Conheça 4 ações imprescindíveis para a estratégia de comunicação de mídias sociais

Conheça 4 ações poderosas para estratégia de comunicação de mídias sociais

Se você acha que o assessor de imprensa, na era massiva do digital, não precisa se preocupar em elaborar estratégia de comunicação para redes sociais, saiba que já passou a hora de rever esse pensamento.

Entenda o motivo de você fazer estratégia de comunicação para mídias sociais

Sabemos que, na assessoria de imprensa tradicional, você não precisava lidar com canais digitais de comunicação. No entanto, o universo da comunicação mudou. E você também precisa acompanhar esse cenário.

Além disso, também temos noção de que, no mundo ideal, quem gerencia Facebook, por exemplo, é o Social Media. Mas você sabe que o cenário real do mercado da comunicação não é bem assim.

Muitos assessores se veem na seguinte situação: o cliente quer gerenciamento de mídias sociais para estar presente de forma concreta na internet – e você precisa saber fazer isso se quiser firmar o contrato do serviço de assessoria.

Descubra 4 ações para a estratégia de comunicação de mídias sociais

Como sabemos que o gerenciamento de mídias sociais não é algo específico do trabalho da assessoria de imprensa tradicional – e muitos profissionais ainda estão aprendendo a lidar com esse novo cenário -, resolvemos te ajudar na tarefa de elaborar a estratégia de comunicação.

Elencamos 4 atitudes essenciais para que sua estratégia de comunicação para mídias sociais dê certo, evitando crises e demais problemas com a empresa de seu cliente.

  1. Mantenha padrão na comunicação

Se você usa mídias sociais no seu dia a dia (como usuário da internet), deve saber que vivemos em uma era de linguagem mais descontraída e de memes.

No entanto, quando você é um assessor de imprensa e gerencia a estratégia de comunicação de uma empresa, você precisa ter muito cuidado com isso.

Imagine uma empresa séria fazendo publicações engraçadinhas com memes – ou uma instituição descontraída sendo extremamente formal nas mídias sociais. É destoante, não é mesmo? Você fica até mesmo com o pé atrás.

Quando você cuida da imagem de uma marca, é preciso saber que a linguagem da empresa deve ser unificada. Afinal, as estratégias on e off devem estar integradas para que bons resultados apareçam.

Portanto, dê muita atenção à forma como a empresa se comunica no mundo offline, para que as mídias sociais funcionem como complemento, trazendo bons resultados para o cliente.

  1. Preste atenção nas características das diferentes mídias

Você deve saber que um release enviado para o veículos noticiosos impressos não tem a mesma linguagem que um release para o meio digital. Então por que seria diferente com as mídias sociais?

Para conquistar bons resultados para seu cliente, é preciso ter em mente que Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Pinterest e tantos outros canais de relacionamento e comunicação funcionam de formas diferentes.

Cada canal tem especificidades diferentes, públicos diferentes e suporta formatos diferentes de conteúdo para interagir com o público.

Dessa forma, quando você for elaborar a estratégia de comunicação de seu cliente para as mídias sociais, não esqueça de analisar como vai ser o conteúdo que você vai publicar para engajar o público.

  1. Valorize o relacionamento com os seguidores

De que adianta você investir tempo em uma ótima estratégia de comunicação para mídias sociais, com o intuito de gerar bons resultados para o cliente, se não houver interação com os seguidores?

Não adianta muita coisa, não é mesmo? Afinal, esses canais de comunicação são baseados no relacionamento entre os usuários.

Por isso, valorize cada comentário e responda as mensagens. As pessoas gostam de se sentir importantes – e um comentário curtido ou respondido é capaz de fazer o olho do seguidor brilhar de alegria.

Além disso, evite que seguidores insatisfeitos fiquem sem resposta. Essa é uma regra da vida. Comentários negativos chamam mais atenção do que os positivos.

Não é difícil entender isso. Pense em uma empresa que você quis conhecer. Os comentários negativos influenciaram a sua escolha, não é? Então dê bastante atenção para comentários que possam abalar a reputação da marca.

Claro que sabemos que nem sempre você vai ter tempo para ficar respondendo comentários ou mensagens. Por isso, selecionamos uma ferramenta para te ajudar: chatfuel.

Você conhece os chatbots? Se esse nome soa estranho para você, saiba que essa é uma das tendências do momento. Essas ferramentas dotadas de inteligência artificial são capazes de manter conversas com os usuários no Facebook, por exemplo.

Isso vai te ajudar a manter a caixa de mensagens do cliente otimizada e vazia, evitando que os seguidores fiquem sem aquela resposta importante no fim de semana.

  1. Mensure resultados

Na assessoria de imprensa tradicional, o clipping é o processo de monitoramento para avaliar as estratégias utilizadas pelo assessor, para analisar como está a imagem do cliente e é uma forma de mostrar resultados.

Então por que também não monitorar as mídias sociais? Afinal, essa tática é essencial para evitar crises, identificar oportunidades, analisar se a estratégia de comunicação está causando o resultado esperado por você e por seu cliente, entre outras coisas.

Existem diversas formas de você realizar esse monitoramento. O principal é saber que algo importante é o uso de métricas estabelecidas para avaliar aspectos importantes decididos no planejamento de comunicação.

Além disso, outra estratégia, que já comentamos aqui no blog, é a análise de sentimento. Ela se baseia no monitoramento dos comentários dos seguidores. Para se aprofundar no assunto, você pode ler o nosso post sobre a estratégia.

E como sabemos que a produção de conteúdo e o monitoramento de mídias sociais exigem o auxílio da tecnologia, convidamos você a fazer o download do nosso ebook 12 ferramentas essenciais para produção de conteúdo para se aprofundar no assunto.

Conheça 12 ferramentas incríveis para produção de conteúdo digital que otimizam sua rotina

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