Conhecimento em SEO na assessoria de imprensa: 4 coisas para não esquecer

Falar em assessoria de imprensa sem abordar o conhecimento em SEO  é algo complicado na nova realidade da profissão. Afinal, essas três letras, que representam a otimização de textos para sistemas de busca, são a base para a divulgação da imagem das empresas no meio digital.

Deixar o conhecimento em SEO de lado acaba limitando os resultados da assessoria de imprensa e prejudica o crescimento de uma empresa no meio digital. Portanto, se comunicação social e otimização de textos não é uma dupla valorizada em sua rotina, é hora de mudar esse cenário.

Conhecimento em SEO e assessoria de imprensa formam uma dupla poderosa

Muitos assessores de imprensa ainda deixam ferramentas digitais de lado porque acreditam que isso não faz parte das atividades e das habilidades de profissionais da comunicação. Esse é o seu caso?

Quando determinadas ferramentas são deixadas de lado no mundo digital, o que acontece é que você não acompanha as mudanças e fica para trás, prejudicando os resultados dos clientes da assessoria.

O conhecimento em SEO é uma dessas ferramentas que os profissionais acabam deixando de lado, pois acham que isso não faz parte do pilar release, follow-up e clipping. Esse pensamento tradicional não condiz mais com a realidade digital.

Assessoria de imprensa e conhecimento em SEO precisam andar de mãos dadas, a fim de garantir que o cliente conquiste visibilidade em um espaço cheio de informação. Saber como aproveitar a estratégia em toda sua potencialidade é algo que você deve priorizar na comunicação digital.

SEO tem relação com otimização de textos para melhorar a autoridade das marcas no meio digital. E quem melhor do que o assessor de imprensa para elaborar um conteúdo relevante sobre o assessorado e publicá-lo para atingir o público de interesse certo?

4 coisas para o assessor levar em conta no conhecimento em SEO

Para que o conhecimento em SEO seja uma estratégia efetiva para a assessoria de imprensa digital, os profissionais precisam entender a importância dessa ferramenta, que vai muito além de conhecimento técnico em otimizar o texto para o meio digital.

Considerando isso, elaboramos 4 motivos para você entender que SEO é importante muito para a comunicação digital, sendo benéfica para o crescimento das empresas nos meios online e offline.

1. Release e SEO

Aqui no blog, nós já publicamos alguns artigos sobre a relação da produção de releases e a otimização de textos para o meio digital. No entanto, muito mais do que entender a técnica, é fundamental que você perceba que só isso não basta.

Não basta você elaborar um ótimo release com ótimas técnicas de SEO se esse conteúdo não for publicado pelo jornalista (com link direcionando para a página do cliente).

Afinal, o texto não vai aparecer no mecanismo de buscas. Uma alternativa para contornar esse problema é publicar o conteúdo no site de seu cliente ou em um blog criado para compartilhamento de artigos.

2. Conteúdo relevante

Nunca esqueça que nem todos os assuntos relacionados ao seu cliente são interessantes para as pessoas. De que adianta você perder tempo elaborando um bom conteúdo se a temática não tem volume de pesquisa suficiente no Google?

Antes de investir tempo na elaboração de um determinado release, pesquise se esse tema (a partir de palavras-chave) realmente vale a produção do conteúdo.

Como fazer isso? Utilize ferramentas para te ajudar nessa missão. Google Trends, Google Ads e Knewin News são plataformas amigas da assessoria de imprensa.

Enquanto o NewsStream te ajuda a ficar de olho no que há de novidades no mundo noticioso, o Trends e o Adwords permitem que o profissional tenha noção de quais palavras-chave são mais pesquisadas no site de buscas.

3. Tempo de vida do SEO

Muitos assessores de imprensa ainda creem que conhecimento em SEO não é tão válido porque acham que só serve para ranquear no Google. Mude esse pensamento.

Quando você elabora um release e dispara para os jornalistas, ele só vai existir no tempo em que a publicação for veiculada.

Se há a elaboração de um conteúdo otimizado, saiba que o conteúdo vai estar indexado por um tempo bem longo. Para você ter noção, existem primeiros resultados de busca no Google que foram publicados em 2012, por exemplo.

Portanto, elabore um bom conteúdo, com relevância e técnicas de SEO, para que a imagem de seu cliente tenha boa visibilidade no meio digital.

4. Originalidade

Por fim, algo que o assessor de imprensa não deve esquecer: conteúdos bons para SEO precisam se basear em originalidade.

Não estamos dizendo para você elaborar um release ou um texto para ganhar o Prêmio Pullitzer. Mas queremos que você entenda que o mecanismo de busca prioriza conteúdos que aprimoram a experiência do usuário.

Isso quer dizer que conteúdos relevantes, bem escritos e que sejam úteis para os usuários, são melhor ranqueados no sistema.

Então vale a pena tirar um tempinho na rotina para pensar em um conteúdo bem estruturado, bem escrito e que acrescente informação útil para a pesquisa dos usuários.

Por fim, estratégias de SEO são apenas um dos pontos essenciais para sobreviver à era da comunicação digital. Para conhecer outros, sugerimos o download do nosso e-book Assessoria de imprensa digital: 12 coisas que todo comunicador precisa conhecer.