metodologia smart

O que a metodologia SMART tem a ver com assessoria de imprensa?

Você já ouviu falar na metodologia SMART?  Essa estratégia otimiza o estabelecimento de metas para empresas e pode ser incluída no planejamento de assessoria de imprensa. Um dos propósitos de traçar um bom planejamento de comunicação é garantir passos certeiros para a marca assessorada e evitar passos em falso desnecessários. Tudo a ver com a […]

gestão de crises e comunicação capa

Como fazer gestão de crises e comunicação externa de forma otimizada

Gestão de crises e comunicação externa são duas ferramentas que se complementam. Afinal, envolvem o trabalho com a imagem das empresas e as estratégias que são estruturadas para evitar danos à reputação da marca. No entanto, muitos profissionais ainda enxergam as estratégias de forma separada. Afinal, não encontram o tempo necessário para criar um planejamento […]

plano de comunicação externa

5 coisas para não esquecer no plano de comunicação externa

Elaborar um plano de comunicação externa é algo que faz parte da rotina da assessoria de imprensa. Esse planejamento funciona como um guia para o trabalho com as marcas. Além disso, ajuda a manter a organização no dia a dia. Mas para que o planejamento seja assertivo para os clientes, é necessário lembrar que existem […]

tecnologia e comunicação

Tecnologia e comunicação externa: 8 coisas para lembrar

Tecnologia e comunicação externa são duas áreas que andam de mãos dadas. Ou melhor, deveriam. Muitas agências esquecem, mas as ferramentas tecnológicas são capazes de otimizar a rotina. Além disso, também garantem resultados mais assertivos para os clientes. Quando deixamos essa dupla de lado, as estratégias de assessoria são executadas de forma manual. Isso representa […]

Análise SWOT: 3 motivos para assessores investirem na estratégia

Análise SWOT é uma estratégia essencial para compreender o posicionamento da empresa assessorada no nicho de atuação. O problema é que muitos profissionais deixam a técnica de lado, pois não encontram tempo para estruturar um panorama assertivo. O que acontece quando deixamos a análise SWOT de lado? A resposta é simples e alarmante. A empresa […]

assessoria de imprensa

Assessoria de imprensa de sucesso: 5 coisas que você deve considerar

Falar sobre assessoria de imprensa na era digital significa abordar um campo que está em constante mudança. Isso deixa muitos profissionais confusos em relação ao que podem fazer para melhorar a visibilidade do cliente e otimizar a rotina, evitando gargalos desnecessários. O grande segredo para ter sucesso na gestão de comunicação externa é compreender que […]

como ser um bom assessor de imprensa

Como ser um bom assessor de imprensa na era da comunicação digital

Você já se perguntou como ser um bom assessor de imprensa na era digital? Talvez isso já tenha passado em sua mente em algum dia cheio de dúvidas sobre que caminho profissional seguir, ou até mesmo porque não tinha certeza sobre qual estratégia aproveitar para o cliente. Se isso já aconteceu com você, não se […]

cultura organizacional

Qual a relação entre cultura organizacional e assessoria de imprensa?

Pode parecer incomum falar de cultura organizacional em um blog sobre assessoria de imprensa. No entanto, essa é uma temática relevante para o trabalho com comunicação externa. Falar em reputação de marca, em relacionamento com a imprensa e em gestão de mídias sociais sem abordar cultura organizacional significa limitar os resultados para seu cliente, deixar […]

treinamento de comunicação

Treinamento de comunicação externa: 5 dicas para o cliente de assessoria

Quando falamos de assessoria de imprensa digital, precisamos abordar o treinamento de comunicação externa, muito conhecido por media training. Essa estratégia é imprescindível para evitar crises de imagem desnecessárias e para preparar o porta-voz da marca para o relacionamento com os jornalistas. O grande desafio do media training é mostrar ao cliente a importância do […]