Entenda como fazer a empresa do cliente se destacar nas redes sociais

A publicação de conteúdos nas redes sociais é uma tarefa que faz parte da rotina da assessoria de imprensa digital. Esses canais de comunicação são utilizados para promover a visibilidade de empresas e humanizá-las.

A questão que complica essa tarefa acaba sendo relacionada às mudanças ocorridas pelo meio digital. Se antes o assessor de imprensa precisava se preocupar com a construção de diversos releases, hoje existem outros detalhes fundamentais para se destacar nas redes sociais.

São esses detalhes que fazem toda a diferença na maneira como as pessoas veem a marca no mundo digital. Pensando nisso, elaboramos este artigo com dicas que podem facilitar a gestão da imagem do cliente nas mídias sociais e facilitar sua rotina na assessoria de imprensa.

Além disso, saiba que todas as informações relevantes deste artigo estão publicadas em um infográfico que criamos para facilitar a sua rotina. Para fazer o download do material visual, clique aqui.

5 dicas para gerenciar a imagem do cliente nas redes sociais e ter sucesso

Se você acha que o gerenciamento de redes sociais é uma tarefa impossível de realizar para o cliente da assessoria de imprensa, saiba que não precisa ser tão complicado assim. Com alguns detalhes, essa estratégia pode ser prazerosa e trazer bons resultados para a empresa.

Aproveitar o potencial dos canais digitais de comunicação é algo que todo assessor de imprensa deveria fazer. Portanto, confira nossas 5 dicas para mudar seu olhar sobre gestão de mídias sociais para o cliente.

No entanto, antes de qualquer coisa, vamos deixar um lembrete essencial: seu cliente não precisar ter conta em todas as redes sociais. Seja seletivo e escolha os sites que realmente vão ser efetivos para a empresa assessorada, de acordo com os objetivos estipulados no planejamento de assessoria de imprensa.

1. Escolha um estilo de linguagem

Para que a empresa de seu cliente conquiste bons resultados nas redes sociais, um dos passos é a escolha da linguagem que vai ser utilizada nos canais digitais de comunicação.

Esse aspecto é muito importante porque ele vai definir o estilo de escrita que você (ou a equipe que gerencia as mídias sociais) vai utilizar para se comunicar com o público.

Além disso, traçar um estilo de linguagem permite que exista um padrão nas publicações. Isso é importante para que evitar que a recepção da mensagem seja diferente a cada post.

No entanto, entenda que não adianta você escolher um estilo de linguagem que não tenha relação com os valores da empresa. Volte ao planejamento de comunicação, observe qual é o público de interesse da empresa e também perceba como ela se posiciona no mundo físico.

Afinal, assessoria de imprensa na era digital significa comunicação integrada. Mundos online e offline precisam falar a mesma língua. Não esqueça disso.

2. Lembre da personalização de conteúdo

Algo que muitos profissionais esquecem é que Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter e LinkedIn são redes sociais diferentes. Por mais que estejam na categoria dos canais de relacionamento e comunicação entre as pessoas, assessores não deveriam “colocá-las no mesmo pacote”.

Nas redes sociais, é importante notar que existem particularidades. Cada canal tem um formato específico de linguagem.

Como linguagem, incluímos texto, foto, vídeo, áudio, tipos de reação (curtidas, por exemplo), comentários e tipos de interação com o usuários.

Antes de “navegar nos mares” das redes sociais, é fundamental entender que o conteúdo publicado no Facebook não vai ser o mesmo do Instagram, por exemplo.

Isso é importante para personalizar conteúdos, criar materiais gráficos diferenciados e proporcionar entrega de conteúdos variados para os usuários. Afinal, nem sempre a audiência do Snapchat é a mesma que a do Facebook. Não esqueça disso.

3. Interaja e crie engajamento

Redes sociais significam interação. Sem esse aspecto, elas perdem a própria essência. Então, se você vai gerenciar canais de comunicação para o cliente, jamais esqueça disso.

Interação e engajamento são aspectos essenciais para o sucesso de qualquer empresa que investe em mídias sociais. Afinal, é a partir das relações de confiança que os novos consumidores aparecem.

Invista em conteúdos que possibilitam engajamento, como o storytelling, curta os comentários feitos pelos usuários, responda, utilize emojis. Mostre que, por trás da marca, existem pessoas que fazem tudo aquilo acontecer.

4. Estabeleça uma identidade visual

Algo comum na fala de muitos assessores de imprensa é “por que pensar em identidade visual se não sou designer?”. Se isso faz parte do seu dia a dia, repense seu olhar para a comunicação digital.

Em um momento em que muitas pessoas trabalham como autônomas e que os clientes e consumidores estão cada vez mais exigentes, os profissionais precisam manter a mente aberta para desenvolver novas habilidades.

Pensar em identidade visual deixou de ser coisa de diagramador, de designer e de publicitário. Hoje, para competir e sobreviver no meio digital, o assessor de imprensa deve pensar em identidade visual.

Nas redes sociais, fica muito visível a importância de pensar nisso. Cards do Facebook que têm uma identidade visual (com layout, cores e editorias estabelecidas, por exemplo) chamam a atenção dos usuários.

A era da informação é visual. Não esqueça disso. Na hora de elaborar o planejamento de assessoria de imprensa do cliente, separe um tempo para decidir aspectos relacionados à identidade da marca nas mídias sociais.

Isso vai ser essencial para a conquista de bons resultados nas redes sociais de seus clientes. Se precisar de ajuda, utilize a ferramenta Canva. Ela é muito útil para criação rápida de identidade visual.

5. Não esqueça que pode ser divertido (dependendo do caso)

Nem todas as empresas podem fazer isso nas redes sociais, temos noção dessa informação. No entanto, nos casos em que o assessor de imprensa pode aproveitar aspectos “mais leves”, como memes ou humor, não deixe isso de lado.

Muitas pessoas utilizam as redes sociais como entretenimento. Se a marca pode aproveitar os aspectos leves que a internet proporciona, por que não usufruir disso?

Mas não esqueça do timing. Ele é essencial para aproveitar toda a potencialidade das tendências passageiras do meio virtual.

Para utilizar o conteúdo deste artigo como mantra no dia a dia, não deixe de fazer o download do Infográfico que elaboramos com as informações mais relevantes sobre a gestão de mídias sociais.