Qual a relação entre cultura organizacional e assessoria de imprensa?

Pode parecer incomum falar de cultura organizacional em um blog sobre assessoria de imprensa. No entanto, essa é uma temática relevante para o trabalho com comunicação externa.

Falar em reputação de marca, em relacionamento com a imprensa e em gestão de mídias sociais sem abordar cultura organizacional significa limitar os resultados para seu cliente, deixar a marca vulnerável aos momentos de crise e permitir que ruídos existam na recepção das mensagens.

Cultura organizacional ajuda a fortalecer a marca do cliente

Quando falamos da cultura de uma empresa, existem algumas características que podem vir à sua mente: valores, missões, discurso da marca, comunicação externa, relacionamento com o público de interesse e com os colaboradores.

Essas são apenas algumas das características que se encaixam nesse tema tão importante para o crescimento de uma empresa.

O assessor de imprensa entra neste pacote como o profissional responsável por entender os valores da empresa e traçar o caminho mais estratégico para posicionar a marca em um mercado cada vez mais competitivo.

A definição dos valores da empresa ajuda a construir um ambiente fortalecido tanto internamente quanto externamente.

No entanto, não adianta o assessor de imprensa estruturar uma cultura organizacional efetiva se as estratégias traçadas para os públicos de interesse não refletirem o mesmo discurso.

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que alinhamento de discurso e de posicionamento são questões essenciais para que a cultura organizacional seja uma ferramenta assertiva para a marca.

A falta de alinhamento nos discursos da marca afeta a rotina da empresa e pode, até mesmo, deixar o ambiente sujeito a ruídos desnecessários na comunicação com os consumidores.

Para evitar que isso aconteça, existem alguns pontos que os assessores de imprensa devem prestar atenção no momento em que forem estruturar aspectos da cultura da empresa.

4 coisas para lembrar ao estruturar a cultura organizacional da empresa assessorada

Quando você e seu cliente decidirem que é o momento de entender a cultura da empresa, tenha noção de que existem alguns passos que podem facilitar sua vida.

No entanto, eles são flexíveis. Afinal, cada caso é diferente do outro. Às vezes, seu cliente precisa reestruturar toda a cultura organizacional. Em outros casos, as coisas já estão bem definidas.

Portanto, leve nossas dicas como guia para facilitar a sua rotina e potencialize a estrutura organizacional de seu cliente.

 

  • Defina objetivos

 

O primeiro passo para pensar em cultura organizacional é entender quais são os objetivos da marca. Reposicionamento no mercado, público de interesse, conquista de novos consumidores, alinhamento de estratégias digitais e físicas e relacionamento no ambiente interno são pontos influenciados pelas metas estipuladas na empresa.

Esses objetivos devem ser definidos em conjunto com seu cliente e com os demais gestores da empresa. Eles são as pessoas que estão imersas no universo da marca e sabem qual caminho desejam percorrer.

Quando as metas forem traçadas, inclua-as no planejamento de assessoria de imprensa. Esse fator é imprescindível para o alinhamento de estratégias assertivas para os ambientes interno e externo da organização.

Não se esqueça de que os objetivos são um dos pilares da cultura de uma empresa. Afinal, tudo precisa falar a mesma língua para manter relações harmônicas e conquistar resultados assertivos em um ambiente tão competitivo como o corporativo.

 

  • Estabeleça valores

 

O próximo passo para uma estruturação empresarial de sucesso é a definição dos valores da organização.

Compreenda que isso é crucial para qualquer passo dado pela empresa e para uma assessoria de imprensa eficaz.

Os valores representam a maneira como a organização vai se posicionar para os públicos de interesse. Seja para o consumidor, para o colaborador ou para a imprensa, são esses aspectos que vão nortear linguagem, assuntos abordados em releases, gestão de mídias sociais, treinamentos para os funcionários e media training.

É importante que você, seu cliente e demais gestores compreendam a importância dos valores para a cultura da empresa.

Eles precisam ser sólidos para evitar ruídos na comunicação e para preservar a imagem da empresa.

Organizações que têm valores determinados, mas não demonstram isso para os públicos de interesse, contrariando o que foi estipulado, têm mais chances de enfrentar crises de imagem e feedbacks negativos dos consumidores.

 

  • Divulgue a cultura da empresa

 

Quando uma organização tem uma cultura bem definida, com princípios e valores estabelecidos, é importante que se aproveite ao máximo essa característica.

Com o massivo uso das mídias sociais, os assessores de imprensa têm cartas poderosas na manga. Afinal, podem usar esses canais de comunicação para divulgar a imagem da empresa de forma assertiva e estratégica.

Storytelling é uma ótima maneira de divulgar a cultura da empresa de seu cliente. Valorize ambientes saudáveis e com valores bem definidos, mostre que a marca é feita por pessoas e demonstre ao público que o discurso está alinhado em todos os ambientes da organização.

 

  • Mensure os resultados

 

O último passo que selecionamos para este artigo sobre cultura organizacional é a mensuração de resultados. Entenda que existem diversas formas de concluir essa missão.

Feedback dos consumidores, opiniões dos colaboradores, imagem da empresa nos conteúdos jornalísticos e resultados das estratégias de divulgação da cultura empresarial são alguns exemplos

Essa etapa é imprescindível para uma assessoria de imprensa de sucesso. No entanto, muitas vezes é deixada de lado pelos profissionais, que ainda acreditam que não precisam mensurar resultados.

Utilize os resultados como termômetro para o seu trabalho como assessor e para entender se a empresa precisa escolher um caminho diferente.

A cultura de uma empresa deve fazer parte da estruturação de um planejamento criado pelo profissional da comunicação. Para se aprofundar no assunto, sugerimos o download do nosso e-book Planejamento de assessoria de imprensa: 8 passos para uma estratégia imbatível.

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