Inteligência de mercado: o clipping como ferramenta competitiva

Fazer inteligência de mercado significa transformar dados brutos em informações analíticas e valiosas para o crescimento de uma empresa. A partir disso, conseguimos dar passos mais precisos e construir ações de comunicação realmente efetivas para uma marca.

E o Business Intelligence, como a estratégia também é conhecida, tem relação com uma ferramenta muito utilizada na assessoria de imprensa: o monitoramento de notícias.

Mas a gente sabe que inteligência de mercado não é um tema muito abordado na assessoria de imprensa.

Por isso, neste artigo, vamos te explicar como funciona essa estratégia e como podemos uni-la ao monitoramento de notícias.

Além disso, você vai entender como ela é vantajosa para enxergar oportunidades e proporcionar competitividade para empresas de diversos segmentos.  

 

Entenda o que significa inteligência de mercado

Podemos resumir a premissa da inteligência de mercado da seguinte forma:

  • Utilizar dados analíticos para aprimorar a performance de uma empresa, implementar ou modificar produtos e serviços, melhorar o relacionamento com os públicos e garantir mais competitividade às marcas.

Também podemos resumir o BI em uma frase mais simples: coleta e análise de informações valiosas para gestores de empresas e profissionais de comunicação.

Talvez você ainda não conhecia essa definição. Porém, provavelmente já fazia isso para seu cliente de assessoria de imprensa na hora de construir relatórios analíticos sobre as ações de comunicação.

O interessante é que essas informações valiosas são geradas pela própria empresa (de forma interna e externa) e pelo mercado de atuação da marca.

  • A importância da análise dos dados no BI

Os conteúdos valiosos estão disponíveis no meio digital, mas precisam ser garimpados, selecionados e analisados, para que um profissional consiga utilizar esses materiais em benefício de uma empresa.

A partir desse garimpo de informações valiosas em um oceano de informações, a inteligência de mercado nos proporciona um olhar crítico. Afinal, dessa maneira, conseguimos conquistar 5 coisas:

  1. Enxergar tendências.
  2. Obter insights para ações de comunicação.
  3. Observar oportunidades para a marca assessorada.
  4. Detectar fraquezas da empresa.
  5. Tomar decisões com mais facilidade e ajudar os gestores das empresas a serem mais estratégicos.

Com esse olhar perspicaz e sistemático, é possível reposicionar uma empresa no mercado, gerando melhor competitividade entre as marcas.

Por consequência, tem-se vantagem em relação à concorrência. E isso vale tanto para ações de comunicação (em redes sociais e na imprensa), bem como para desenvolvimento de novos produtos.

Porém, agora você deve estar pensando: “como o BI pode ser executado por um assessor de imprensa?”.

A resposta é bem simples: utilize o monitoramento de notícias, analise as redes sociais e dialogue com os públicos interno e externo.

Essas são estratégias presentes na rotina da assessoria digital, certo?

E elas podem ser reestruturadas para englobar a análise de mercado do cliente.

Só é preciso que você saiba utilizar a potencialidade das ferramentas para garantir novas oportunidades para a marca do assessorado.

Saiba como unir clipping e inteligência de mercado

Bem, o monitoramento de notícias é uma estratégia-chave para a assessoria de imprensa. Afinal, permite a obtenção de um panorama completo sobre a imagem de uma marca na imprensa.

Além disso, a partir da mensuração do clipping, conseguimos comprovar o valor do serviço de comunicação.

Porém, a questão que estamos abordando neste artigo é saber como unir o clipping de notícias à inteligência de mercado.

Dessa forma, conseguimos obter melhores resultados para nossos clientes tomarem decisões com mais facilidade.

E a resposta para isso é incluir alguns termos-chave no processo de monitoramento de notícias para seu cliente.

Quais termos são esses?

  • Palavras-chave relacionadas ao mercado de atuação da empresa.  
  • Termos relacionados à concorrência do cliente.
  • Temáticas que podem afetar o posicionamento de uma marca, como mudanças políticas, tecnológicas, ambientais e sociais.

Para decidir quais termos devem entrar no monitoramento de notícias voltado para inteligência de mercado, você pode decidir junto com o seu cliente quais são os temas mais importantes para estarem no radar do clipping.

Esses temas e palavras-chave precisam estar alinhados aos objetivos e ao planejamento estratégico da empresa de seu cliente.

Depois do processo de definição dos termos-chave, é hora de planejar o monitoramento de notícias.

  • Como planejar o monitoramento de notícias

Antes de qualquer coisa, lembre-se que vivemos a era da abrangência de informação.

Em outras palavras, há muitos conteúdos disponíveis para monitorar. E se fizermos isso de forma manual, vamos criar gargalos em nossas rotinas profissionais.

Dessa forma, é preciso pensar em soluções que otimizem o seu dia a dia.

Uma dessas soluções é o Knewin Monitoring, uma ferramenta profissional para monitoramento de notícias. Entre as vantagens dessa plataforma, estão:

  1. Monitoramento de redes sociais.
  2. Possibilidade de construir buscas sem limites de palavras-chave.
  3. Monitoramento de notícias impressas, televisivas, radiofônicas e digitais em um só local.
  4. Praticidade na criação de relatórios.
  5. Identificação de dados analíticos sobre o monitoramento de notícias.

Ou seja, o Knewin Monitoring proporciona resultados mais precisos para que você consiga executar a inteligência de mercado.

Se quiser conhecer o Knewin Monitoring, clique aqui para solicitar uma demonstração da nossa ferramenta.

Com a nossa plataforma, você consegue monitorar o mercado de atuação do cliente, as menções feitas à marca e matérias que falam sobre a concorrência. Tudo isso sem comprometer outras demandas e a rotina profissional.

Assim, você conquista informações completas e dados mensuráveis para ajudar seu cliente a tomar decisões com mais facilidade. 

Em outras palavras, você tem instrumentos poderosos à mão para conseguir potencializar o crescimento de uma empresa, deixando a concorrência para trás.

Portanto, perceba a importância da assessoria de imprensa andar de mãos dadas com estratégias como o Business Intelligence. Só assim podemos competir com eficiência no era da informação.

Por fim, para se aprofundar no assunto, faça o download do nosso e-book gratuito Monitoramento e estudo de mercado.