Como a mudança no feed de notícias do Facebook afeta a assessoria

No dia 11 de janeiro de 2018, Zuckerberg anunciou  que o feed de notícias do Facebook iria passar por mudanças, priorizando conteúdos publicados pelos familiares e amigos dos usuários.

Essa notícia deixou muitos profissionais de Comunicação Social alarmados e muitas empresas com os olhos bem atentos. Afinal, essa mudança no feed vai afetar de forma significativa o trabalho com mídias sociais que vinha sendo feito por muitas marcas.

Mudança no feed de notícias representa declínio do alcance orgânico

O maior impacto que as marcas vão observar é o declínio do alcance orgânico dos conteúdos publicados nas fanpages. Isso significa que os cards, os vídeos e as fotos que apareciam no feed de notícias dos seguidores terão uma taxa de engajamento e um retorno bem menor do que antes.

Essa atitude do Facebook em priorizar conteúdos de familiares e de amigos pode ser vista a partir do ângulo em que a experiência do usuário na plataforma é um fator relevante. E, em muitos casos, os conteúdos das marcas acabavam não sendo úteis para as pessoas, já que não estavam inseridos em contexto de proximidade e afetividade.

Agora, mais importante do que nunca, a assessoria de imprensa precisa se reinventar para alcançar o público de interesse do assessorado e atingir os objetivos estipulados na elaboração do planejamento de comunicação.

Por mais que essa mudança no feed de notícias represente um impacto negativo e significativo na gestão das mídias sociais dos clientes, agora é a hora de pensar em formas para contornar a situação e continuar conquistando resultados assertivos.

Como assessores podem driblar a mudança no feed de notícias do Facebook

Antes que você pense que a mudança no feed de notícias do Facebook representa o fim do mundo digital e das estratégias de assessoria de imprensa, respire fundo. Não é bem assim. Existem formas de contornar a situação e conquistar bons resultados para seu cliente, mesmo que o alcance orgânico esteja em situação de vulnerabilidade.

Aliás, existe um botão nas páginas do Facebook que permite que a pessoa marque que ela deseja seguir a fanpage e que gostaria de ver o conteúdo no feed de notícias. Mas se você acha que criar publicações pedindo que as pessoas façam isso é a solução, ligue o alerta, porque não é.

Essa atitude só vai prejudicar a experiência do usuário, mostrando para o Facebook que seu conteúdo não é tão relevante assim. Existem outras formas de driblar a situação na assessoria de imprensa.

 

  • Produção de conteúdo de qualidade

 

A primeira alternativa para contornar a mudança no feed do Facebook é investir na produção de conteúdo de qualidade na assessoria de imprensa. Isso vale para a gestão de mídias sociais e para estratégias voltadas para outras plataformas.

Os conteúdos que trazem informações úteis para o dia a dia do consumidor, bem como proporcionam engajamento precisam ser valorizados pelos profissionais da comunicação.

Storytelling, conteúdos how to (que ensinam a fazer algo), publicações que interagem com o usuário (enquetes e perguntas), lives e assuntos do momento são ótimas opções para investir nesse momento digital tão peculiar que estamos vivendo.

É importante lembrar que, de acordo com o próprio Facebook, publicações em que os usuários marcam amigos e geram conversas nos comentários tendem a ter maior alcance orgânico. Afinal, a plataforma entende que o conteúdo é relevante para as pessoas.

Portanto, mantenha o foco em elaborar conteúdos diferenciados para seu cliente, com o intuito de atender às necessidades dos consumidores e permitir a interação com a marca.

 

  • Valorização de anúncios

 

O segundo ponto que vai sofrer impacto com a mudança do feed do Facebook é o orçamento para anúncios. Essa ferramenta, a partir de agora, vai ser muito poderosa para ampliar a visibilidade do cliente nessa mídia social.

Muitos gestores e clientes ainda enxergam o investimento em anúncios como despesa financeira, mas é preciso explicar que essa ferramenta é uma forma de aparecer no feed de notícias dos consumidores e conquistar um resultado assertivo.

Isso é ainda mais válido quando falamos de campanhas ou de eventos pontuais, que têm um tempo determinado de duração. Para atingir um número satisfatório no Facebook, é preciso desembolsar um orçamento para tal ação.

Se feito de forma estratégica e com segmentação, os anúncios conseguem atingir as pessoas que mais tenham interesse no segmento de atuação de seu cliente. Vale a tentativa.

Aqui no blog temos um infográfico sobre esse assunto, sabia? Clique aqui para conferir o material.

 

  • Criação de blogs corporativos

 

A terceira alternativa para driblar a mudança do feed do Facebook que selecionamos para este post tem a ver com a criação de blogs corporativos.

Blogs são ótimas plataformas para divulgar a imagem do cliente e investir em estratégia de Inbound Marketing, que facilita a prospecção de novos consumidores com conteúdos que têm a intenção de solucionar problemas e educar os leitores.

Além disso, a produção de conteúdo para blog permite que o assessor de imprensa invista em SEO, que ajuda a ranquear os materiais nos mecanismos de busca, o que aprimora a visibilidade digital de seu cliente.

Ainda há mais dois bons motivos para a assessoria de imprensa investir na produção de conteúdo para blog corporativo: é uma forma de diferenciar seu cliente da concorrência e é uma maneira de transformar o assessorado em fonte de referência para o segmento de atuação.

A mudança no Facebook é apenas um dos aspectos das mídias sociais que profissionais da comunicação precisam ficar atentos. Para se aprofundar no assunto, sugerimos o download do e-book Assessoria de imprensa e mídias sociais – 18 coisas que você precisa entender.