GUIA DEFINITIVO DO CLIPPING DIGITAL

Separamos em um único post tudo o que você precisa saber sobre clipping digital. 

Boa leitura!

por Caroline Portiolli

Por que falar sobre clipping digital?

O clipping digital é considerado um dos pilares da assessoria de imprensa. Por ser uma atividade fundamental para mostrar resultados do investimento em comunicação para o cliente, é importante que você conheça todas as estratégias disponíveis para potencializar essa tática.

Por isso, resolvemos elaborar um guia definitivo sobre clipping digital, com o intuito de facilitar a sua rotina e garantir que você potencialize essa estratégia para entregar os melhores resultados para o cliente.

Esperamos que este material amplie o seu olhar e sirva como estratégia para aumentar sua receita e conquistar novos clientes.

Boa leitura!​

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Origem do clipping

Antes de avançarmos para a parte prática, vale retomarmos sobre a origem do clipping. Profissionais da comunicação mais novos (que vivenciaram a era digital desde sua origem) podem não saber quão trabalhoso era fazer clipping há muitos anos. Afinal, sempre tiveram acesso a softwares que otimizam diversos processos no dia a dia.

"Se esse é o seu caso, talvez você não saiba que o termo clipping vem do ato de recortar matérias em jornais e revistas. Antigamente, era assim que as menções feitas sobre empresas e pessoas em veículos noticiosos eram monitoradas."

Trabalhoso, não é mesmo? Imagina ter que verificar jornal por jornal ou revista por revista para, primeiramente, analisar se havia matérias publicadas que mencionavam empresa x ou y. Ou ainda ficar ligando para os jornalistas para saber se determinado conteúdo tinha sido veiculado. Depois, ainda era necessário fazer recortes desses conteúdos e agrupá-los para mostrar os resultados para o cliente.

Se a estratégia de clipping fosse realizada dessa forma atualmente, os profissionais teriam a rotina extremamente comprometida. Afinal, pense em quantos jornais e revistas temos para monitorar para o cliente no dia a dia - nem vamos comentar sobre o meio digital. Parece uma missão impossível, não?

Mas felizmente temos a tecnologia a nosso favor. E com isso, o clipping deixou de ser apenas um ato de recortar matérias jornalísticas e passou a ser um processo estratégico em assessoria de imprensa.

Importância do clipping digital

Importância do clipping nos dias atuais

Hoje, o clipping digital é, para o trabalho dos assessores de imprensa, muito mais do que um compilado de conteúdos noticiosos relacionados aos clientes assessorados. É um processo que serve de parâmetro (e termômetro) para analisar os resultados do investimento em comunicação e para desenvolver ou mudar as estratégias elaboradas para o planejamento de assessoria.

O que isso tem de tão importante? Se o assessor de imprensa souber aproveitar toda a potencialidade do clipping digital, é possível conquistar os resultados mais completos para o cliente e provar que vale muito a pena o investimento em um serviço de comunicação.

A questão é que para aproveitar todo o potencial do clipping, é preciso entender que o monitoramento de notícias sofreu modificações com o meio digital. Transformações que trouxeram novas demandas para o trabalho do assessor de imprensa.

Se você não sabe quais são essas modificações e os benefícios para o assessor de imprensa, calma! Vamos explicar. Primeiro, entenda as vantagens de fazer clipping digital para o cliente:

  1. Monitoramento de resultados;
  2. Monitoramento de veículos;
  3. Monitoramento da concorrência;
  4. Monitoramento de conteúdos.

1. Monitoramento de resultados

Primeiramente, quando um assessor de imprensa decide fazer o clipping digital, ele deseja mostrar resultados para o cliente. Sim, esse é o principal objetivo do monitoramento de notícias na comunicação.

Afinal, durante o planejamento de comunicação, você elaborou estratégias para o cliente, escreveu releases de qualidade, selecionou os jornalistas e influenciadores digitais mais relacionados ao assunto, disparou os textos e fez follow-up.

Por isso, é fundamental que, depois de todo esse investimento, o assessor de imprensa monitore as menções relacionadas ao cliente que foram publicadas em veículos de notícia, sites e blogs.

Essa captura de notícias serve para mensurar se as estratégias utilizadas no planejamento de comunicação deram certo e se é preciso adotar outro tipo de tática para melhorar a conquista de resultados. Nada mais é do que aquela velha atividade de recortar matérias jornalísticas (que agora não é feita mais dessa forma; a tecnologia está aí para facilitar a rotina).

Além de possibilitar que o assessor consiga mostrar ao cliente qual foi o resultado do trabalho da assessoria (com a criação de relatórios elaborados com o clipping digital), há ainda mais um motivo para monitorar notícias com frequência: gerenciamento e prevenção de crises.

Sim, essas palavras que deixam qualquer assessor de imprensa arrepiado podem ser evitadas e gerenciadas com o clipping digital. O profissional consegue perceber, a partir das menções nas notícias, qual é o sentimento da imprensa e dos leitores em relação ao cliente.

2. Monitoramento de veículos

Se você nunca cogitou fazer análise de veículos noticiosos e de jornalistas na hora de realizar o clipping digital, saiba que talvez seja a hora de implementar essa estratégia em sua rotina. Quer saber o motivo? Conhecer as editorias e conteúdos que determinados profissionais publicam é fundamental para qualquer assessor que busca os melhores resultados para o cliente.

Isso, junto com o networking através de redes sociais, ajuda a perceber para quais jornalistas determinada sugestão de pauta pode ser enviada, evitando que você comprometa sua rotina (e sua imagem profissional) com disparos desnecessários de releases. Assim, utilize o clipping digital a favor da sua rotina profissional.

3. Monitoramento da concorrência

Qualquer assessor de imprensa que deseja conquistar os resultados mais completos para o cliente precisa entender que ficar de olho nos concorrentes é fundamental. Essa estratégia, se executada da forma correta, proporciona que você deixe a empresa do assessorado passos à frente dos outros.

Monitorar constantemente as outras empresas permite que você obtenha um ótimo panorama para verificar que ações devem ser tomadas, se há estratégias que devem ser modificadas, se o negócio de seu cliente pode investir em um diferencial e se existe algo que o concorrente fez que você deixou de lado.

Entenda que isso é um complemento para você potencializar a conquista de resultados para seu cliente.

4. Monitoramento de conteúdos

Além de monitorar as menções ao seu cliente, os tipos de veículos, editorias e a concorrência, não esqueça de colocar no planejamento do clipping digital os termos relacionados ao mercado de atuação da empresa do assessorado.

Sim, essa estratégia é importante e pode ser implementada no monitoramento de notícias. Ao fazer isso, você abre sua mente para todas as novidades do mercado, permitindo que insights de sugestões de pauta apareçam para você.

Imagine saber, antes dos concorrentes do cliente, quais são as tendências do nicho de mercado. Interessante, não é mesmo? Isso proporciona a elaboração de releases estratégicos e que contenham um diferencial (para chamar a atenção dos jornalistas em meio à diversa quantidade de e-mails que recebem por dia).

Clipping digital como gargalo em assessoria de imprensa

Clipping digital como gargalo em assessoria

O grande empecilho do clipping digital é que, com a diversidade de fontes para o assessor de imprensa procurar notícias, a estratégia acabou se tornando um gargalo na profissão.

O que é considerado um gargalo? Denomina-se uma atividade com esse termo quando ela gera maior fluxo de trabalho nas empresas, comprometendo as outras funções que também são fundamentais para a entrega de resultados.

Você já tinha parado para pensar que o clipping digital poderia ser um gargalo em sua agência ou em sua rotina? Se ainda não tirou um tempo para analisar esse processo, vamos te ajudar.

Faça o seguinte, da próxima vez em que for fazer o clipping digital de seu cliente, mensure o tempo que leva para completar essa atividade. Para te ajudar nessa missão, utilize um software de monitoramento de tempo. Um ótimo exemplo é a ferramenta Harvest. Com ela, você consegue programar a contagem da duração dos processos realizados no dia a dia.

Depois de fazer isso, você provavelmente vai perceber que o clipping do cliente está durando um tempo relativamente grande, que poderia ser melhor aproveitado com outras tarefas.

Mas mantenha a calma. Para tudo há solução. Na era da tecnologia, temos diversas ferramentas à disposição. Só precisamos saber quais são as mais poderosas para completar as atividades com o melhor desempenho possível.

Solução para o gargalo em assessoria de imprensa

Se você deseja acabar com um dos gargalos mais complicados na assessoria de imprensa, precisa saber que o investimento em uma ferramenta profissional de clipping é fundamental.

Sabemos que estratégias que envolvem dinheiro costumam deixar as pessoas relutantes. Afinal, separar determinada quantia do caixa da agência (todos os meses) para uma ferramenta paga (que pode não atender às expectativas) nem sempre é uma tarefa de fácil decisão.

No entanto, é preciso entender que, muitas vezes, optar por alternativas gratuitas nem sempre é a solução mais completa e eficiente. E, em alguns casos, o barato acaba saindo caro, já que você terá de encontrar outra ferramenta para resolver o problema.

Por isso, decidimos te mostrar as vantagens de optar por uma plataforma paga para clipping digital. Dessa forma, selecionamos a ferramenta que irá otimizar e potencializar a sua rotina: o NewsStream.

O NewsStream é uma plataforma da empresa Knewin e garante otimização do dia a dia em assessoria de imprensa, além de eliminar o gargalo no monitoramento de notícias. Conheça algumas das vantagens da ferramenta:

1. Acesso a materiais impressos com versão digital

Materiais Educativos

Se para fazer o clipping de jornais e revistas impressos você ainda assina todas as publicações veiculadas em sua cidade, saiba que isso não é necessário. Já pensou em acessar todos esses conteúdos em seu computador? Com a tecnologia, isso é possível.

Ao utilizar o NewsStream para realizar o monitoramento de notícias do cliente, você tem acesso aos materiais impressos veiculados em versão digitalizada na internet. Como isso otimiza sua rotina? A maioria desses materiais só é disponibilizada na íntegra para assinantes.

Além de otimizar sua rotina, a plataforma permite que a agência elimine gastos desnecessários, já que não será mais preciso fazer a assinatura mensal das publicações.

A ferramenta NewsStream também significa economia de papel. Em uma era de sustentabilidade, quanto menos papel consumirmos, melhor. E a plataforma permite esse controle de recursos ao disponibilizar virtualmente os conteúdos.

2. Quantidade de notícias capturadas e veículos monitorados

Quantidade de notícias capturadas e veículos monitorados

Um dos benefícios do clipping digital (consequência do crescimento da internet) é a abrangência de conteúdos que podem ser disponibilizados para o cliente. E essa é a premissa do NewsStream, que garante uma entrega completa de resultados para o usuário da plataforma.

Com mais de 21 milhões de notícias adicionadas por mês - 800 mil por dia -, a ferramenta garante a potencialização do trabalho do assessor de imprensa. Imagine quantas matérias (nacionais e internacionais) você tem a possibilidade de monitorar ao utilizar a plataforma.

Além dessa abrangência, é fundamental entender mais outra vantagem de utilizar a ferramenta: os resultados não são afetados por técnicas de ranqueamento.

Lembra das técnicas de SEO utilizadas em blogs, por exemplo, para ranquear em sites de busca? Isso não interfere nos resultados disponibilizados pela plataforma profissional de clipping digital.

3. Envio de smart-newsletter

Envio de smart-newsletter

Não é sempre que um assessor de imprensa tem tempo disponível para elaborar Newsletter para o cliente. Automatizar esse canal de comunicação tão importante é fundamental para mostrar os resultados obtidos com o investimento em assessoria de imprensa.

E quanto mais completo for esse documento, melhor para o assessor de imprensa e para o cliente. Essa é a premissa da Smart-Newsletter disponibilizada pelo NewsStream.

Com apenas o trabalho de configurar o envio desse documento na plataforma, o usuário recebe Newsletters completas para potencializar a rotina da assessoria de imprensa.

Esse documento completo fornece ao assessor as seguintes informações: notícias listadas uma a uma; audiência de cada veículo; gráfico com os tipos de veículo; total de notícias e uma nuvem com os termos mais utilizados nas publicações.

4. Personalização de relatório

Personalização de relatório

O envio de relatórios periódicos é fundamental para qualquer assessor de imprensa que deseja ser considerado eficiente. O problema é que, muitas vezes, esses documentos acabam se tornando confusos caso não exista uma identidade visual.

Claro que leva um tempo para criar uma identidade visual para relatórios de clientes. É por isso que contar com a ajuda de uma ferramenta profissional de clipping é imprescindível.

Com o auxílio de profissionais capacitados para tal atividade, o NewsStream permite que o usuário receba relatórios personalizados para enviar para os clientes. A funcionalidade pode ser requerida por agências de assessoria e até mesmo por assessores de imprensa que trabalham por conta própria.

5. Filtros personalizados e alertas

Filtros personalizados e alertas

Para obter uma lista de resultados completa para o cliente, o assessor precisa ter opções de filtros eficazes para realizar o clipping digital. Uma das premissas do NewsStream é garantir uma boa experiência do usuário - e isso vale para a ação de filtragem de notícias. Algumas das alternativas são:

  • Uso de operadores lógicos (para adicionar e excluir termos, por exemplo);
  • Pesquisa sem interferência de letras maiúsculas e minúsculas ou acentuação;
  • Busca por frases e palavras próximas;
  • Pesquisa por fontes noticiosas e autores de matérias;
  • Filtragem por idioma e data;
  • Filtro por período.

Todos os tipos de filtros disponibilizados pelo NewsStream têm a função de melhorar a experiência do usuário e potencializar a entrega de resultados para o cliente. O filtro por período é um diferencial da plataforma, já que permite ao assessor a consulta de notícias que foram indexadas após a última busca.

Parece complicado, não é? Mas pense no processo de clipping digital. Quando você monitora notícias com o NewsStream, o resultado da busca aparece em tempo real. Em alguns casos, você seleciona as notícias pela manhã e só volta para terminar a atividade à noite. Nesse período, algumas matérias foram indexadas.

