 4 estratégias para uma melhor assessoria de imprensa

No atual momento, assessoria de imprensa significa unir estratégias dos meios offline e online. Tudo isso para que o profissional da comunicação consiga alcançar os objetivos desejados pelo cliente.

Para obter a melhor assessoria de imprensa é fundamental ter um olhar macro e estratégico. Nem sempre essa é a realidade das agências.

Em muitos casos, os profissionais deixam o olhar estratégico para situações pontuais, como crises. Por mais inocente que pareça, isso é capaz de comprometer a rotina da assessoria e a entrega de resultados para o cliente.

Portanto, é fundamental que os profissionais da agência tenham noção do panorama macro sobre o cliente. O objetivo disso é evitar situações desgastantes e desnecessárias.

Para obter a melhor assessoria de imprensa a fim de oferecer serviços de qualidade ao cliente, existem algumas dicas que você pode incluir no dia a dia da agência.

Separamos 4 estratégias para ampliar seu olhar sobre a assessoria de imprensa. Essas táticas servem para conquistar uma visão macro sobre a empresa de seu cliente.

1. Objetivos

Nossa primeira dica é fundamental para o sucesso de qualquer empresa de assessoria de imprensa: estruturação de objetivos. Esse pequeno detalhe vai ser o norteador de todas as estratégias executadas para o cliente.

É importante saber onde o cliente quer chegar e qual o caminho que deseja traçar. Não adianta o assessor de imprensa elaborar um planejamento sem saber quais são os objetivos da empresa.

Entenda que essa etapa vai funcionar como guia. Além disso, saiba que ela vai ser diferente para cada cliente. Portanto, mantenha um canal de comunicação aberto para evitar possíveis desgastes na rotina.

2. Público

Definir o público de interesse do cliente é algo essencial para uma melhor assessoria de imprensa. Afinal, saber com quem você deseja falar é importante para elaborar mensagens-chave para o planejamento.

Além disso, ter noção de quem é o público de interesse permite que as estratégias sejam mais assertivas. Isso pelo simples fato de que o assessor vai saber onde essas pessoas estão.

O bom rendimento da assessoria de imprensa tem relação com a definição de públicos. A forma de se comunicar, as mídias sociais e os veículos noticiosos podem variar conforme as pessoas que a empresa deseja atingir.

3. Planejamento

Planejamento. Essa é uma palavra que usamos com frequência aqui no blog. No entanto, ela nunca sai de moda na assessoria de imprensa.

Esse termo carrega muitas estratégias e etapas indispensáveis para uma melhor assessoria de imprensa. Não adianta achar que é um ótimo profissional confiando apenas em sua mente.

Elaborar um bom planejamento é importante para documentar todas as estratégias escolhidas para determinado cliente. O documento funciona como um canal de comunicação e como uma forma de nortear o trabalho do assessor.

Nós já elaboramos um e-book sobre esse assunto. Se ainda não leu o material, que tal fazer o download do nosso guia Planejamento de assessoria de imprensa: 8 passos para uma estratégia imbatível?

4. Mensuração

Por fim, nossa quarta dica para impulsionar os resultados da assessoria de imprensa é a mensuração de resultados. Essa etapa muitas vezes é esquecida pelos profissionais.

Sabemos que elaborar relatórios e mensurar resultados nem sempre são tarefas fáceis e prazerosas. No entanto, são fundamentais para mostrar ao cliente que valeu a pena o investimento financeiro em um serviço de comunicação.

Essa mensuração de resultados depende dos objetivos do cliente. Por isso, falamos sobre a importância de estruturá-los.

O fundamental é que você defina métricas para analisar os resultados. Não esqueça que números soltos são apenas números. Sozinhos eles não significam muita coisa.

Vamos deixar outro lembrete: essa mensuração permite que a agência consiga analisar quais as estratégias que proporcionaram os resultados esperados. Isso permite que, no próximo planejamento, outras táticas sejam implementadas.

Por fim, se você quiser se aprofundar no assunto, faça o download do nosso e-book Melhores práticas para agência de comunicação de resultados. O material vai potencializar ainda mais a sua rotina.

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