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Assessoria de imprensa de sucesso: 5 coisas que você deve considerar

Falar sobre assessoria de imprensa na era digital significa abordar um campo que está em constante mudança. Isso deixa muitos profissionais confusos em relação ao que podem fazer para melhorar a visibilidade do cliente e otimizar a rotina, evitando gargalos desnecessários.

O grande segredo para ter sucesso na gestão de comunicação externa é compreender que existem detalhes sutis que fazem diferença significativa nos resultados obtidos com as estratégias de assessoria.

Conhecer esses detalhes vai te ajudar a se destacar profissionalmente em um mercado extremamente competitivo e vai garantir resultados eficazes e assertivos para seu cliente.

5 coisas que fazem a diferença na rotina da assessoria de imprensa

Pensando no atual cenário da assessoria de imprensa, resolvemos trazer 5 dicas essenciais para o sucesso profissional e que vão potencializar a sua rotina com resultados satisfatórios para seu cliente.

1. Monitoramento de notícias

O clipping de notícias é um assunto que abordamos com frequência aqui no blog. E não é para menos.

Além de ser uma estratégia tradicional da assessoria de imprensa, acompanhamos a rotina de muitos clientes aqui na Knewin e sabemos o quanto é importante monitorar conteúdos-chave relacionados à marca.

O monitoramento de notícias permite que o assessor de imprensa consiga manter um olhar estratégico em relação à imagem do cliente, às ações da concorrência e aos movimentos do nicho de mercado da empresa.

Tudo isso permite que seja traçado um plano de ação extremamente estratégico para atingir os objetivos do cliente nos meios físico e digital.

Por mais que a gente viva na era da comunicação digital, ainda é muito relevante ficar de olho nos conteúdos noticiosos.

Afinal, não podemos esquecer que os veículos de comunicação são canais de curadoria de informação.

E, além de tudo, esses canais ainda são as fontes que muitas pessoas utilizam para se manter informadas.

O grande problema do monitoramento de notícias, hoje, é que o assessor de imprensa tem muitas fontes para monitorar. Isso acaba atrapalhando a rotina e prejudicando os resultados do cliente. Mas saiba que é possível contornar a situação com sucesso.

  • Você já ouviu falar de software de monitoramento de notícias?

Para evitar gargalos em sua rotina e garantir que o clipping de notícias não tenha furos e seja estratégico, a assessoria de imprensa pode aproveitar uma carta na manga muito poderosa: o software de monitoramento de conteúdos noticiosos.

O NewsStream, da Knewin, é uma plataforma profissional que automatiza e otimiza o clipping de notícias de materiais digitais, impressos e televisivos, bem como conteúdos de áudio e vídeo. Ou seja, deixa a sua rotina muito mais ágil e estratégica.

O software permite que você busque conteúdos rapidamente a partir de palavras-chave estratégicas. Além disso, conta com filtros capazes de deixar o clipping muito mais assertivo.

Afinal, você consegue filtrar por tipo de veículo, autor da publicação, região, entre outras coisas.

A plataforma de monitoramento de notícias da Knewin está em nosso post porque ela é uma ótima ferramenta para garantir que a assessoria de imprensa tenha sucesso na obtenção de resultados para os clientes.

2. Elaboração de releases

Os releases ainda são ferramentas poderosas para os assessores de imprensa. Afinal, eles ajudam a divulgar a imagem do cliente em veículos noticiosos e permitem que o público tenha noção das ações incentivadas pela marca.

No entanto, precisamos fazer uma ressalva: para uma assessoria de imprensa digital de sucesso, o release não pode mais ser pensado de forma tradicional.

Essa ideia deixa muitos profissionais confusos, já que nem sempre conseguimos pensar no release inserido no contexto digital.

Mas é para isso que estamos aqui, não é mesmo? Entenda que release digital não é um “bicho de sete cabeças”. Esse é o primeiro passo.

Quando falamos de release para assessoria digital de sucesso, queremos que você entenda alguns pontos:

  • Utilize o release para trazer informações relevantes sobre a marca assessorada;
  • Considere as estratégias de SEO.
  • Entenda que é possível elaborar um release com formatos multimídia. O texto é apenas uma das opções;
  • Use infográficos, vídeos e fotos para deixar seu conteúdo mais atrativo.
  • Compreenda a importância de não disparar o mesmo release para diversos jornalistas. Afinal, isso pode gerar um problema na pesquisa no Google se os veículos apenas replicarem o conteúdo.
  • Use os press kits a seu favor para complementar releases. Entregue algo exclusivo e diferente para os jornalistas;
  • Não esqueça que as redações estão cada vez mais enxutas. Por isso, valorize o título de seu release. Ele funciona como a capa de um livro.
  • Por fim, leve a estrutura jornalística como mantra na elaboração de releases para uma assessoria de sucesso. O lide é extremamente importante para atrair a atenção dos jornalistas.

Com essas informações, a produção de releases vai ser muito mais assertiva e estratégica em sua rotina como assessor de imprensa.

3. Parceria com influenciadores digitais

Influenciadores digitais. Digital influencers. Influenciadores. Embaixadores de marca. Esses são termos que fazem parte da assessoria de imprensa de sucesso. E você precisa compreender o poder de tudo isso para seu cliente.

A parceria com influenciadores digitais é algo que blogs, canais no Youtube e contas no Instagram, por exemplo, proporcionaram às marcas.

Os digital influencers, como o próprio nome já diz, são pessoas que, por algum motivo, conseguiram se destacar no meio digital e influenciam a opinião de muitos usuários.

Através da produção de conteúdo, de nicho ou abrangente, eles levam opinião para as mídias sociais e se tornam referência para os consumidores digitais.

Aproveitar esse potencial com parcerias é uma ótima forma de aprimorar a visibilidade dos clientes de assessoria. Afinal, essa estratégia ajuda a legitimar a marca para os consumidores, que levam em conta o que um influenciador diz.

Envio de press kits, publiposts, convites para eventos, divulgação de produtos novos com exclusividade, campanhas pontuais com os influencers e “invasão” do Stories no Instagram são exemplos de ações que você pode investir.

No entanto, aqui fica um alerta: antes de qualquer coisa, mapeie quais são os influenciadores mais estratégicos para seu cliente. Às vezes, um microinfluenciador, de nicho, é muito mais assertivo para a marca assessorada.

4. Elaboração de relatórios com métricas

Métricas e mensuração de resultados são mais dois aspectos que fazem a diferença na rotina da assessoria de imprensa. Afinal, precisamos mostrar para o cliente que o investimento em um serviço de comunicação externa vale a pena, não é mesmo?

O problema é que muitos comunicadores sociais têm medo de dados e acabam deixando a elaboração de relatórios de lado. Isso é muito prejudicial para sua rotina.

Para ser um assessor de imprensa mais estratégico, entenda que é preciso perder o medo dos dados, dos gráficos, das métricas e dos relatórios. Seu cliente só tem a agradecer.

Tenha noção de que o meio digital proporcionou à assessoria uma facilidade em obter informações relacionadas às estratégias investidas pela marca. Então não tem desculpa para não elaborar um bom relatório para seu cliente.

Utilize as informações das mídias sociais de seu cliente: engajamento, análise de sentimento, comentários, acessos, dados sobre o público (idade, localização, dispositivo mais utilizado para navegar no site), curtidas, compartilhamentos, horário que as pessoas estão ativas, entre outras coisas.

Também aproveite as informações digitais sobre seu cliente: menções na imprensa, acessos no site da marca, ROI da parceria com influenciadores, busca orgânica no Google e ROI de campanhas de anúncios pagos nos mecanismos de busca são alguns exemplos.

Una todas essas informações com os objetivos da marca e elabore um relatório completo e periódico para avaliar os resultados obtidos para seu cliente. Essa é uma ótima maneira de mostrar que o trabalho da assessoria de imprensa está fazendo a diferença na saúde da empresa.

5. Estudo sobre o público de interesse

Outro ponto essencial para obter sucesso na assessoria digital é compreender que público de interesse importa – e muito.

As estratégias que você vai elaborar para a marca devem estar alinhadas com os interesses desse público, a fim de evitar ruídos e comprometimento nos resultados.

Para manter uma comunicação assertiva com esse público, é imprescindível que você mapeie esses consumidores e entenda quem eles são, o que fazem, o que os interessa, entre outras coisas.

Utilize as informações que as mídias sociais fornecem, crie pesquisas com atuais clientes da marca, analise as lojas físicas, por exemplo, para compreender quem frequenta o local e converse com colaboradores.

Isso tudo é importante para traçar um perfil ideal de consumidor, ou uma buyer persona, no termo técnico.

Esse mapeamento vai permitir que a assessoria de imprensa consiga visualizar quais são os assuntos que são interessantes para virar release, o que pode virar conteúdo para mídias sociais, a linguagem que deve ser utilizada para fazer a comunicação marca-público, as cores que vão fazer parte da identidade do conteúdo digital e os influenciadores que podem ser interessantes, por exemplo.

Além disso, compreender o público facilita a elaboração de um planejamento de assessoria assertivo. Afinal, você vai saber com quem está se comunicando. E traçar estratégias vai se tornar um processo muito mais tranquilo.

Você conhece outra estratégia para uma assessoria de imprensa de sucesso? Conta pra gente nos comentários.

E se quiser se aprofundar no assunto, sugerimos o download do nosso e-book Muito além do release: desafios do assessor de imprensa digital.

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