Ao abrir a ferramenta no período da noite, por padrão, os conteúdos que vão aparecer para você são aqueles que ainda não foram visualizados. Isso otimiza sua rotina e permite a eliminação de conteúdos consultados previamente.

Sobre os alertas, tenha em mente que um dos requisitos de uma ferramenta profissional de clipping digital é a presença de alertas. Essa simples funcionalidade permite que o assessor de imprensa saiba quando um novo conteúdo relacionado à busca é indexado na plataforma.

A funcionalidade de emissão de alertas é capaz de otimizar a rotina da assessoria de imprensa, evitando que o profissional perca tempo procurando as notícias no meio digital. As horas que seriam comprometidas para fazer essa pesquisa podem ser melhor aproveitadas para outras atividades importantes, como a elaboração de releases ou estratégias para redes sociais.

6. Armazenamento na nuvem

Armazenamento na nuvem

Outra funcionalidade do NewsStream capaz de otimizar sua rotina é o armazenamento de dados na nuvem. Isso quer dizer que os conteúdos da plataforma ficam disponíveis 24h para o assessor, independente de onde o usuário acessar a ferramenta.

Isso, na era digital, é imprescindível para a garantia de eficiência no dia a dia. Afinal, de que adianta você pagar por uma plataforma que só fornece os dados em apenas um computador?

Na era da mobilidade, isso já não basta. Portanto, antes de investir em uma ferramenta de clipping digital, saiba se os dados poderão ser acessados de qualquer lugar - otimização em primeiro lugar.

7. Suporte especializado

Atendimento personalizado

Para que todas as estratégias possibilitadas pelo NewsStream deem certo (monitoramento de conteúdos, de resultados, de veículos e da concorrência), o auxílio de profissionais é fundamental.

O NewsStream conta com uma equipe de relacionamento capacitada para ajudar os usuários a potencializarem a busca de conteúdos na ferramenta. Esses profissionais são treinados para auxiliar no mecanismo de pesquisa da plataforma, permitindo que o assessor de imprensa conheça as melhores táticas para realizar o clipping digital.

Esse auxílio profissional potencializa a construção de consultas de conteúdos, proporcionando uma lista de resultados que realmente traga notícias relevantes para o assessor de imprensa e seu cliente.

Soluções alternativas

outras opções

Além do investimento em uma ferramenta profissional de clipping digital, existem outras duas alternativas para o assessor de imprensa fazer o clipping do cliente: site de buscas e clipadoras.

O uso de site de buscas deve ser bem conhecido por você. Afinal de contas, é o mecanismo de pesquisa do Google. Com essa ferramenta gratuita, o assessor de imprensa consegue monitorar os conteúdos noticiosos relacionados ao cliente. No entanto, essa tática pode comprometer a entrega de resultados, já que sofre interferência das técnicas de ranqueamento e possui um sistema de filtragem limitado.

A outra alternativa disponível para agências de assessoria de imprensa é contratar o serviço de uma clipadora. Esse tipo de empresa é responsável por fazer o clipping digital dos clientes solicitados pela empresa de comunicação.

O problema dessa escolha é que o gasto com clipadoras é relativamente alto (se comparado ao investimento em uma ferramenta profissional de clipping digital). Além disso, uma empresa que oferece o serviço de monitoramento de notícias realiza o clipping de diversos clientes - isso quer dizer que a chance de existir furos é muito grande, o que compromete o resultado da atividade da assessoria de imprensa.

Conclusão

Com essas dicas sobre clipping digital, esperamos que você consiga otimizar sua rotina em assessoria de imprensa, além de potencializar a entrega de resultados para o cliente (que é o objetivo dessa área da comunicação).

É importante lembrar que este guia definitivo sobre clipping digital serve para nortear e potencializar sua rotina. Por isso, sempre que estiver com dúvidas em relação ao monitoramento de notícias do cliente, volte aqui e releia as estratégias que selecionamos para este material.

Além disso, lembre-se que o barato sai caro, então vale a pena pensar no investimento financeiro em uma ferramenta profissional de clipping digital.

Se otimizar a rotina e potencializar os resultados para o cliente parece uma ótima ideia para você, talvez seja a hora de testar uma ferramenta de clipping digital. O NewsStream oferece um teste gratuito de 7 dias para que você conheça a plataforma e aproveite todas as estratégias que o software proporciona.

Para solicitar o teste, é só clicar aqui. Depois, nos conte como foi utilizar a ferramenta de clipping com melhor entrega de resultados do mercado.

Achou interessante ? Que tal testar uma ferramenta profissional de clipping digital?

Você não estará assumindo nenhum tipo de compromisso.