Bom relacionamento é palavra-chave no trabalho com assessoria de imprensa

A manutenção do bom relacionamento é essencial em qualquer área de trabalho relacionada à comunicação. E isso inclui a assessoria de imprensa. Então, se você não se preocupava (até este momento) com a relação com clientes e jornalistas, saiba que mudar a sua atitude pode ser o segredo para o sucesso profissional – e a obtenção de clientes satisfeitos.

Saiba como praticar o bom relacionamento com jornalistas

Uma de suas funções como assessor de imprensa é fazer a mediação entre a imagem de seu cliente e os jornalistas. Eles são os profissionais que vão ser capazes de aceitar pautas e elaborar matérias relacionadas à empresa assessorada. Por causa disso, manter um bom relacionamento com esses profissionais é essencial.

Algumas atitudes simples podem ajudar no processo de cultivo e manutenção do relacionamento com jornalistas. Entre as ações que você pode praticar no dia a dia, estão a iniciativa de conhecer a publicação, o foco das matérias veiculadas e a objetividade da comunicação com o profissional.

1.Preocupe-se com relevância

Além disso, outra atitude que você deve manter em sua rotina é mais simples do que você imagina (e também é, muitas vezes, ignorada por assessores): envie somente releases com informações relevantes para o jornalista. Não encha a caixa de e-mails do profissional com conteúdos desnecessários.

E não é difícil de entender os motivos. Primeiro, o seu release não vai chamar a atenção do jornalista – e vai acabar perdido no meio de diversos e-mails que ele recebe todos os dias. Segundo, seu nome vai ficar conhecido (e não pelas boas razões, já que você será o assessor inconveniente).

2. Organize o mailing

Por fim, não esqueça que, da mesma forma que você precisa ter um mailing organizado com as informações sobre os jornalistas, eles também precisam disso. Informe seus canais de comunicação (e-mail, telefone, redes sociais, Whatsapp etc).

Afinal, os jornalistas não são dotados de capacidades para adivinhar como entrar em contato com você. E se não tiverem as informações à disposição, escolhem outra pauta para elaborar uma matéria, pois não podem ter o tempo e a rotina comprometidos – o que afeta seu planejamento e a obtenção de resultados para o cliente.

No entanto, há mais uma coisa que você precisa lembrar: para que o bom relacionamento com os jornalistas funcione com efetividade, você não pode esquecer de nutrir a relação com seu cliente. Afinal, é para ele que você precisa mostrar resultados.

Entenda a importância do bom relacionamento com o cliente

Sabemos que nem sempre é fácil se relacionar com o cliente. Afinal, muitas vezes ele não consegue compreender a importância de algumas estratégias de comunicação – o que pode gerar discussões desnecessárias se você não souber manter a calma e contornar essa situação delicada.

Portanto, saber lidar com alguém que não é da área da comunicação é essencial para manter um relacionamento saudável e, por consequência, preservar o contrato com o cliente.

Seu papel é educar o cliente em relação à rotina das áreas da comunicação, mostrando como funciona a seleção do que pode ser enviado como release, quais critérios os jornalistas utilizam para elaborar matérias etc. Só com essa atitude você vai conseguir fazer um bom planejamento e obter bons resultados.

Outra atitude para praticar diariamente em sua rotina de assessoria de imprensa (e manter o bom relacionamento) é a criação do hábito de envolver o cliente na rotina do planejamento de comunicação, expondo para ele que você é o profissional capacitado para gerenciar a imagem da empresa dele (principalmente em situações de crise).

Você precisa entender que a criação de uma relação de confiança com o cliente é essencial para o andamento do trabalho com assessoria. Afinal, por mais que você seja o profissional com as habilidades relacionadas à área da comunicação, se o cliente não estiver satisfeito, você não vai conseguir colocar o planejamento em prática.

E como sabemos que uma das dificuldades do bom relacionamento é convencer o cliente a investir na área da comunicação, você pode se aprofundar no assunto com o nosso e-book 10 dicas imprescindíveis para vender serviços em assessoria de imprensa. O download é gratuito.

10 dicas imprescindíveis para vender serviços em assessoria de imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *