6 coisas para assessores de imprensa lembrarem ao criar newsletter

Criar newsletter é uma tarefa muitas vezes esquecida por assessores de imprensa. Talvez isso aconteça por falta de tempo ou pelo foco ser outra estratégia digital. No entanto, saber como elaborar esse documento é fundamental para manter um canal de comunicação com o público de interesse do cliente.

Criar newsletter interessante para o público não é difícil

Newsletters são fundamentais para se comunicar com o público de interesse do cliente de assessoria de imprensa. O problema é que existe uma linha muito tênue entre algo relevante e algo sem utilidade para o destinatário.

Você já parou para pensar em quantas Newsletters assina e recebe em seu e-mail? De todas elas, a quantidade considerada útil deve ser mínima.

Na correria do dia a dia, queremos coisas úteis. Não temos tempo para ler newsletters que não entregam um conteúdo de qualidade e que não acrescentam algo ao dia a dia.

Ao ter noção disso, você já tem a base para criar uma newsletter poderosa para seu cliente. Mas vamos te ajudar com outros detalhes imprescindíveis para obter sucesso com essa estratégia digital. Selecionamos 6 coisas para você lembrar na hora de estruturar esse documento.

1. Tenha o objetivo em mente

Ao criar newsletter para a empresa de seu cliente, é preciso que você tenha em mente quais são os objetivos da marca. Lembra do planejamento de assessoria de imprensa? Quando ele foi estruturado, algumas metas foram estabelecidas.

Utilize-as com sabedoria para elaborar e enviar newsletters interessantes para o público de interesse. O importante é que o conteúdo tenha relação com algum objetivo da empresa. Além disso, não esqueça que as coisas precisam ser realizáveis e mensuráveis. Mantenha os pés no chão.

2. Crie conteúdo relevante

Já falamos sobre conteúdo relevante neste artigo. No entanto, isso é algo que vale a pena enfatizar. Não envie qualquer coisa para o público só para criar newsletter e falar para o cliente que a estratégia foi executada.

Se você fizer isso, a rejeição por parte do público de interesse vai ser grande. Não esqueça que as pessoas não têm tempo (nem interesse) para consumir conteúdos que não acrescentam algo útil para a vida delas.

Da mesma forma que você não elabora releases sobre assuntos sem relevância para os jornalistas, não dispare Newsletters que vão ser só mais uma na caixa de e-mail dos consumidores.

3. Personalize a mensagem

Pessoas gostam de se sentir importantes. Isso vale para a criação de newsletters. Mensagens personalizadas tendem a ser mais bem aceitas pelo público. Não é difícil entender o motivo.

Quando você recebe uma mensagem com o seu nome ou com um conteúdo mais específico, o que acontece é que a curiosidade fica aguçada. Afinal, a empresa lembrou de você e se preocupou em elaborar algo relevante para o seu dia a dia.

Dessa forma, ao criar newsletter para o público de interesse de seu cliente, priorize a personalização de mensagens. Sabemos que isso vai depender de como funciona a empresa assessorada, do tipo do público de interesse e do produto que é oferecido pela marca.

No entanto, vale a pena pensar nisso. Se esse detalhe não se encaixar nas Newsletters do cliente, invista em personalização para as mídias sociais da empresa.

4. Tenha periodicidade

Quando a elaboração de Newsletters é uma ideia pensada para o cliente, tenha noção de um detalhe muito importante. Periodicidade é fator fundamental, que não deve ser esquecido pelo assessor de imprensa.

Não adianta você enviar uma Newsletter em janeiro, por exemplo, e só disparar novamente seis meses depois. O que acontece nessa situação é simples de entender:

  • O público vai esquecer da empresa;
  • As pessoas vão achar que a marca não se interessa por atualização;
  • O canal de comunicação vai ficar com ruídos;
  • O público não vai ter noção do que há de novo na empresa.

Além de tudo isso, quando a Newsletter chegar meses depois, a pessoa não vai ter vontade de abrir o e-mail e consumir o conteúdo.

Portanto, estabeleça se esse canal de comunicação vai ser semanal, quinzenal ou mensal. O importante é que exista regularidade no envio das Newsletters do cliente.

5. Crie identidade visual

Por mais que muitos profissionais da comunicação esqueçam, identidade visual importa. E muito. Seja para mídias sociais, jornais, revistas, sites, blogs e Newsletters.

Quando o consumidor recebe algo que tem uma identidade visual estruturada, a recepção do material é melhor. Cores, fontes e diagramação são fundamentais para a publicação de qualquer conteúdo.

Não adianta o assessor de imprensa elaborar um conteúdo incrível se a identidade visual não fizer jus ao que foi escrito.

Além disso, entenda que a identidade visual pode atrair as pessoas ou afastá-las. Tudo depende de um bom design. Por isso, não deixe esse aspecto de lado só pelo fato de você ser formado em Jornalismo ou Relações Públicas e atuar como assessor de imprensa.

Para que os profissionais da comunicação sobrevivam ao mundo digital, é preciso entender um pouco sobre design. Além disso, muitas ferramentas de comunicação já oferecem um layout formatado. O Rd station, por exemplo, faz isso.

6. Revise o conteúdo

Por fim, vamos deixar mais uma dica fundamental para criar newsletter relevante: revise o conteúdo do e-mail. Até pode parecer uma dica sem sentido, mas entenda que não é.

Às vezes, na correria do dia a dia, esquecemos de revisar o conteúdo que elaboramos. A chance da existência de erros é grande. Afinal, nem sempre o que escrevemos faz sentido. Além disso, algumas palavras podem estar desconectadas do restante do material.

Portanto, depois de escrever o conteúdo, revise-o. Se possível, envie-o para outra pessoa ler o material. Isso é importante para analisar a recepção do que foi elaborado. Nossa leitura pode ficar viciada e não percebemos se há algo que não faz sentido na publicação.

Outra dica é fazer um envio de teste da Newsletter quando ela estiver pronta. Isso vai permitir que você consiga corrigir algum erro que possa ter passado despercebido. Não esqueça que as pessoas notam erros, independente se for algo mínimo.

Como sabemos que a criação de Newsletters é apenas uma das estratégias possibilitadas pelo meio digital, sugerimos o download do nosso e-book Assessoria de imprensa digital: 12 coisas que todo comunicador precisa conhecer.