Clipping de notícias: oportunidade para expandir negócios em cima da sua base

O trabalho de assessoria de imprensa é dividido em fases que vão além da produção de artigos, sugestões de pauta, releases e follow up com jornalistas. Pesquisa e planejamento também são etapas extremamente importantes e que norteiam as atividades diárias do assessor, desde o início até a entrega do relatório com resultados. No entanto, o clipping é o produto mais palpável e que pode apontar para o cliente uma série de informações estratégicas. Mas ele pode ir muito além dessas propostas e, tendo em vista sua importância e diferentes possibilidades de aplicação, neste post vamos abordar como o clipping de notícias pode ser uma fonte para aumentar a receita da sua agência.

Leitores que acessaram esse post também baixaram o eBook: Como fazer um relatório de clipping – 8 passos para uma estratégia de resultados

Diferentes finalidades para o clipping de notícias

Entre os principais motivos para utilizar o clipping de notícias nos negócios estão: medir a exposição, avaliar a repercussão e ajudar no posicionamento do cliente na imprensa. Além de ser um legado sobre a imagem e reputação do cliente, a clipagem também fornece dados de mercado que podem auxiliar em ações estratégicas. Por isso, você pode pensar em escalar o serviço de clipping ao oferecê-lo com propostas extras, além de monitorar unicamente o próprio cliente.

“A boa reputação é um segundo patrimônio”. Públio Siro

  • Clipping acerca da concorrência

Que tal oferecer para o seu cliente dados estratégicos para posicioná-lo na dianteira da concorrência? A partir do monitoramento de notícias sobre o mercado de atuação do cliente, é possível identificar informações importantes como quando surge um novo concorrente ou uma novidade no mercado. Estar por dentro do mercado é importante tanto para empresários tomarem decisões quanto para funcionários articularem melhor o trabalho.

  • Clipping para auditoria de imagem

Já o clipping para auditoria de imagem, diferente do acompanhamento restrito aos materiais enviados pela assessoria de imprensa ou citações sobre o cliente, tem como objetivos mensurar a efetividade da comunicação do seu cliente, identificar os pontos mais relevantes, apontar direcionamentos quanto aos processos de gestão ou de relacionamento entre público e imprensa. Esse tipo de análise é muito útil para realinhar ações de acordo com o momento atual do seu cliente.

Como podemos ver, o clipping de notícias fornece dados sobre o cliente, mas muito mais do que isso, identifica informações precisas para garantir ou abandonar qualquer estratégia.