Conheça 4 coisas criativas para fazer quando as ideias em assessoria de imprensa esgotam

Conheça 4 coisas criativas para fazer quando as ideias em assessoria de imprensa esgotam

Quem trabalha com assessoria de imprensa atualmente sabe que apenas produzir releases já não basta mais. Se você quer conquistar ótimos resultados para seu cliente e manter um sorriso de satisfação profissional em seu rosto, precisa conhecer coisas criativas para fazer no planejamento de comunicação.

Descubra 4 coisas criativas para fazer no planejamento de assessoria

Encontrar coisas criativas para fazer para o seu cliente de assessoria nem sempre é uma tarefa fácil. Primeiro, esse tipo de situação acaba gerando estresse. Segundo, quando você fica estressado, parece que as coisas desaparecem da mente. É assim com você também, não é?

Por isso, resolvemos te mostrar que sempre há aquela luz no fim do túnel para o trabalho com assessoria de imprensa. Você só precisa expandir sua mente para além das estratégias tradicionais (o release, por exemplo).

Selecionamos 4 estratégias incríveis para te ajudar nesse longo e desafiador caminho que é a assessoria de imprensa no meio digital.

1. Storytelling

Se você acha que contar histórias está apenas entre as coisas criativas para fazer com  crianças, está enganado. Quem trabalha com assessoria de imprensa sabe que publicações que envolvem enredos de superação conseguem causar engajamento para a marca.

Esse engajamento, por consequência, ajuda a conquistar novos seguidores em redes sociais e, quem sabe, consumidores em potencial.

Por isso, caso você esteja à procura de uma estratégia incrível para explorar e potencializar o negócio de seu cliente, talvez seja a hora de cogitar o storytelling.

Nós já abordamos aqui no blog ferramentas que ajudam na produção de storytelling. Você ainda não leu o artigo? É só clicar aqui para conhecer as plataformas e começar a criar histórias para seu cliente.

2. Marketing de conteúdo

Uma alternativa para trazer diferencial para o negócio de seu cliente é valorizar a produção de conteúdos úteis para os consumidores da marca.

Hoje, as pessoas estão muito mais exigentes com o que consomem. Afinal, a internet oferece uma imensidão de informações, mas grande parte não acrescenta nada. E isso acaba desgastando a relação produtor-consumidor de conteúdo.

Portanto, uma das coisas criativas para fazer para o seu cliente – e que é garantia de bons resultados – é começar a pensar “como posso ajudar meu consumidor?”. Assim, você vai perceber que é possível oferecer algo mais profundo do que a ideia de venda de um produto.

Se você tiver interesse em complementar o trabalho da assessoria de imprensa com a estratégia de marketing de conteúdo, saiba que já abordamos esse assunto no blog. É só clicar aqui e ler para perceber que, juntas, essas táticas são poderosas ferramentas para o planejamento do cliente.

3. Monitoramento da concorrência

Se você está se perguntando “como monitorar a concorrência do cliente vai me ajudar a ser criativo para meu cliente?”, saiba que essa estratégia é fundamental para a conquista de ótimos resultados.

Observar o que a assessoria de imprensa da concorrência está fazendo e analisar as novidades do mercado de atuação estão entre as coisas criativas para fazer ao elaborar seu planejamento de comunicação.

Você pode fazer isso de diversas formas. Analisar o site institucional do concorrente, como as redes sociais são usadas (conteúdos publicados, o que gera maior engajamento etc) e as ações mencionadas na imprensa.

Sabe o clipping que você faz para seu cliente? Você também pode usar essa estratégia para monitorar os concorrentes de seu cliente. Garantimos que é uma ótima forma de manter o olhar aguçado para as ações investidas pelas outras empresas do nicho de mercado.

4. Leitura

Leitura é uma atividade fundamental para qualquer área da comunicação. E isso não seria diferente com quem trabalha com assessoria de imprensa.

Investir em livros no tempo ocioso pode te ajudar a encontrar coisas criativas para fazer para o cliente, já que você vai relaxar a mente, aprender estratégias novas e ter a chance daquele insight incrível aparecer.

Além disso, a leitura também vai te ajudar em outro ponto essencial para a assessoria de imprensa: produção de conteúdo. Quanto mais lemos, mais aprendemos e expandimos o vocabulário. Isso vai ser fundamental para você investir nas estratégias que já abordamos neste artigo.

Se quiser conhecer algumas opções de livros para assessores de imprensa, você pode ler o artigo que já publicamos aqui no blog. Ele fala justamente sobre isso.

E como sabemos que uma das coisas criativas e desafiadoras para fazer em assessoria é criar materiais relevantes, sugerimos a leitura do nosso e-book 12 Ferramentas essenciais para produção de conteúdo. Nele, exploramos plataformas que vão otimizar a sua rotina. O download é gratuito.

Conheça 12 ferramentas incríveis para produção de conteúdo digital que otimizam sua rotina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *