Assessoria de comunicação e assessoria de imprensa: qual a diferença?

Em sua rotina, provavelmente você já ouviu falar nos termos assessoria de comunicação e assessoria de imprensa. No entanto, por mais que a gente viva no mundo digital, em que as áreas sejam integradas, é preciso voltar alguns passos e compreender que existem diferenças no dia a dia desses nichos da profissão.

Como sabemos que você deseja ser um profissional eficiente e atualizado, decidimos explorar a diferença entre essas duas áreas neste artigo e te ajudar a solucionar possíveis dúvidas de clientes.

Afinal, pode ser que eles queiram um serviço da assessoria de comunicação, mas estão buscando auxílio em assessoria de imprensa (ou a situação inversa também).

Entenda qual a diferença entre assessoria de comunicação e de imprensa

Cuidar da imagem do cliente é uma preocupação recorrente nos dois termos que complementam a palavra assessoria. No entanto, os foco são diferentes. E esse é o primeiro passo para entender como funciona o cenário de cada uma dessas vertentes da comunicação.

  • Assessoria de comunicação

Você conhece a importância da comunicação interna? Saiba que a assessoria de comunicação lida justamente com isso. Nós vamos te explicar as principais características desse nicho profissional.

Jornal interno, intranet, newsletter para funcionários, posicionamento da comunicação da empresa com colaboradores e tantos outros elementos que não envolvem a imprensa fazem parte da rotina da assessoria de comunicação.

O trabalho do assessor de comunicação também envolve análises aprofundadas sobre forças, oportunidades, fraquezas e ameaças da empresa. A conhecida matriz SWOT. Isso para tentar solucionar eventuais problemas que possam acontecer nos ambientes interno e externo.

Quer um exemplo? Falhas na comunicação entre gestores da empresa e funcionários. A assessoria de comunicação precisa estar com os ouvidos e olhos bem abertos para perceber quais são as maiores necessidades dos colaboradores, com o intuito de solucioná-las e contornar possíveis crises.

Outro problema que a gestão de comunicação interna precisa se preocupar na era digital é o uso das mídias sociais em relação aos colaboradores da empresa. Para isso, existe o social media training, que já foi tema de um post aqui no blog.

  • Assessoria de imprensa

Por outro lado, a assessoria de imprensa lida, de forma habilidosa e eficiente, com públicos externos. Seja ao criar um canal de comunicação com jornalistas ou com consumidores, o profissional precisa manter a reputação de uma marca.

Isso é feito através do planejamento de assessoria, que contém estratégias imprescindíveis para estabelecer um bom relacionamento com outros profissionais da comunicação ( e com o público externo.

Além disso, o assessor de imprensa realiza o tradicional clipping. Ou seja, monitora as notícias que são publicadas e que tenham relação com o cliente, com a concorrência e com o nicho de mercado.

No entanto, na atualidade, só isso não basta. O mundo digital exige que o profissional saiba lidar com mídias sociais, com estratégias para engajamento de público (o storytelling e o marketing de conteúdo, por exemplo) e com ferramentas que otimizam a rotina.

Além disso, o clipping já não consegue ser realizado de forma manual. Afinal, o mundo digital fornece muitos conteúdos para os profissionais.

Se for feito de forma manual, acaba comprometendo a rotina do assessor. Por isso, sempre abordarmos a importância de pensar no investimento em ferramentas capazes de otimizar a rotina e evitar gargalos em agências, como o NewsStream.

No entanto, por mais que existam diferenças nas habilidades exigidas por essas áreas da comunicação, hoje é preciso pensar em integração. Afinal, o meio digital causou diversas transformações nos variados nichos profissionais.

Pensar em comunicação integrada na era digital é essencial

Apesar de abordar as diferenças nessas áreas profissionais, é  importante que você entenda que assessoria de comunicação e assessoria de imprensa devem andar de mãos dadas, principalmente se estamos falando de empresas com diversos núcleos de atuação.

O que isso quer dizer é bem simples. A comunicação deve ser integrada. O discurso explorado para públicos externos deve coincidir com o que é divulgado no ambiente interno.

Isso para que os colaboradores consigam compreender, com transparência, a imagem da empresa. Essa também é uma forma de manter a reputação da marca.

A linha que diferencia esses dois ramos da assessoria ficou cada vez mais tênue com a expansão das mídias digitais, por exemplo.

Afinal, o público interno também está presente no Facebook e está acompanhando a fanpage da marca e as crises que surgem. Além disso, os colaboradores fazem comentários quando não estão satisfeitos com algo dentro da empresa.

Por mais que essa linha agora seja tênue, é importante que gestores de agência, assessores e clientes saibam as diferenças entre as áreas da comunicação. Isso evita situações delicadas e que podem comprometer, de alguma forma, a reputação da marca.

Manter-se em constante atualização e valorizar o aprendizado são fundamentais para o sucesso em qualquer área da comunicação social, independente se for assessoria de comunicação, de imprensa, jornalismo ou publicidade.

Para se aprofundar nos desafios enfrentados pelos profissionais da comunicação na era digital, sugerimos o download do nosso e-book Muito além do release: desafios do assessor de imprensa digital.

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