Como atrair clientes de assessoria de imprensa: 4 coisas para não dizer

Saber como atrair clientes para agências de assessoria nem sempre é uma tarefa fácil. São diversos fatores que podem afetar a contratação do serviço de comunicação. Um desses motivos é tão sutil que, às vezes, nem damos a devida importância: a argumentação.

Se você acha que seus argumentos não influenciam a decisão do cliente, saiba que está enganado. No caso da assessoria de imprensa, as palavras têm poder. Elas podem ser fator decisivo na contratação do serviço de comunicação.

4 coisas para não falar e saber como atrair clientes em assessoria

Como temos noção de que um gestor de agência assessoria de imprensa deseja conhecer táticas para saber como atrair clientes, selecionamos 4 dicas para este artigo.

Nossas dicas são coisas para você evitar no dia a dia da agência de assessoria de imprensa. Afinal, são argumentos que podem comprometer a efetividade da contratação do serviço de comunicação. Preste atenção nos argumentos e fique longe deles em sua rotina.

1. “Trabalhamos sem planejamento”

Saber como atrair clientes é uma arte da conquista, que pode ser arruinada com uma simples resposta sem pensar sobre a rotina da agência.

Se você disser para um potencial cliente que sua agência trabalha sem planejamento, pois seus profissionais têm uma ótima memória, saiba que você estará afastando a contratação do serviço de assessoria.

Afinal, contar apenas com a ajuda da memória é dizer que vão existir furos. Humanos são passíveis de erros. Portanto, se a sua agência realmente não trabalha com planejamento, está na hora de mudar essa situação.

Além disso, planejamento é uma estratégia importante para mostrar ao cliente todas as estratégias que foram estruturadas e executadas, bem como o resultado que tiveram.

Nós até já elaboramos um e-book sobre isso. Se ainda não conferiu, que tal fazer o download do nosso Planejamento de assessoria de imprensa: 8 passos para uma estratégia imbatível?

O conteúdo vai te ajudar a gerenciar com mais eficiência a agência de assessoria de imprensa, permitindo que os clientes fiquem satisfeitos com o serviço e te indiquem para conhecidos.

2. “Não temos serviço de mídias sociais”

Na atual realidade da assessoria de imprensa (com a presença massiva do meio digital), uma agência não oferecer gerenciamento de mídias sociais é uma forma de afastar clientes.

Saber como atrair clientes na era digital é ter noção de que assessores de imprensa precisam saber como gerenciar páginas no Facebook, no Instagram e no Twitter, por exemplo.

Se uma agência só oferecer estratégias tradicionais voltadas para veículos físicos (jornal impresso, por exemplo), o cliente vai ter os resultados comprometidos. Isso não basta mais.

Se os assessores de sua agência não sabem gerenciar mídias sociais, está na hora de mudar esse cenário. Existem diversas estratégias que podem ser executadas nos canais de comunicação digital para gerar bons resultados para o cliente.

Para se aprofundar no assunto, sugerimos o download do nosso e-book Assessoria de imprensa e mídias sociais – 18 coisas que você precisa entender.

3. “Mensurar resultados não vale a pena”

Outro argumento que pode afastar clientes em vez de atraí-los é dizer que a agência não mensura resultados. E se sua empresa não analisa os dados obtidos com as estratégias do planejamento, ligue o alerta vermelho.

Seja por falta de conhecimento ou de tempo para elaborar relatórios, muitas agências deixam de mensurar os resultados das estratégias. Isso é prejudicial à saúde de qualquer assessoria de imprensa e da empresa que contratou o serviço.

Afinal, como você vai saber se a estratégia alcançou os objetivos do cliente? Além disso, a mensuração permite que você mostre ao assessorado que vale a pena investir em um serviço de comunicação.

Não esqueça que muitas pessoas leigas ainda acreditam que o serviço de comunicação não é essencial para a empresa. Portanto, saber como atrair clientes significa utilizar as habilidades profissionais para validar o investimento financeiro na agência.

4. “Suas ideias não são boas”

Nosso último argumento pode parecer fora da realidade, mas não é. Existem casos em que agências subestimam a capacidade criativa do cliente, já que ele é leigo na área da assessoria de imprensa.

Se você quiser saber como atrair clientes para sua empresa de assessoria, deixe esse argumento de lado.

Claro que você conhece de forma mais aprofundada as estratégias eficientes da assessoria de imprensa. No entanto, não esqueça que seu cliente está imerso na rotina da empresa.

Dessa forma, ele também sabe aonde quer chegar, o que quer lançar e como deseja se posicionar para o público externo. Ele pode, sim, ter ótimas ideias para incluir no planejamento de assessoria de imprensa.

Evite ficar com o “nariz empinado” achando que a agência é a única capaz de dar boas ideias. Faça com que todos da empresa de assessoria mantenham o canal de comunicação aberto para ouvir ideias que venham do cliente.

Você vai ver que nossas dicas vão potencializar a relação com os clientes da assessoria de imprensa.

Além disso, também sugerimos que você faça o download do nosso template de proposta de assessoria de imprensa. O material vai te ajudar a prospectar novos clientes.