Clipping de notícias é uma das soluções para empresas em crise

Quando falamos em soluções para empresas em crise, o clipping de notícias deveria estar no topo de seu planejamento estratégico. Essa ferramenta, que vem da assessoria de imprensa tradicional, é uma carta na manga para evitar que a reputação do cliente seja prejudicada de forma significativa.

Pensar em soluções para empresas em crise na era digital é necessário

Antes de qualquer coisa, você precisa entender que, na era da comunicação digital, todas as empresas estão sujeitas às crises de imagem.

Não adianta o assessor de imprensa fingir que isso não vai acontecer, deixando o plano de ação de crises de lado, ou até mesmo dizendo ao cliente que a reputação do negócio é inabalável.

Você sabe que não é bem assim. Com as mídias sociais, os sites de notícia e os blogs, uma crise pode se instalar em um piscar de olhos.

Por isso, pensar em soluções para empresas em crise é essencial para executar uma assessoria de imprensa de sucesso, bem como para garantir um cliente ciente das situações delicadas para uma marca.

Como o título do nosso post já diz, o clipping de notícias é uma das soluções para empresas em crise que você precisa incluir no planejamento de comunicação de seu cliente.

O clipping de notícias funciona como uma carta na manga na gestão de crises

Clipping de notícias é um tema que não sai de moda na assessoria de imprensa.  Afinal, monitorar conteúdos de veículos de informação e que mencionam o cliente é um passo essencial para a gestão de comunicação externa.

No entanto, o clipping consegue ir além desse monitoramento comum. Ele é imprescindível para a prevenção e para o gerenciamento de crises de imagem.

Afinal, proporciona ao assessor de imprensa um panorama sobre como a imprensa enxerga o assessorado, bem como permite que você consiga encontrar fake news que estejam sendo veiculadas na imprensa.

Além de tudo isso, o clipping funciona como uma das soluções para empresas em crise por um simples motivo: por mais que a situação seja iniciada nas mídias sociais, é nos veículos jornalísticos que ela vai se tornar consolidada.

Afinal, meios de comunicação de massa ainda são a referência para grande parte da população se informar sobre acontecimentos em determinados segmentos de mercado.

Talvez você já tenha ouvido a seguinte frase: “saiu no jornal, então deve ser verdade”. E é nesse pensamento que você deve se basear para entender que clipping de notícias é uma estratégia que não sai de moda na sua rotina como assessor de imprensa.

O problema das crises é que elas costumam virar uma bola de neve. E acompanhar todas as notícias que estão sendo publicadas acaba se tornando uma missão quase impossível. Mas calma, há solução.

 

  • Ferramenta de clipping

Monitorar conteúdos noticiosos na era digital significa ficar de olho em jornais, portais de notícia, blogs, revistas, TV, rádio e demais fontes de informação.

Além de tudo isso, não podemos esquecer que o assessor de imprensa precisa ficar de olho nas mídias sociais também. Esses canais são grandes protagonistas do tema soluções para empresas em crise.

Voltando ao assunto deste post, monitorar os conteúdos noticiosos de forma manual acaba se tornando uma tarefa que compromete a rotina e que representa um gargalo na gestão de crise.

Uma forma de solucionar esse problema é investir em uma ferramenta profissional de clipping, como o Knewin News, da Knewin, que otimiza o processo de monitoramento de notícias e ajuda na gestão de crises de imagem.

  • Knewin News

Essa ferramenta permite que o assessor de imprensa consiga automatizar a busca por palavras-chave estratégicas relacionadas ao cliente no cenário dos conteúdos noticiosos.

Por que isso funciona como uma das soluções para empresas em crise? Pelo simples fato de permitir que o profissional construa um panorama sobre como está a imagem do cliente na imprensa.

Além disso, ajuda a identificar se notícias falsas estão sendo compartilhadas no meio digital. Não esqueça que esse é um tema alarmante e que pode ser o pontapé para que crises de imagem se instalem.

Também há um outro bom motivo para investir em uma ferramenta de clipping para ajudar na gestão de crise na assessoria de imprensa: os resultados não são afetados pelo ranqueamento e por estratégias de SEO.

Talvez você fique receoso em investir em uma ferramenta profissional, pois isso envolve investimento financeiro. No entanto, não esqueça que quando falamos de gestão de crise e reputação de marca, toda ajuda otimizadora e que evite furos é bem-vinda.