Gerenciamento de mídias sociais: 6 dicas para assessores de imprensa

Quem trabalha com assessoria de imprensa digital sabe que gerenciamento de mídias sociais é uma estratégia essencial e poderosa para a conquista de resultados para o cliente.

No entanto, como essa estratégia ainda é relativamente nova para muitos profissionais e está em constante atualização, é importante saber que existem alguns princípios que potencializam o processo e garantem melhores resultados para seu cliente. Conhecê-los potencializa o rendimento profissional.

6 princípios que vão te ajudar no gerenciamento de mídias sociais

Antes de qualquer coisa, você precisa entender que gestão de redes sociais é coisa de assessor de imprensa. Com o crescimento do meio digital, esses canais de comunicação se tornaram estratégias fundamentais para conquistar resultados que proporcionam crescimento para uma empresa.

Sabemos que, em muitas agências, o gerenciamento de mídias sociais é responsabilidade de um profissional de Social Media.

No entanto, precisamos fazer uma ressalva: essa não é a realidade de muitos profissionais. Afinal, existem diversos assessores que trabalham de forma autônoma. Por isso, precisam ter noção de como agir com os canais digitais de comunicação de forma assertiva.

Assim, para facilitar sua rotina profissional, elaboramos este artigo com 6 princípios para guiar o gerenciamento de mídias sociais na assessoria de imprensa. Nossas dicas vão te ajudar a manter o negócio do cliente passos à frente da concorrência.

1. Cada rede social tem suas peculiaridades

Nossa primeira dica é a seguinte: se você pensa que Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter têm a mesma dinâmica de funcionamento, saiba que não é bem assim.

Por mais que todas sejam redes sociais, cada canal de comunicação tem um objetivo, um tipo de público, formatos de publicação variados e diferentes formas de interação.

Para o gerenciamento de mídias sociais no contexto da assessoria de imprensa, é fundamental entender isso, já que o Facebook, por exemplo, pode ser usado para fazer Atendimento ao Cliente e o Instagram é uma opção para investir em campanhas que envolvam engajamento e uso de hashtags.

Se o objetivo é atingir bons resultados com o plano de comunicação e mostrar para o cliente que vale a pena investir em assessoria de imprensa, é fundamental levar essa ideia como mantra.

Ao perceber que cada rede social é peculiar, você deve entender uma coisa: seu cliente não precisa ter conta no Facebook, no LinkedIn, no Instagram, no Snapchat e no Twitter. Querer abraçar o mundo com as mãos pode ser prejudicial.

Faça um mapeamento estratégico para perceber em que redes sociais o público de interesse de seu cliente está. Isso vai ser um norteador para seu trabalho como assessor de imprensa.

Além disso, analise se vai ter conteúdo para publicar em todas essas mídias sociais. Não esqueça que periodicidade de publicação é essencial para aparecer no feed das pessoas e atrair a atenção para a marca assessorada.

2. Público de interesse importa

A segunda dica que selecionamos para este post sobre gerenciamento de mídias sociais tem relação com o público de interesse do assessorado.

Além do estudo do público de interesse apontar quais são os canais de comunicação mais estratégicos para a marca, ainda é possível obter outros insights com o panorama estruturado para o planejamento de mídias sociais.

Linguagem, tipo de publicação, formato de conteúdo (texto, infográfico, vetores e imagens), tipografia e cores são completamente influenciados pelo tipo de público que a marca deseja atingir.

Colocamos essa dica neste post pelo simples motivo de que você não vai conversar com um público jovem, por exemplo, da mesma forma do que seria com um público formado por executivos.

É importante entender esse ponto para evitar ruídos na comunicação e fragilidade na imagem da marca.

Não esqueça que o discurso da marca precisa estar alinhado com as visões da empresa, mas também precisa falar a mesma linguagem do público.

2. Conteúdo de qualidade é fundamental

O terceiro ponto que você precisa lembrar no gerenciamento de mídias sociais é a importância da produção de conteúdo de qualidade.

Isso ainda é mais importante a partir do momento em que plataformas como o Facebook começaram a priorizar, nos feeds dos usuários, conteúdos publicados por amigos e familiares, diminuindo o alcance orgânico de páginas de marcas.

A produção de conteúdo voltado para o público de interesse e que seja útil ao dia a dia as pessoas é fundamental para atrair novos consumidores, engajá-los e fazê-los lembrar da marca.

Além de conteúdos how to do (como fazer determinada coisa), drops de informação (com dicas pontuais), infográficos e cards de datas comemorativas, os assuntos do momento são ótimas opções para investir no planejamento de assessoria do cliente.

Se existe um assunto muito comentado na internet (como um meme, um vídeo que viralizou ou eventos como o Oscar), por que não aproveitá-lo para a marca de seu cliente?

Isso mostra para os consumidores que a marca está atualizada em relação ao que está acontecendo no mundo. 

4. Anúncios são grandes aliados

A quarta dica que você precisa prestar atenção na gestão de mídias sociais tem a ver com anúncios pagos nos canais digitais de comunicação.

Muitas plataformas de rede social trabalham com algoritmos para entrega de conteúdos para os usuários.

Isso tem a ver com o interesse das pessoas em determinado tipo de publicação, o engajamento que a marca tem no meio digital, localização, entre outras coisas.

O problema é que, em muitos casos, o alcance orgânico não é muito favorável para páginas de marcas nas mídias sociais, principalmente no caso do Facebook.

Uma forma de contornar essa situação e manter a visibilidade do cliente nas mídias sociais é o investimento em anúncios pagos.

Se elaborados de forma estratégica, com um orçamento detalhado e organizado, os anúncios conseguem ser ferramentas poderosas para o crescimento das marcas.

Nós temos um post sobre isso, sabia?

5. Interação com seguidores é essencial

Engajamento é fator-chave para o gerenciamento de mídias sociais no contexto da assessoria de imprensa. E esse termo tem a ver com a interação que a marca mantém com os seguidores nos canais digitais.

Redes sociais tem a interação como base para o próprio funcionamento. Sem engajamento, é muito difícil potencializar a visibilidade da marca nesses canais.

Estruture estratégias que permitam o engajamento. Vídeos baseados em storytelling, lives, enquetes, stories no Instagram pedindo opinião e instamissions (campanhas com fotos que acompanham hashtags e temas específicos) são ótimos exemplos para aproveitar todo o potencial do engajamento nas mídias sociais.

Além disso, curta os comentários que os usuários fizerem nas mídias sociais do cliente e compartilhe as fotos publicadas com geolocalização ou hashtags específicas sobre o assessorado no Instagram.

6. Mensuração de resultados é palavra-chave

A última dica do nosso post sobre gestão de mídias sociais é sobre mensuração de resultados. Monitorar as publicações e analisar o desempenho delas é imprescindível para compreender se as estratégias pensadas para o plano de assessoria deram certo.

Escolha métricas para estruturar relatórios periódicos sobre as estratégias executadas nos canais de comunicação com o cliente. Monitore comentários, compartilhamentos, engajamento, retorno obtido com anúncios pagos, entre outras coisas.

No entanto, vamos deixar um alerta: por mais que métricas de vaidade (como likes) sejam valorizadas pelos clientes, nem sempre elas refletem o desempenho do serviço de assessoria de imprensa.

Compreenda que métricas qualitativas (que fazem parte da análise de sentimento, de social listening, monitoramento da concorrência e inteligência de mercado) são essenciais para uma assessoria de imprensa eficaz.

Para facilitar o processo de mensuração de resultados, você pode contar com a ajuda de ferramentas como Fanpage Karma, que ajuda na análise da concorrência, e zMonitor, que otimiza estratégias como a análise de sentimento.

Por fim, para se aprofundar no gerenciamento de redes sociais, sugerimos o download do nosso e-book Assessoria de imprensa e mídias sociais: 18 coisas que você precisa entender.

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