manter o foco

Como manter o foco no trabalho em 6 passos pŕaticos

Em terra de Whatsapp, Facebook, memes, Netflix e dispositivos móveis, manter o foco no trabalho é uma tarefa desafiadora. Você já perdeu a concentração quando uma mensagem chegou no celular, não é mesmo?

Não se sinta sozinho nessa jornada. Sabemos o quanto é difícil se concentrar com tantas distrações que temos no dia a dia. Existem dias que são mais difíceis do que outros, mas é preciso ter força para contornar essa situação e concluir o planejamento de assessoria de imprensa, por exemplo.

Considerando esse cenário, decidimos pensar em soluções para manter o foco no trabalho de assessoria de imprensa. São 6 dicas práticas que servem tanto para profissionais que trabalham como freelancers ou em agências de comunicação.

6 segredos para manter o foco no trabalho e evitar estresse no tempo livre

Nosso post, com 6 dicas para manter a concentração na rotina de trabalho, também é uma forma de te mostrar que é importante mantermos nossa produtividade em alta para evitar que o tempo livre seja comprometido.

Não esqueça que o tempo livre, longe de trabalho e de dispositivos móveis, é essencial para recarregarmos nossa criatividade e nosso olhar estratégico, a fim de garantir bons resultados para o cliente assessorado.

Esperamos que nossas dicas possam te ajudar a manter o foco no trabalho, potencializando o resultado das estratégias de comunicação externa.

1. Crie um cronograma

O primeiro passo para manter o foco no trabalho é bem simples, mas é deixado de lado por muitos profissionais. Criar um cronograma é essencial para ser produtivo e evitar que a desorganização reine em seu dia a dia.

Estabelecer todas as atividades que precisam ser concluídas diariamente ou semanalmente é uma forma de manter sua mente focada no que deve ser executado.

Se você não estrutura um cronograma das estratégias que precisa executar para o cliente, mude esse cenário.

Compre uma agenda, utilize uma planilha digital ou até mesmo o Trello, que permite a criação de cartões detalhados sobre as atividades do cronograma, com prazos estabelecidos.

Você vai ver que essas dicas vão fazer a diferença em sua rotina profissional. Afinal, organização é palavra-chave para manter o foco no trabalho. Não esqueça disso.

2. Estabeleça prioridades

Com o cronograma estruturado, vem a nossa segunda dica para ser um profissional focado no horário de trabalho: estabeleça o que é prioridade.

  • O release do cliente é urgente?
  • Que horas fecha a redação jornalística para o recebimento de sugestões de pauta?
  • E a publicação nas mídias sociais?
  • Ou então o media training?
  • Será que você não esqueceu do planejamento de assessoria?
  • E a produção de vídeo que você ia fazer para a marca assessorada?

Pense em qual demanda precisa ser concluída primeiro. Isso vai te ajudar a ficar focado no deadline, evitando que a procrastinação e falta de foco reinem em seu dia a dia.

O estabelecimento de prioridades também é uma forma de aproveitar todo o potencial que a assessoria de imprensa tem. Afinal, você vai conseguir ter um olhar mais estratégico para disparar releases ou para elaborar uma publicação para a fanpage do cliente.

3. Deixe o celular no modo silencioso

Notificações no celular estão entre as coisas que nos fazem perder a concentração. Não vamos mentir para você. Isso também acontece com a gente aqui no blog.

Aquele barulhinho de mensagem no Whatsapp, aquela notificação no Facebook ou e-mails que não param de chegar. Você se identificou, não é mesmo?

Identificado o problema, é hora de pensar na solução. Como fazer para manter o foco na era da mobilidade, em que não ficamos longe do celular por 5 minutos?

A resposta é simples, mas desafiadora ao mesmo tempo: deixe o celular no modo silencioso. Essa é uma maneira de evitar que a concentração seja perdida com as notificações que não param de chegar.

Você vai ver que, dessa forma, vai ser mais produtivo no trabalho, mais focado e mais eficiente, o que vai refletir nos resultados obtidos para a marca assessorada.

4. Ouça música

O quarto passo para ficar focado no trabalho, principalmente quando sua rotina envolve outras pessoas à sua volta, é ouvir música.

Coloque um fone de ouvido, escolha um álbum de sua banda preferida ou uma playlist legal no Spotify e mãos à obra.

Existem diversos estudos e pesquisas que mostram que ouvir música ajuda na concentração e potencializa a produtividade no horário de trabalho.

Então, talvez seja a hora de você incluir um fone de ouvido e o Spotify no seu dia a dia. A produção de conteúdo de seu cliente vai ficar muito mais prazerosa dessa forma.

5. Tire períodos de descanso

A quinta dica para trazer a concentração de volta à sua rotina é tirar períodos de descanso durante a jornada de trabalho, mesmo que de 15 minutos, por exemplo.

Essa é uma ótima forma de descansar sua mente da tarefa que está sendo executada e de renovar seu olhar sobre o conteúdo elaborado para o cliente, por exemplo.

Levante, caminhe, faça um café (ou compre um em uma cafeteria perto de onde você trabalha), faça um chá, dê uma olhadinha no Facebook (por que não?), leia uma matéria engraçada no Buzzfeed, converse com algum colega de trabalho, entre tantas outras possibilidades.

Você vai ver que, com esses períodos curtos de descanso de tempos em tempos, fica muito mais tranquilo manter o foco no que precisa ser feito.

6. Respeite seus limites

Por fim, nossa última dica para se manter focado no trabalho é respeitar seus limites. Sabemos que nem sempre é possível cumprir essa dica, mas sempre que você tiver a chance, aproveite esse passo.

Quando trabalhamos com elaboração de planejamentos de comunicação, com criação de releases ou com clipping de notícias, chega um momento em que ficamos esgotados mentalmente.

E se vamos além do nosso limite, as chances de furos, de ruídos na comunicação e de erros são altas. Afinal, nossa concentração fica completamente perdida.

Então, sempre que possível, respeite seus limites. Sua concentração e sua produtividade só têm a agradecer.

Acabou a criatividade depois de horas trabalhando no planejamento de assessoria? Pare. Respire. Descanse. Isso é imprescindível.

Você vai ver que, assim, os resultados obtidos para seu cliente vão ser muito mais assertivos e positivos.

O foco no trabalho é um dos assuntos que abordamos no e-book 14 hábitos que estão prejudicando sua rotina profissional. Para se aprofundar no assunto, faça o download do material.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *