Como uma ferramenta de clipagem pode facilitar sua vida |Blog do Assessor de Imprensa

Entenda como uma ferramenta de clipagem facilita o trabalho das agências de comunicação

Se o monitoramento de notícias está comprometendo a rotina dos assessores na agência de comunicação, talvez seja a hora de investir em uma ferramenta de clipagem. A plataforma é usada tanto por empresas especializadas no serviço, as conhecidas clipadoras, quanto nas próprias assessorias de imprensa.

Talvez você ainda fique receoso em relação à ferramenta de clipping, pois pode utilizar mecanismos de busca para fazer monitoramento de notícias. Nós já falamos sobre isso no blog, é só clicar aqui para acabar com as dúvidas. Mas saiba que as plataformas profissionais são muito mais do que um software de entrega de materiais noticiosos.

Descubra como é o funcionamento da ferramenta de clipagem 

Primeiro, entenda que o clipping é uma das maneiras de apresentar resultados de assessoria de imprensa ao cliente, além de também mostrar o trabalho feito pela agência de comunicação junto aos jornalistas da imprensa e influenciadores digitais no ambiente online.

No entanto, o monitoramento de notícias acaba sendo um gargalo em agências de assessoria, já que os profissionais comprometem a rotina para fazer a pesquisa das matérias relacionadas ao cliente.

A plataforma de clipping NewsStream é uma ótima alternativa para contornar esse problema, já que permite o monitoramento automatizado de notícias de veículos impressos e online, além de vídeos e fotos publicados na internet.

O software funciona como um robô, que pesquisa e captura as notícias a partir do uso de palavras-chave, temas, nomes de clientes, empresas, entre outras variáveis. A busca dura poucos segundos, e a indexação é feita automaticamente pela ferramenta de clipagem.

A escolha dos termos a serem pesquisados depende do interesse do assessor de imprensa ou do profissional responsável pelo clipping na agência. Os filtros por data, região e empresas de comunicação ajudam na especificidade para monitorar veículos online e impressos.

No entanto, saiba a ferramenta de clipagem vai muito além do monitoramento de notícias. Com o relatório do que emplacou na mídia (que é criado de forma otimizada com a plataforma), o assessor de imprensa consegue perceber quais pautas e angulações estão sendo mais aproveitadas e quais são os veículos de comunicação que publicam com maior frequência.

Ferramenta de clipagem também ajuda a decidir pautas 

Pense no seguinte cenário: você enviou informações sobre um projeto social apoiado pelo seu assessorado para o mailing nacional e regional. A chance de emplacar em um jornal nacional de grande circulação era pequena quando comparada a um jornal local, certo?

Para sua surpresa, a notícia saiu em uma reportagem do jornal de grande circulação nacional – e as notas foram publicadas em alguns sites regionais e nacionais. Porém, o jornal da cidade de atuação do seu assessorado não publicou.

Saber o motivo pelo qual o tema não foi aproveitado no veículo mais local, que teoricamente teria mais interesse na publicação, é fundamental.

O assessor de imprensa precisa prestar atenção aos assuntos divulgados pela mesma editoria e jornalista daquele veículo regional.

Será que a pauta não despertou interesse porque não é muito trabalhada naquela editoria? Seria interessante uma mudança de angulação ou de caderno? O contato com o jornalista teria que ser diferente? Para emplacar naquela editoria, a pauta teria que ser alterada ou aprofundada de maneira diferente?

Essas perguntas são norteadoras para o trabalho dos profissionais de agências de comunicação. Contar com uma ferramenta de clipagem ajuda na criação do clipping de qualidade e na análise quantitativa e qualitativa das matérias pelo assessor, permitindo que pautas, angulações e entrevistas sejam direcionadas e trabalhadas dependendo dos veículos específicos.

Também é uma forma de ajudar na própria gestão na assessoria de imprensa, mensurando resultados obtidos e o tempo gasto na produção. Além de monitorar as notícias, a ferramenta de clipagem pode contribuir para a consolidação de relatórios com as matérias de cada cliente.

O NewsStream, plataforma de monitoramento com maior abrangência de conteúdo de qualidade do mercado, ainda conta com o serviço de envio e configuração de newsletter personalizadas por cliente. Isso significa dar mais tempo ao assessor de imprensa para focar na estratégia das ações de comunicação.

Outra funcionalidade do NewsStream, que é essencial para a rotina do assessor de imprensa, é a possibilidade do envio de Smart-Newsletter. Esse tipo de documento é muito mais do que um simples canal de comunicação entre profissional e assessorado.

A Smart-Newsletter permite que você mostre ao cliente dados mensuráveis (gráficos, nuvem de termos mais utilizados e detalhamento do tipo de veículo noticioso) sobre o trabalho da assessoria de imprensa. Isso permite que ele veja o resultado do investimento monetário em um serviço de comunicação.

Outras funcionalidades da ferramenta de clipping NewsStream são o auxílio de suporte profissional (com o intuito de deixar o resultado da pesquisa mais eficaz para a agência) e um filtro que te entrega apenas notícias que você ainda não acessou.

Para entender ainda mais o serviço de clipping, que é fundamental para o trabalho da assessoria de imprensa, faça o download do nosso e-book Clipagem como serviço: como estruturar, oferecer e rentabilizar com monitoramento de notícias. O download é gratuito.

Clipagem como serviço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *