Assessoria de imprensa 3.0: como reconhecer uma?

Assessoria de imprensa 3.0: como reconhecer uma?

O uso de soluções tecnológicas para otimizar processos e aumentar a produtividade deixou de ser uma opção para as assessorias de imprensa. Frente a uma cobertura jornalística cada vez mais acelerada e interativa com as mídias sociais, a utilização de novas ferramentas é obrigatória para que as agências se mantenham competitivas e relevantes.

Assessoria de imprensa não envolve somente emplacar matérias em mídias tradicionais (1.0) ou conquistar publicações on-line (2.0), embora continuem sendo pré-requisitos. As agências devem, sobretudo, chegar ao público-alvo de seus clientes onde eles se encontram na maior parte do tempo: as redes sociais. Isso pode ser feito de diversas maneiras: conteúdos com alto potencial de viralização, posts patrocinados e, as peças-chave dessa nova dinâmica, os influenciadores digitais (3.0).

Integração com Marketing Digital

A atuação do assessor se estende também às demandas criadas pela internet, como auxiliar o cliente a conquistar posições de destaque no Google e gerar leads. Para isso, além de promover o link building para SEO, é necessário dinamizar o conteúdo por meio de fotos, infográficos, gifs, vídeos e elementos gráficos – algo que cativa os leitores e incentiva os redatores a publicarem.

Quanto ao texto, é preciso ter em mente que um press release institucional não é a única forma de divulgar uma marca – muito menos a mais eficiente. Uma das maneiras de criar um material de relevância é trazer mais elementos do Marketing de Conteúdo, como o storytelling. É praticamente uma receita de bolo: a informação é a farinha; o contexto e os personagens são a manteiga e os ovos; os elementos gráficos, o fermento; e a divulgação, a batedeira e o forno, para o produto chegar fresquinho à mesa de quem vai consumi-lo.

Autor:

Willian Amaral é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Já passou por empresas como CNA Idiomas e Walt Disney World Resort. Atualmente é assessor de imprensa e social media na Press Works.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *