criatividade e inovação

Infográficos são o segredo para criatividade e inovação em assessoria

Atrair o olhar de um jornalista para o seu release nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, ele recebe diversos e-mails por dia – e muitos acabam sendo ignorados por não serem atrativos. Por isso, para conseguir emplacar aquela pauta interessante, você precisa lembrar de duas palavras fundamentais: criatividade e inovação.

Essas palavras precisam estar presentes diariamente em sua vida como assessor de imprensa. E uma forma de colocá-las em prática é pensar: “como posso deixar meu release atrativo para o jornalista?”. A resposta é mais simples do que você imagina (e pode até te surpreender): crie infográficos.

Aprenda a usar infográficos com criatividade e inovação

Se você estiver pensando agora que criar infográficos não é coisa de assessor de imprensa, delete essa ideia de sua mente neste momento. Essa estratégia vai potencializar o seu release, vai fazer o jornalista ficar curioso em relação ao conteúdo e, por consequência, vai trazer ótimos resultados para seu cliente.

Primeiro, saiba que um infográfico é uma ótima forma de investir em criatividade e inovação em assessoria de imprensa por um simples motivo: facilidade de compreensão do assunto. Sim. Para entender isso, é fácil.

Pense em um release textual. Para o jornalista entender o conteúdo de forma completa, ele precisa comprometer o tempo lendo todo o texto (e lembre que não é só o seu).

O infográfico, por ser criado a partir de imagens, gráficos e textos curtos, facilita a compreensão do leitor, diminuindo o tempo que ele teria que perder para identificar a informação relevante.

Aumento nas chances de visibilidade

Isso quer dizer que as chances do jornalista se interessar pela pauta aumentam bastante, possibilitando que seu release infográfico ganhe um espaço nos veículos tradicionais ou em portais de notícia. Ou seja, ponto pra você – e um sorriso de satisfação garantido no rosto de seu cliente.

Além disso, o infográfico é uma estratégia de criatividade e inovação para o assessor de imprensa pela facilidade de publicação do conteúdo. O que isso significa para o jornalista? Otimização de tempo. O que representa para o profissional de assessoria? Resultados para o cliente.

Outro ponto que transforma o release em formato de infográfico em estratégia incrível para a assessoria de imprensa é a carga de credibilidade que ele carrega. Não entende o motivo? Calma! Vamos te explicar.

Informações que não aparentam complexidade (por mais que sejam profundas) são melhor assimiladas pelo leitor. É fácil de perceber isso. Pense em matérias que envolvam números, por exemplo.

O assessor pode escolher duas formas de elaborar um release para isso: do jeito tradicional (aquele bem conhecido por você) ou com imagens, textos curtos e objetivos, gráficos e outros recursos visuais. Qual opção você (como leitor) acharia mais fácil de compreender? Provavelmente a segunda.

O infográfico permite que você trabalhe com criatividade e inovação para temas de difícil assimilação, fazendo com que o leitor consiga entender o assunto e, por consequência, sentir confiança no que está lendo. Ponto para você e resultados para seu cliente.

Ao receberem uma pergunta de um cliente no seu canal do Youtube, Vitor Peçanha e Bárbara Legnani, da Rock Content, destacaram as vantagens do uso de infográficos, conforme o vídeo abaixo:

 

Infográficos ajudam a melhorar a visibilidade de marca

Além de toda a facilidade de compreensão que os infográficos trazem para o jornalista e para os leitores, essa estratégia que envolve criatividade e inovação permite que a marca de seu cliente fique mais visível.

Por que isso acontece? Quando você elabora um release em formato de infográfico, o jornalista precisa manter o crédito de quem forneceu as informações para a estratégia visual. Ou seja, a imagem do seu cliente de assessoria de imprensa.

Isso permite que, quando o release é publicado em portais de notícias ou blogs, o link do site de seu cliente seja incluído na página, possibilitando que mais pessoas sejam direcionadas e conheçam a empresa do assessorado.

Além de trazer novos visitantes (e novos potenciais consumidores), esses links que direcionam para o site ou qualquer outro de canal de comunicação do seu cliente permitem que outro termo fundamental para a assessoria de imprensa apareça: SEO. Não sabe o que isso significa? Nós já abordamos esse assunto aqui no blog. É só clicar aqui para ler o artigo.

Em relação ao release elaborado no formato de infográfico, saiba que quanto mais links relevantes direcionarem para a página do cliente, melhor posicionado o site fica no Google. Ou seja, mais chances de aparecer na primeira página – o que ocasiona melhora da visibilidade de marca.

Como sabemos que o release em formato de infográfico é uma estratégia para se destacar na assessoria de imprensa digital, sugerimos o download gratuito do nosso e-book Assessoria de imprensa digital: 12 coisas que todo comunicador precisa conhecerO material é uma ótima forma de ter insights para conquistar bons resultados para o cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *